Buscar

Audiência para resolver a partilha dos bens entre Rosiane e Valnei

Prévia do material em texto

Audiência para resolver a partilha dos bens entre Rosiane e Valnei, com a participação do Ministério Público. Vou apresentar como seria o desenrolar da audiência com acordo e sem acordo, além de como o juiz pode decidir diante das circunstâncias apresentadas.
Com Acordo:
Juiz: Bom dia a todos. Estamos aqui para resolver a questão da partilha dos bens entre Rosiane e Valnei. Há algum acordo entre as partes?
Advogado de Rosiane: Sim, Excelência. Chegamos a um acordo fora dos autos. Rosiane concorda em ficar com a casa doada para suas duas filhas menores e Valnei concorda em ficar com a casa em seu nome.
Juiz: Muito bem. Esse acordo está de acordo com os interesses de ambas as partes?
Advogado de Valnei: Sim, Excelência. Meu cliente concorda com a divisão proposta.
Juiz: Nesse caso, homologo o acordo entre as partes e determino que a partilha dos bens seja realizada conforme o acordo apresentado. Audiência encerrada.
Sem Acordo:
Juiz: Bom dia. Não havendo acordo entre as partes, vamos prosseguir com a audiência. Rosiane, apresente suas pretensões quanto à partilha dos bens.
Advogado de Rosiane: Excelência, minha cliente requere a partilha da casa doada para suas filhas menores e também solicita uma divisão justa dos demais bens adquiridos durante o casamento.
Juiz: Valnei, apresente suas considerações sobre a partilha dos bens.
Advogado de Valnei: Excelência, meu cliente contesta a validade da doação da casa para as filhas de Rosiane e reivindica a casa em seu nome como seu único patrimônio.
Juiz: Entendo. Ministério Público, qual sua posição sobre o caso?
Representante do Ministério Público: Excelência, diante das circunstâncias apresentadas, solicitamos que a partilha dos bens seja realizada de forma justa e equitativa, considerando os interesses das partes e o bem-estar das crianças envolvidas.
Juiz: Compreendo. Considerando as alegações das partes e a posição do Ministério Público, determino que a casa doada para as filhas menores de Rosiane permaneça sob sua posse, enquanto a casa em nome de Valnei será partilhada entre os cônjuges, observando as normas legais aplicáveis. Quanto à questão da certidão de casamento falsa e à conduta do advogado de Valnei, encaminharei o caso para análise do órgão competente de disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Audiência encerrada.
Nesta simulação, vimos como a audiência pode ser conduzida tanto com acordo quanto sem acordo entre as partes, e como o juiz pode decidir diante das circunstâncias apresentadas, sempre buscando uma solução justa e equitativa para as partes envolvidas.

Continue navegando