Buscar

PIM- V

Prévia do material em texto

6
24
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar V
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
STELLA VIEIRA LINS DA SILVA - 2313583
SISTEMA DE RESERVA DE EQUIPAMENTOS 
STELL RESERVAS
Brasília
2024
STELLA VIEIRA LINS DA SILVA - 2313583
SISTEMA DE RESERVA DE EQUIPAMENTOS 
STELL RESERVAS 
Projeto Integrado Multidisciplinar em 
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado
 à Universidade Paulista – UNIP EaD.
Brasília
2024
RESUMO
Este documento tem como objetivo apresentar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Economia e Mercado, Engenharia de Software ll, Projeto de Interface com o usuário e Programação orientada a Objetos l.
O principal objetivo deste trabalho é garantir que o programa STELL RESERVAS seja bem estruturado e organizado, permitindo que os usuários possam utilizar seus recursos de forma eficiente e segura. Para atingir esse objetivo, serão aplicados conceitos de programação orientada a objetos e Economia e Mercado.
O resultado final será toda a teoria bem descrita de um programa bem desenvolvido, seguro e eficiente, que atenda às necessidades do cliente, contribuindo para a melhoria das estruturas e economizando tempo com a tecnologia. O programa será capaz de otimizar tempo e qualificar a organização do cliente.
Palavras-chave: Stell Reservas, Programação, Economia e mercado.
 
