Buscar

Por que é difícil o processo de alfabetização e letramento? As respostas podem ser variadas e distintas, mas há uma certeza a compreensão da língua em uso requer mais do que o conhecimento gramatical

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA - PED - LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
Por que é difícil o processo de alfabetização e letramento? As respostas podem ser variadas e distintas, mas há uma certeza: a compreensão da língua em uso requer mais do que o conhecimento gramatical e isso impacta nos processos de ensino, vamos ver isso? Você sabe a diferença entre grafema e fonema? Não? Entre e leia as definições nesse glossário de especialidade:
Grafema:
Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/grafema. Acesso em  12 fev de 2024.
Fonema:
Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/fonema. Acesso em 12 fev de 2024.
Agora que compreendeu a diferença conceitual sobre os termos técnicos e refletindo sobre esse tema, leia as orientações a seguir para a realização da atividade MAPA, a qual será feita em três etapas.​
Imagine-se como professor(a) de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. você trabalhará​ com os alunos a diferença entre Grafemas e Fonemas. Para isso, utilizará como recurso um jogo elaborado por você. Vamos lá!
1ª. ETAPA: Crie um jogo manualmente (utilize cartolinas, sulfite, papelão, etc.), que explore a diferença existente nas palavras entre o número de grafemas e fonemas. Use como base um jogo de quiz (perguntas e respostas), onde deve haver, no mínimo, 10 cartas com perguntas, as opções de resposta e a alternativa correta. Siga as regras do jogo: ganha quem responder corretamente a maior quantidade de cartas. 
2ª. ETAPA: Após criar o jogo manualmente, você deve registrar no Formulário:
1ª. Dentro do Formulário, no local indicado, colocar as perguntas, alternativas, resposta correta e explicação da resposta no formulário;
2ª. Tirar duas fotos: uma confeccionando o jogo e outra do jogo pronto. Inserir as duas fotos dentro do formulário no espaço correspondente. As fotos não podem ser uma cópia da internet.
3ª. ETAPA: Faça um texto dissertativo explicando a importância do lúdico para o processo de letramento dentro do espaço escolar. O texto deve ter no mínimo 10 e máximo 20 linhas, não precisa título.
Use como fonte de pesquisa o seguinte artigo: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/4/letramento-escolar-ultrapassando-os-muros-da-escola (disponível em PDF no Material da Disciplina).
ORIENTAÇÕES:
- Os itens solicitados deverão ser inseridos no arquivo Formulário MAPA padrão disponível no ambiente da disciplina, na pasta ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.
​- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, estude pelo livro da disciplina e pelo artigo indicado.
- Mantenha a formatação do Formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.
​- Ao anexar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio no ambiente da disciplina. Sendo assim, anexe o arquivo, confira se o arquivo está correto e só então clique em FINALIZAR.
- Na utilização de citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências, informe a referência completa do material pesquisado ao final do seu MAPA, mesmo que seja do livro da disciplina. 15
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando