Buscar

43

Prévia do material em texto

O direito da concorrência desleal refere-se a práticas comerciais que são enganosas, desonestas ou prejudiciais à concorrência saudável. Algumas das práticas consideradas desleais incluem:
1. Falsidade: Fazer declarações falsas ou enganosas sobre produtos ou serviços para induzir os consumidores a tomar decisões de compra com base em informações falsas.
2. Imitação fraudulenta: Copiar produtos de outras empresas de forma a causar confusão aos consumidores, levando-os a acreditar que estão comprando um produto genuíno.
3. Denigração: Fazer declarações falsas ou prejudiciais sobre um concorrente ou seus produtos para prejudicar sua reputação no mercado.
4. Desvio de clientela: Usar práticas como aliciamento injusto de clientes de um concorrente ou violação de segredos comerciais para ganhar vantagem competitiva.
5. Publicidade comparativa enganosa: Comparar de forma injusta produtos ou serviços com os de um concorrente, fornecendo informações enganosas ou imprecisas.
O direito da concorrência desleal visa proteger a concorrência justa e garantir que todas as empresas compitam em igualdade de condições, sem recorrer a práticas desonestas ou prejudiciais. As leis nesse campo variam de acordo com o país, mas geralmente proíbem essas práticas e oferecem mecanismos legais para remediar violações.

Continue navegando