ABSTRACT
This document aims to present the knowledge acquired in the disciplines of Economy and Market, Software Engineering II, User Interface Design and Object-Oriented Programming II.
The main objective of this work is to ensure that the STELL RESERVAS program is well structured and organized, allowing users to use its resources efficiently and safely. To achieve this objective, concepts of object-oriented programming and Economy and Market will be applied.
The end result will be the well-described theory of a well-developed, safe and efficient program that meets the customer's needs, contributing to the improvement of structures and saving time with technology. The program will be able to optimize time and qualify the client's organization.
Keywords: Stell Reservations, Programming, Economy and market.
SUMÁRIO
Conteúdo
1.	INTRODUÇÃO	6
2.	SISTEMA DE RESERVA DE EQUIPAMENTO – STELL RESERVAS	7
3.	INVESTIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA STELL	8
4.	REQUISITOS FUNCIONAIS	9
5.	REQUISITOS NÃO FUNICIONAIS	10
6.	METODOLOGIA DE QUALIDADE	11
7.	ESPECIFICAÇÕES DAS INTERFACES E MENSAGENS EXIBIDAS	13
8.	TELAS DE INTERFACES	14
9.	TESTES DOS REQUISITOS FUNCIONAIS DO SISTEMA STELL	19
10.	OBJETOS, CLASSES, HERANÇAS E POLIMORFISMO	22
11.	INDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS TÉCNICOS NO SISTEMA STELL	23
CONCLUSÃO	24
REFERÊNCIAS	25
1. INTRODUÇÃO	
Este documento tem como propósito central apresentar o sistema STELL RESERVAS, que surge da aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas s de Economia e Mercado, Engenharia de Software II, Projeto de Interface com o Usuário e Programação Orientada a Objetos I.
O principal enfoque deste trabalho reside na garantia de que o programa seja estruturado e organizado de maneira minuciosa, a fim de possibilitar que os usuários utilizem seus recursos de maneira eficiente e segura.
 O objetivo deste projeto é criar um sistema que facilite e gerencie o empréstimo de equipamentos audiovisuais e recursos de apoio para professores de escolas de Ensino Fundamental e Médio
O desfecho almejado é a entrega de um programa bem desenvolvido, seguro e eficiente, capaz de atender às necessidades solicitas pelo cliente. Este programa contribuirá para organização e estrutura da empresa.
2. SISTEMA DE RESERVA DE EQUIPAMENTO – STELL RESERVAS
 Os sistemas atuam como instrumentos essenciais para impulsionar o desempenho e a eficiência das organizações, simplificando tanto os procedimentos internos quanto externos. Eles são cruciais para incorporar qualidade, produtividade e inovação tecnológica ao ambiente organizacional. 
 As empresas buscam otimizar suas operações diárias, o que requer o controle efetivo da informação e de seus usuários. Esses sistemas geram modelos informativos que auxiliam nas tomadas de decisão empresariais e fornecem informações valiosas e conhecimento oportuno. 
 Na esfera empresarial, é imprescindível implantar um sistema de gestão de reservas para tornar o processo mais eficiente e prático. Isso possibilita um controle abrangente dos bens da empresa, das reservas e da geração de relatórios detalhados. 
 Segundo Eric (2011), “Um sistema bem projetado é uma maneira eficaz de transformar a complexidade em simplicidade”. Essa é a premissa do sistema Stell, que busca simplificar o processo de reserva de equipamentos para professores e funcionários escolares, tornando-o simples e livre de burocracia.
 É evidente que o método atual de controle de reserva de equipamentos na escola é antiquado, impreciso e dispendioso, uma vez que implica custos com papel, encadernação, tinta, entre outros. Além disso, a qualidade do serviço de controle é insatisfatória, o que pode prejudicar a organização, pois pode resultar em reservas duplicadas ou não registradas devido a falhas na anotação de solicitações pessoais, ou telefônicas.
 O sistema Stell tem como objetivo simplificar o processo de reserva de equipamentos de informática e vídeo, como datashow, TVs com VCR e DVD, projetores de slides, sistemas de áudio/microfone, caixas amplificadas, notebooks, kits multimídia, entre outros. Esses recursos são destinados como suporte para aulas e palestras ministradas pelos professores e coordenadores da instituição, sendo alocados em salas de aula e auditórios mediante solicitação prévia dos colaboradores, de maneira organizada e descomplicada.
3. INVESTIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA STELL
Para implementar a Stell Reservas nas escolas foi realizado um mapeamento de a gentes econômicos que terão interação direta com a empresa de software, que vai incluir:
Clientes: Instituições de ensino interessadas em adotar o sistema Stell para facilitar a reserva de equipamentos. (Escolas).
Fornecedores de tecnologia: Empresas que fornecem os equipamentos de informática e vídeo integrados ao sistema. (Stell Reservas).
Investidores: Pessoas físicas ou jurídicas que possam investir no desenvolvimento e expansão do sistema. (Governo do Estado).
Equipe interna: Desenvolvedores, designers e equipe de suporte da empresa de software responsáveis pela criação e manutenção do sistema Stell.
Sendo assim, foi verificado que para a captação e inclusão de uma sistema dessa magnitude em uma escola de ensino fundamental e médio os custos não seriam tão altos, por ser um projeto de pequena escala com uma abordagem de programação e desenvolvimento relativamente simples, espera-se que o custo seja mantido baixo, mantendo, no entanto, altos padrões de qualidade para garantir um excelente custo-benefício tanto para a empresa desenvolvedora do sistema de reservas quanto para o cliente final (Colégio).
 Após a aceitação da proposta do projeto, as etapas serão iniciadas e a comunicação entre o solicitante do projeto e a empresa executora deve ser precisa para garantir o cumprimento dos cronogramas e prazos estabelecidos. Estima-se que o projeto possa ser concluído em 1 ano, evitando atrasos que poderiam resultar em insatisfação do cliente e aumento dos custos internos do projeto, além de burocracias indevidas. 
O custo do projeto será calculado com base nos salários de um ano para a equipe interna encarregada do desenvolvimento e manutenção do sistema Stell. Foi estabelecido um valor contratual de 30 mil reais para a entrega do sistema, juntamente com um contrato de prestação de serviços por 3 anos após a conclusão do sistema, no valor de 10 mil reais, totalizando umcontrato de 40 mil reais para a entrega e manutenção do sistema Stell.
4. REQUISITOS FUNCIONAIS
Os requisitos funcionais são as especificações detalhadas das funções ou capacidades que um sistema, software ou produto deve possuir para atender às necessidades dos usuários. Eles descrevem o comportamento esperado do sistema em termos de entrada, processamento e saída de dados. Em outras palavras, os requisitos funcionais definem o que o sistema deve fazer.
Esses requisitos são geralmente descritos de forma clara e específica, indicando as funcionalidades que o sistema deve oferecer para atender aos objetivos do projeto. Eles são essenciais para garantir que o sistema desenvolvido atenda às expectativas dos usuários e às necessidades do negócio.
Os requisitos funcionais são frequentemente documentados durante a fase de análise de requisitos de um projeto de desenvolvimento de software e servem como base para o design, implementação e teste do sistema. Eles são fundamentais para garantir que o produto final atenda às expectativas dos stakeholders e funcione conforme o esperado.
