Buscar

Ad2 - LP1 - resenha mesa redonda

Prévia do material em texto

Os assuntos discutidos no decorrer da mesa redonda pela Magda Soares abordam a alfabetização e o letramento como sistemas complementares e interdependentes, tornando elas uma espécie de soma entre a alfabetização e mais letramentos. De forma que suas teorias e práticas interagem para fundamentar seus estudos, aprendendo letramento e a escrita. 
O fracasso escolar, discutido por Magda, é um fato nas escolas públicas em letramento e alfabetização é um problema muito sério e afeta milhares de crianças e jovens no Brasil, podendo ter consequências graves para a vida dos alunos, seja no mercado de trabalho, a evasão escolar e ao aumento da criminalidade. 
A alfabetização é a aprendizagem da leitura e da escrita, é um processo, sendo esse de aquisição de competências e habilidades que possibilita o individuo entender e produzir textos. O letramento é um processo amplo que engloba a alfabetização e um processo de apropriamento da cultura escrita. 
A prática da alfabetização e do letramento é elaborada por meio de atividades que abrange a leitura e escrita, podendo ser realizadas em contextos diferentes, como na escola, em casa, na comunidade, entre outros. A leitura, conversas, jogos, brincadeiras e atividades artísticas atividades na prática. Na teoria tem como citado, são a construtivista, sociointeracionista e pscicogenética. 
Magda ressalta a importância da alfabetização e mostra que é essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno/criança. É processos complexos que ajuda no desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, emocionais e sociais. Desde cedo a criança necessita ter contato com a leitura e a escrita, para que possa ter, de forma plena, capacidade e habilidades.
Durante a palestra foram apresentados três tópicos importantes: Ensino e teoria, Processo de alfabetização, Letramento e Gêneros textuais. Nesse sentido o primeiro constitui em explicar como o ensino ocorre, sua eficácia e sobre a transmissão de conhecimentos. O segundo é sobre a aquisição da escrita. O terceiro é sobre apropriação da cultura escrita e organização da linguagem. 
Na palestra é abordado sobre o desenvolvimento linguístico e cognitivo. O cognitivo é o processo de compreensão do mundo e aquisição de conhecimentos, enquanto o desenvolvimento linguístico é o processo de aquisição da linguagem. Ambos os desenvolvimentos da criança são processos interligados que ocorrem ao longo da infância. 
O tema psicogênese da língua escrita, falado na palestra é uma teoria estudada como a criança se apropria do sistema de escrita e tem implicações muito importantes para o aprendizado da escrita em sala de aula. Essa teoria deve ser centrada na criança e respeitando-a em seu processo de desenvolvimento. Em sala essa teoria ajuda ao docente a compreender o processo de aprendizagem da escrita, também os ajudam identificar dificuldades e a desenvolver novos métodos de ensino eficaz. 
Apresentado o “Alfaletrar”, Magda mostra uma proposta de alfabetização baseada nas seguintes camadas: Aprender o sistema de escrita alfabética, Ler e escrever textos, Uso da escrita e Contextos sociais e culturais de uso da escrita. A criança é um sujeito ativo no processo, o ensino da alfabetização deve respeitar o processo de cada um e deve ser significativo. Essa proposta de Magda defende que a alfabetização deve ser um processo de construção de significados. A criança aprende a ler e a escrever através de atividades que significa algo para elas. 
O processo de alfabetizar letrando pode ser usado brincadeiras com rimas e aliterações, atividades com rimas, atividades que ajudam a criança entender que as palavras são compostas por sons e atividades de leitura e escrita. As crianças precisam dessas atividades que ajudam a praticar a alfabetização de maneira regular. Eles precisam de oportunidades práticas, que sejam pacientes para ensinar e que aprendam de modo eficaz e divertido. 
Erica Andrade Pereira de Lima
18216080065
Saquarema – Rj.
2

Continue navegando