Buscar

Objetos Perfurocortantes

Prévia do material em texto

Material Perfurocortante
Profª Enfª MICHELE S. HIRAHATA PEIXOTO
Introdução
O que são objetos perfurocortantes?
Materiais perfurocortantes, segundo a Resolução nº 5/93 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), são materiais que contenham cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.
Manuseio correto
Evitar ao máximo reencapar agulhas ou realizar qualquer manobra que envolva o manuseio da agulha já utilizada;
- No manuseio de perfurocortantes com o cliente, buscar concentrar o máximo de atenção no procedimento.
- Providenciar o correto fechamento, lacramento e coleta dos recipientes de perfurocortantes; 
- Adotar o uso de EPI de acordo com a recomendação para cada procedimento.
Manuseio incorreto
O uso incorreto de seringas, agulhas e outros objetos perfurocortantes são um grande problema enfrentado por profissionais da saúde no dia a dia dos hospitais. Porém, este perigo não é exclusivo desses trabalhadores, o descarte incorreto de perfurocortantes atinge outros trabalhadores, como é o caso dos coletores de lixo.
Descarte correto
A ANVISA orienta que os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente dos demais, logo após o uso. Para isso, é preciso inseri-los em um local seguro, resistente e que não corra o risco de ruptura e vazamento, além de obrigatoriamente estar identificado com o símbolo internacional de risco biológico, com o aviso de “perfurocortante” e os riscos adicionais, como químico ou radiológico.
O volume do recipiente deve ser compatível com a geração diária de resíduo. Vale lembrar que deve ser preenchido apenas 2/3 de sua capacidade ou então, quando o nível de preenchimento ficar a 5 cm de distância da borda do recipiente. É importante ressaltar que os materiais perfurocortantes jamais devem ser reutilizados e o descarte deve ser realizado sempre próximo a área de uso.
Descarte incorreto
O descarte incorreto de materiais perfuro cortantes é um tema que deve ser levado muito em consideração, pois essa prática pode ocasionar riscos à sociedade, por conta do contato com o sangue, que é um transmissor de diversas doenças. 
Por isso, é preciso que se tenha um cuidado extra com esses materiais, pois além do descarte incorreto, podem acontecer acidentes até mesmo dentro do ambiente de trabalho.
Riscos
De imediato, a primeira preocupação que o acidentado tem é o risco de ter contraído HIV, o retrovírus responsável pelo desenvolvimento da Aids. Porém, essa não é a única ameaça que uma pessoa exposta a um perfurocortante contaminado pode ter. Doenças como hepatite B e hepatite C também podem ser passadas através de um ferimento acidental com agulhas desprotegidas e, juntamente com o HVI, são os agentes infecciosos mais frequentes nesses tipos de acidente.
Além desses três principais, ainda existem 50 outros tipos de agentes patogênicos que podem ser contraídos em um acidente, como doença de chagas e malária. O acidentado ainda corre o risco de ter sido contaminado com tuberculose, sífilis e outras doenças que podem ser transmitidas pelo sangue.
Prevenção
Para evitar que esses acidentes ocorram, os profissionais da saúde devem exigir de seus hospitais e clínicas a disponibilização de dispositivos de segurança para agulhas e demais instrumentos perfurocortantes. Além de garantir o conforto e a segurança da equipe, a medida irá evitar que milhares de pessoas tenham suas vidas afetadas por acidentes que poderiam ter sido prevenidos com uma simples medida de segurança.
Uso de EPI
Luvas;
Sapatos Fechados;
Toucas;
Máscaras;
Jaleco;
Óculos.
MATERIAIS NECESSÁRIO PARA O PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
MATERIAIS PARA INFUSÃO DE SOLUÇÕES
DIFERENTES TIPOS DE SOLUÇÕES
image2.jpeg
image3.png
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.png
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.png
image11.jpeg
image12.jpeg
image13.gif
image14.png
image15.jpeg
image16.jpeg
image17.jpeg
image18.jpeg
image19.jpeg
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image25.png
image26.png
image27.png
image28.png
image29.png
image30.png
image31.png
image32.png
image33.png
image34.png
image35.png
image36.png
image37.png
image38.png
image39.png
image40.png
image41.png
image42.png
image43.png
image44.png
image45.png
image46.png
image47.png
image48.png
image49.png

Continue navegando