Em princípios essa é a explicação, mas para o sistema Stell serão utilizados 5 requisitos funcionais, listados abaixo: 
Cadastro de Usuários: Permitir o cadastro de diferentes tipos de usuários, como administradores, funcionários e clientes, com informações como nome, e-mail, senha, etc.
Reserva de Equipamentos: Possibilitar que os usuários façam reservas de equipamentos de forma fácil e intuitiva, com opções de datas, horários e tipos de equipamentos disponíveis.
Gestão de Estoque: Manter um controle atualizado do estoque de equipamentos disponíveis para reserva, mostrando a disponibilidade em tempo real.
Geração de Relatórios: Gerar relatórios com informações relevantes, como reservas realizadas, equipamentos mais procurados, histórico de reservas, entre outros.
Notificações por E-mail: Enviar notificações automáticas por e-mail para os usuários sobre confirmações de reserva, lembretes de devolução de equipamentos, etc.
.
5. REQUISITOS NÃO FUNICIONAIS
 Requisitos não funcionais são critérios que descrevem as qualidades que um sistema deve ter, em vez das funcionalidades específicas que ele deve oferecer. Eles se referem a características do sistema que não estão diretamente relacionadas às funções principais, mas que são igualmente importantes para o seu desempenho, segurança, usabilidade, entre outros aspectos.
 Para o sistema Stell, que é um sistema de gerenciamento de reservas de equipamentos, irá ser utilizado 6 requisitos não funcionais que são essenciais para garantir a eficácia, segurança e usabilidade do sistema. Esses requisitos não funcionais que serão inseridos no sistema Stell incluem:
 Segurança da Informação: Garantir que os dados dos usuários, como informações de cadastro e reservas, sejam protegidos por medidas de segurança adequadas, como criptografia de dados e controle de acesso.
 Desempenho: Assegurar que o sistema seja capaz de lidar com um grande volume de reservas e usuários simultaneamente, mantendo um tempo de resposta rápido e eficiente.
 Disponibilidade: Garantir que o sistema esteja disponível para uso dos usuários na maior parte do tempo, com um tempo de inatividade mínimo para manutenções ou atualizações.
 Escalabilidade: Permitir que o sistema seja facilmente escalável para suportar um aumento no número de usuários e reservas, sem comprometer o desempenho ou a qualidade do serviço.
 Usabilidade: Garantir que o sistema seja intuitivo e fácil de usar, com uma interface amigável que permita aos usuários realizar as operações de reserva de equipamentos de forma simples e eficiente.
 Compatibilidade: Certificar-se de que o sistema seja compatível com diferentes navegadores web e dispositivos, garantindo uma experiência consistente para todos os usuários, independentemente do dispositivo utilizado.
 Esses são os requisitos não funcionais que serão inseridos no sistema Stell para garantir sua eficácia, segurança e usabilidade. Considerar esses requisitos foi fundamental para o desenvolvimento de um sistema robusto e confiável que atenda às necessidades dos usuários e do negócio.
6. METODOLOGIA DE QUALIDADE
 A escolha da metodologia mais adequada para o desenvolvimento do sistema Stell em conformidade com as Normas Internacionais ISO, CMMI e MPS.br foi escolhida baseada nas características e necessidades específicas da empresa. Apresento brevemente como cada uma dessas normas se relaciona com metodologias de desenvolvimento de software e como pode influenciar na escolha:
 ISO (International Organization for Standardization): A ISO 9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Para atender aos requisitos da ISO 9001 no desenvolvimento do sistema Stell, uma metodologia como o ISO/IEC 12207 (Ciclo de Vida do Software) pode ser adotada, garantindo a qualidade do processo de desenvolvimento e a conformidade com os padrões de qualidade estabelecidos.
 CMMI (Capability Maturity Model Integration): O CMMI é um modelo de melhoria de processos que descreve as melhores práticas para o desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços. Para uma empresa que busca atingir um nível mais elevado de maturidade em seus processos, a adoção de práticas do CMMI em conjunto com metodologias ágeis como SCRUM ou Kanban pode ser uma abordagem eficaz para o desenvolvimento do sistema Stell.
 MPS.br (Melhoria de Processo do Software Brasileiro): O MPS.br é um modelo de referência brasileiro baseado no CMMI, adaptado à realidade das empresas brasileiras. Para uma empresa brasileira que deseja seguir as diretrizes do MPS.br, a adoção de práticas do MPS em conjunto com metodologias ágeis como XP (Extreme Programming) pode ser uma escolha adequada para o desenvolvimento do sistema Stell.
 Portanto, a metodologia mais adequada e escolhida para a empresa de Stell seria a abordagem híbrida, que integra elementos das normas de qualidade com práticas ágeis de desenvolvimento de software.
 A abordagem híbrida permite combinar a disciplina e os processos definidos pelas normas ISO, CMMI e MPS.br com a flexibilidade e adaptabilidade das metodologias ágeis, como SCRUM, Kanban e XP. Dessa forma, a empresa pode garantir a qualidade, eficiência e conformidade do desenvolvimento do sistema Stell, ao mesmo tempo em que mantém a agilidade e a capacidade de resposta às mudanças no ambiente de negócios.
 Ao adotar uma abordagem híbrida, a empresa pode tirar proveito das melhores práticas de cada metodologia, adaptando-as às suas necessidades específicas e garantindo a entrega de um sistema de alta qualidade, alinhado com as normas internacionais e nacionais de qualidade. É importante realizar uma análise detalhada das práticas e requisitos de cada norma, bem como das metodologias ágeis disponíveis, para definir uma estratégia de desenvolvimento que atenda às necessidades da empresa de Stell e garanta a conformidade com as normas de qualidade estabelecidas.
FIGURA 1 – Metodologia Híbrida
 [footnoteRef:1] [1: Disponível em: < Metodologias Híbridas: O que são e Como Funcionam? Confira Quais são e Como Implementá-las no seu Negócio. (voitto.com.br)>. Acesso em: 01 abril. 2024.
] 
7. ESPECIFICAÇÕES DAS INTERFACES E MENSAGENS EXIBIDAS
Serão criadas 04 telas de interface detalhadas para o sistema Stell:
· Tela de Login:
Ao abrir o sistema, o usuário será direcionado para a tela inicial de login, onde poderá inserir sua matrícula e senha.
· Mensagem exibida em caso de erro de login: "Seu login está incorreto ou não possui cadastro, favor contatar o suporte pelo telefone 555-124."
· Tela de Menu de Agendamentos:
Ao acessar esta tela, o usuário terá a opção de agendar um novo compromisso ou visualizar os agendamentos existentes, juntamente com a opção de sair do sistema.
· Tela para Agendamentos:
Nesta tela, o usuário poderáselecionar uma data, um turno e uma sala para agendar um compromisso, além de escolher o equipamento a ser utilizado.
Também haverá um campo para observações e as opções de confirmar o agendamento ou voltar para fazer alterações.
Mensagem exibida após a confirmação do agendamento: "Agendamento confirmado!!"
· Tela de Verificação de Agendamentos:
Ao acessar esta tela, o usuário terá a possibilidade de visualizar todos os seus agendamentos, excluir um agendamento específico e sair do sistema.
Essas telas foram projetadas para proporcionar uma experiência intuitiva e eficiente aos usuários do sistema Stell, facilitando o processo de agendamento e gerenciamento de compromissos.
8. TELAS DE INTERFACES
 FIGURA 2 – Tela de Login 
 
