Buscar

Prévia do material em texto

Um cão de rua, apresentando dificuldade de locomoção, apático e muito debilitado, foi capturado e encaminhado ao Hospital Veterinário. O cão foi internado para exames. Ao exame físico, apresentava mucosas pálidas, hipotermia, bradicardia, vômito, pouco volume urinário e inchaço na região perianal. Foram identificadas lesões infecciosas em membros anteriores e orelhas causadas por carrapato. O exame de radiografia mostrou hiperplasia prostática com acúmulo de líquido no tecido subcutâneo e deslocamento da bexiga. Exames de amostra de sangue mostraram: 
O cão foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor. Em relação ao hemograma, os resultados revelam:
Alternativas
A)Anemia normocítica e normocrômica com leucocitose leve e desvio à esquerda e trombocitopenia, cujas alterações estão relacionadas principalmente ao parasitismo por ectoparasitas. 
B)Anemia normocítica e normocrômica com leucocitose leve e desvio à esquerda e trombocitopenia, cujas alterações estão relacionadas principalmente à obstrução uretral pós-renal. 
C)Anemia microcítica e normocrômica com leucocitose leve e desvio à esquerda e trombocitopenia, cujas alterações estão relacionadas principalmente à insuficiência renal que prejudica a eritropoiese. 
D)Anemia normocítica e hipocrômica com leucocitose leve e desvio à direita e trombocitopenia, cujas alterações estão relacionadas principalmente ao aumento da concentração de proteínas totais séricas. 
E)Anemia normocítica e normocrômica com leucocitose leve e desvio à esquerda e trombocitopenia, cujas alterações estão relacionadas principalmente à desnutrição severa de causa desconhecida.
Resposta: A) Anemia normocítica e normocrômica com leucocitose leve e desvio à esquerda e trombocitopenia, cujas alterações estão relacionadas principalmente ao parasitismo por ectoparasitas.
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina