Buscar

comunicação empresarialaula 4

Prévia do material em texto

Você deve dominar os usos sintáticos e semânticos da vírgula na língua portuguesa tanto para possuir uma grande compreensão de textos, quanto para uma escrita eficiente e que consiga transmitir de forma clara a mensagem que você pretendia.
O uso da vírgula é fundamental porque permite a construção e organização dos textos de maneira satisfatória. A vírgula pode ser usada para isolar um aposto, um vocativo, até mesmo o adjunto adverbial ou mesmo aquelas palavras que sejam explicativas e também retificativas, além é claro, das orações coordenadas, subordinadas, etc.
Sendo reconhecida como um dos sinais de pontuação mais utilizados em nossa língua, a vírgula, de acordo com a gramática normativa, apresenta como principais funções separar elementos de mesma função sintática no enunciado, isolar o aposto e o vocativo do restante da frase, isolar o adjunto adverbial antecipado, separar o nome do lugar nas datas, separar orações coordenadas assindéticas e separar as orações subordinadas adjetivas explicativas. Mas é preciso lembrar que a vírgula é apenas uma tentativa de reprodução das pausas, entonações e intenções que ocorrem no momento da fala, pois na interação face a face contamos com os recursos prosódicos próprios da língua falada que não são possíveis de serem reproduzidos a partir da escrita.

Continue navegando