 [footnoteRef:2] [2: Fonte: Elaborado pelo autor (2024)
] 
Essa tela inicial foi projetada para oferecer as opções de login, esqueceu a senha ou saída do programa, proporcionando ao usuário a escolha de interagir com o sistema de acordo com suas necessidades.
 FIGURA 3 – Falha de Login 
 
[footnoteRef:3] [3: Fonte: Elaborado pelo autor (2024)] 
 Esta é uma tela onde ao usuário entrará com e-mail e senha e se não possui cadastro ou errar a senha, informará uma mensagem de erro descrita na imagem acima.
 
 
 FIGURA 4 – Tela de Menu de Agendamentos
 
[footnoteRef:4] [4: Fonte: Elaborado pelo autor (2024)] 
 Esta é uma tela que o usuário terá a opção de agendar um novo compromisso ou visualizar os agendamentos existentes, juntamente com a opção de sair do sistema.
 FIGURA 5 – Tela para Agendamentos
 
[footnoteRef:5] [5: Fonte: Elaborado pelo autor (2024)] 
 Essa tela, o usuário poderá selecionar uma data, um turno e uma sala para agendar um compromisso, além de escolher o equipamento a ser utilizado.
Também haverá um campo para observações e as opções de confirmar o agendamento ou voltar para fazer alterações.
 FIGURA 6 – Tela de Verificação de Agendamentos
 
[footnoteRef:6] [6: Fonte: Elaborado pelo autor (2024)] 
 Esta é uma tela onde usuário terá a possibilidade de visualizar todos os seus agendamentos, excluir um agendamento específico e sair do sistema.
Essas telas foram projetadas para proporcionar uma experiência intuitiva e eficiente aos usuários do sistema Stell, facilitando o processo de agendamento e gerenciamento de compromissos.
 
