Buscar

AD1 - LP1 - 2023 2

Prévia do material em texto

AD1 - 2023/2
Língua Portuguesa na Educação 1
Aluna: Erica Andrade Pereira de Lima
Matrícula: 18216080065
Polo: Saquarema-Rj.
Prezados alunos:
Esta é a sua primeira Avaliação a Distância de Língua Portuguesa na Educação 1. LEIA, COM ATENÇÃO, OS ITENS ABAIXO!
→ Esta AD1 é composta por questões discursivas que exigem respostas não muito extensas. Nos últimos semestres, temos observado que muitos alunos apresentam respostas muito extensas mesmo sem dominarem bem o tema das questões, o que torna nosso processo de avaliação cansativo e pouco producente. Para melhor entendermos como está o seu processo de construção dos saberes envolvidos em nossa disciplina, atente-se ao que se pede nas questões.
→ Não se esqueça de revisar seu texto, verificando se as ideias estão claras e bem apresentadas. Lembre-se que um texto acadêmico, como os solicitados nesta avaliação, deve estar pautado pela articulação entre os saberes construídos por você e os textos lidos ao longo do curso.
→ Esta avaliação pode ser realizada em grupos de até 3 alunos. Cuidado com o plágio! Se for usar citações, use as normas adequadas para isso. Caso haja plágio em qualquer das respostas solicitadas, sua avaliação será completamente anulada, ou seja, sua nota será 0.
→ Envie sua avaliação em formato word (e semelhantes). Não faça o envio em PDF. Arquivos enviados em PDF serão desconsiderados, ou seja, sua nota será 0.
Bom trabalho!
 (
QUESTÃO
 
1
:
 
5,0
 
pontos
 
(2,5
 
cada)
)
Com base em sua leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental, explique:
a) o que significa a organização metodológica “uso – reflexão – uso”;
R: Significa compreender que tanto o ponto de partida como a finalidade do ensino da língua é a produção/compreensão de discursos.
b) por que, dentro dessa organização metodológica, o texto deve ser a unidade básica de ensino.
R: O texto deve ser a unidade básica de ensino, pois essa metodologia permite ao doscente levantar necessidades, dificuldades e facilidades dos alunos e priorizar aspectos a serem abordados/discutidos. Com os textos os alunos obterão a pratica de uso da linguagem de produção de textos, de leitura, de análise e reflexão sobre a lingua. 
 (
QUESTÃO
 
2
:
 
3,0
 
pontos
)
Com base em sua leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental, explique o que é o preconceito linguístico e como ele se relaciona ao tema do “fracasso escolar”.
R: O preconceito linguístico consiste na discriminação de pessoas que falam ou escrevem de maneira diferente daquela estabelecida como padrão. O fracasso escolar está ligado diretamente às dificuldades que a escola tem de ensinar a ler e a escrever. No primeiro, por dificuldade em alfabetizar; no segundo, por não conseguir garantir o uso eficaz da linguagem. É necessária a reestruturação do ensino de Lingua Portuguesa, com o objetivo de encontrar formas de garantir, de fato, a aprendizadem da leitura e da escrita.
 (
QUESTÃO
 
4
:
 
2,0
 
pontos
)
Com base nas respostas anteriores, traga um exemplo de aula de Língua Portuguesa vivenciada por você nos tempos de escola e analise-a. Para isso, explique como foi essa aula e diga se e em que medida essa aula estava adequada ao que propõem os PCN e à luta contra o preconceito linguístico.
R: Tenho uma breve lembrança da aula com a professora Veruska, onde ela aprofundou sobre conhecimentos a respeito da construção da identidade social e cultural. Ela passou um vídeo e logo apos iniciou um debate em sala de aula. Na minha turma, minha colega era nascida e criada na Bahia, tendo sotaque local, a professora a usava como exemplo de que existiam diferentes formas de pronunciar especificas palavras. Nessa aula vimos que, sem perceber, cometiamos preconceitos linguisticos e a partir daquela aula eu mudei minha maneira de me expressar com ela. Como propoe os PCNs, a aula estava, almejando, entre outras coisas, contribuindo à reflexão em torno do ensino e aprendizado de línguas, pois o documento afirma e reconhece essas narrativas como mitos de linguagem cuja ecola possui o dever de desconstruí-los. 
image1.png

Continue navegando