Buscar

AV 1 Tecnologia da Informação Gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo A - 198671. 7 - Tecnologia da Informação Gerencial - D.20241.A AV1 Atividade Contextualizada
2
AV1 Atividade Contextualizada – Conteúdo do exercício
O uso de sistemas computacionais está disseminado em praticamente todas as empresas. Hoje em dia, não é comum encontrarmos empresas que não usam sistemas. Ao contrário, o normal é que usem, com suas vantagens e desvantagens. É claro que nem tudo é perfeito – os sistemas trazem soluções, mas também trazem problemas. Dessa forma, é importante aproveitar ao máximo as vantagens e buscar diminuir ou, quando possível, eliminar os problemas.
Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
a) Quais os ganhos esperados com o uso de sistemas computacionais?
b) Quais os riscos que o uso de sistemas computacionais pode causar?
c) Do ponto de vista prático, qualquer sistema deve sempre ser implementado?
d) Quais os critérios que um novo sistema deve atender para ser considerado apropriado para instalação em uma empresa? 
Escreva um texto abordando esses temas. 
Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o máximo de 20 a 30 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado. 
 
Uninassau EAD Processos Gerenciais 	
Professor: Ricardo Macedo Baudel
Aluna: Hamanda da Silva Queiroz. Matrícula 01183586
	Faz parte da nossa realidade o uso de sistemas computacionais. São abrangentes os ganhos almejados pelo uso de sistemas computacionais, podendo ser categorizados em: Eficiência: Permitindo a automação de tarefas, que outrora eram realizadas manualmente, e agora proporciona uma maior eficiência processual e um substancial redução de custos. Produtividade: Outra contribuição à redução de custos, por possibilitar as empresas otimizarem a sua produção, reduzindo o desperdício, aplicando uma menor quantidade de recursos. Tomada de decisão: Através da visualização computacional, as análises de informações relevantes para os gestores, podem agilizar as tomadas de decisões empresariais. Comunicação: Nos computadores de numa empresa, os sistemas facilitam as trocas de informações entre os funcionários, que se comunicando entre si, mesmo nas áreas distintas do ambiente de trabalho, o que resulta num prospecto de colaboração e maior produtividade. Inovação: Os sistemas auxiliam as empresas no grande desafio que é se inovar, para manter-se viva e competitiva no mercado.
	No entanto, foram observados alguns riscos associados a utilização de sistemas computacionais, categorizados em: Custos: Desenvolver e implantar esses sistemas pode ter um alto custo de investimento, necessitando um estudo de viabilidade monetária. Dependência: Como ferramenta exclusiva no ambiente de trabalho nas empresas, pode acarretar numa situação de dependência, caso haja qualquer falha no sistema atuante. Segurança: Susceptíveis a ataques hackers, o sistema utilizado apresenta vulnerabilidade, causando danos a empresa em situação de falhas constantes. Privacidade: A utilização dos sistemas computacionais no espaço de trabalho empresarial, exige uso e armazenamento de dados pessoais da clientela e do corpo docente, que precisam de controle de trafego, o que pode preocupar quanto a sua privacidade.
	Antes de implementar um sistema, do ponto de vista prático é preciso uma análise prévia dos ganhos com sua utilização, e também validar seus possíveis riscos. Observando esses critérios antes de adotar um novo sistema na empresa: Necessidade: "qual a dor que o sistema deve atacar", em justificativa a necessidade verdadeira da empresa. Viabilidade: uma análise técnica e financeira aponta as condições para sua implantação. Benefícios: pontuar os benefícios que a utilização do novo sistema em comparação aos custos e riscos acarretará, superando-os. Certamente planejar cuidadosamente essa é a melhor decisão.
Referências
https://rockcontent.com/br/blog/transformacao-digital/
https://www.zendesk.com.br/blog/qual-a-importancia-das-redes-sociais-para-as-empresas/

Outros materiais