9. TESTES DOS REQUISITOS FUNCIONAIS DO SISTEMA STELL
 Aqui estão os testes detalhados dos requisitos funcionais do sistema Stell em formato de tabela:
Teste 1: Cadastro de Usuários
	Objetivo
	Testar o cadastro de diferentes tipos de usuários no sistema
	Condição Atual
	Cadastro é realizado pela equipe de TI.
	Procedimento
	Preencher as informações necessárias para cadastro de um novo usuário (administrador, funcionário, cliente)
	Resultado Esperado
	O usuário deverá ser cadastrado com sucesso no sistema
Teste 2: Login
	Objetivo
	Testar tela inicial de login e senha
	Condição Atual
	.
	Procedimento
	Preencher as informações necessárias para entrar no sistema.
	Resultado Esperado
	O usuário deverá ser logado no sistema
Teste 3: Reserva de Equipamentos
	Objetivo
	Testar a reserva de equipamentos por parte dos usuários
	Condição Atual
	Existência de equipamentos disponíveis para reserva
	Procedimento
	Selecionar datas, horários e tipos de equipamentos desejados para reserva
	Resultado Esperado
	A reserva deverá ser concluída com sucesso e o equipamento ficará indisponível para outros usuários
Teste 4: Gestão de Estoque
	Objetivo
	Testar a atualização do estoque de equipamentos disponíveis
	Condição Atual
	-
	Procedimento
	Realizar reservas de equipamentos para verificar a disponibilidade em tempo real
	Resultado Esperado
	O sistema deverá refletir corretamente a disponibilidade dos equipamentos após cada reserva realizada
Teste 5: Geração de Relatórios
	Objetivo
	Testar a geração de relatórios com informações relevantes
	Condição Atual
	Existência de dados de reservas e histórico de equipamentos
	Procedimento
	Gerar relatórios com informações como reservas realizadas, equipamentos mais procurados, histórico de reservas, etc.
	Resultado Esperado
	Os relatórios deverão ser gerados corretamente e conter as informações solicitadas
Teste 6: Notificações por E-mail
	Objetivo
	Testar o envio de notificações automáticas por e-mail
	Condição Atual
	Existência de eventos que requerem notificações (confirmações de reserva, lembretes de devolução)
	Procedimento
	Realizar ações que ativem as notificações (realizar uma reserva, devolver um equipamento)
	Resultado Esperado
	Os usuários deverão receber as notificações por e-mail conforme as ações realizadas no sistema
Teste 7: Alteração de Agendamentos
	Objetivo
	Testar a funcionalidade de alteração de agendamentos de equipamentos
	Condição Atual
	Existência de agendamentos previamente realizados no sistema
	Procedimento
	Selecionar um agendamento existente e tentar alterar a data, horário ou equipamento
	Resultado Esperado
	A alteração do agendamento deverá ser realizada com sucesso e refletida corretamente no sistema, mantendo a disponibilidade do equipamento atualizada
Esses são os testes detalhados para os requisitos funcionais do sistema Stell.
10. OBJETOS, CLASSES, HERANÇAS E POLIMORFISMO
 Objetos: Em programação orientada a objetos, um objeto é uma instância de uma classe que possui atributos (dados) e métodos (comportamentos) associados a ele. Os objetos representam entidades do mundo real e são utilizados para modelar e manipular informações de forma mais organizada.
 Classes: Uma classe é um modelo que define os atributos e métodos que os objetos de um determinado tipo terão. É como um plano de fundo que descreve as características e comportamentos comuns a um grupo de objetos. As classes são utilizadas para criar objetos e organizar a estrutura do código de forma mais modular.
 Herança: Herança é um conceito da programação orientada a objetos que permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe. A classe que herda é chamada de classe filha (ou subclasse) e a classe que é herdada é chamada de classe pai (ou superclasse). A herança permite reutilizar código e estabelecer relações entre as classes.
 Polimorfismo: Polimorfismo é a capacidade de um objeto se comportar de maneiras diferentes dependendo do contexto em que é utilizado. Existem dois tipos de polimorfismo: polimorfismo de sobrecarga (métodos com o mesmo nome, mas com diferentes parâmetros) e polimorfismo de sobreposição (métodos com o mesmo nome e parâmetros em classes diferentes).
11. INDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS TÉCNICOS NO SISTEMA STELL
Sendo assim, após as breves explicações no tópico 10, no sistema Stell de reserva, utilizarei da seguinte forma cada atributo:
 Objetos: No sistema Stell, exemplos de objetos podem ser um usuário (com atributos como nome, e-mail, senha) ou um equipamento (com atributos como tipo, disponibilidade, data de reserva).
 Classes: O sistema Stell pode ter classes como Usuario (com métodos para cadastro, login) e Equipamento (com métodos para reserva, verificação de disponibilidade).
 Herança: Um exemplo de herança no sistema Stell poderia ser a classe Usuario sendo uma subclasse de uma classe mais genérica como Pessoa, herdando atributos como nome e métodos como cadastro.
 Polimorfismo: No sistema Stell, o polimorfismo poderia ser aplicado em situações onde diferentes tipos de usuários (administrador, funcionário, cliente) têm métodos com o mesmo nome, mas comportamentos específicos para cada tipo de usuário.
 
 Esses conceitos são essenciais para a estruturação e organizaçãodo sistema Stell, permitindo a modelagem eficiente das entidades e comportamentos, bem como a reutilização de código e a adaptação a diferentes contextos de uso.
 CONCLUSÃO
Este trabalho demonstrou a viabilidade e conveniência para elaborar um sistema útil e de fácil utilização.
Com base nos conceitos apresentados no sistema Stell e nas informações fornecidas sobre a proposta de solução para o problema, é evidente a aplicabilidade dos princípios da programação orientada a objetos e da modelagem de software para desenvolver um sistema de agendamento de equipamentos eficiente e de alta qualidade.
Ao adotar uma abordagem orientada a objetos na criação do software, seguindo normas de qualidade e boas práticas de programação, é possível garantir a organização e reutilização de código, bem como a flexibilidade e extensibilidade do sistema. A herança, polimorfismo e encapsulamento, conceitos fundamentais da programação orientada a objetos, podem ser empregados para estruturar o sistema de forma modular e coesa.
Além disso, a aplicação de rotinas de testes, normas de qualidade e a consideração das interfaces com o usuário, conforme apresentado nos cursos de Engenharia de Software II, Projeto de Interface com o Usuário e Programação Orientada a Objetos I, contribuem para a garantia da qualidade do produto final e para uma experiência de uso satisfatória para os usuários.
Considerando a viabilidade econômica do projeto, conforme abordado no curso de Economia e Mercado, é possível identificar os agentes econômicos envolvidos e os benefícios que a solução proposta trará para a instituição, demonstrando a importância de uma análise econômica para embasar as decisões relacionadas ao desenvolvimento do software.
 REFERÊNCIAS
Agentes econômicos: quais são e como eles atuam na economia. Site. Disponível em < https://www.suno.com.br/artigos/agentes-economicos/>. Acesso em: 13 de março 2024.
Requisitos funcionais e não funcionais: o que são, diferenças e exemplos. Site. Disponível em < https://querobolsa.com.br/revista/requisitos-funcionais-e-nao-funcionais >. Acesso em: 18 de março 2024.
Normas ISO: entenda agora mesmo o que é e qual a importância. Site. Disponível em < https://scoreplan.com.br/blog/normas-iso/>. Acesso em: 18 de março 2024.
Maturidade no desenvolvimento de software: CMMI e MPS-BR. Site. Disponível em < https://www.devmedia.com.br/maturidade-no-desenvolvimento-de-software-cmmi-e-mps-br/27010>. Acesso em: 20 de março 2024.
Mapas mentais. Site. Disponível em < https://www.voitto.com.br/blog/artigo/metodologia-hibrida > Acesso em: 08 de abril 2024.
O que é um Desenvolvedor Web Front-End e o que ele faz. Site. Disponível em < https://ebaconline.com.br/blog/desenvolvedor-front-end-o-que-faz> Acesso em: 04 de abril 2024.
Principais técnicas de testes funcionais. Site. Disponível em < https://www.treinaweb.com.br/blog/principais-tecnicas-de-testes-funcionais > Acesso em: 04 de abril 2024.
Minutos de Desenvolvimento de Sistemas: Herança e Polimorfismo na Programação Orientada a Objetos. Site. Disponível em < https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/heranca-polimorfismo-programacao-orientada-objetos/ > Acesso em: 10 de abril 2024.
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image1.jpg

Continue navegando