Buscar

Política Nacional de Medicamentos

Prévia do material em texto

A Política Nacional de Medicamentos (PNM) tem como diretrizes o estabelecimento da relação de medicamentos essenciais, a reorientação da assistência farmacêutica, o estímulo à produção de medicamentos e a sua regulamentação sanitária, além da reorientação da assistência farmacêutica. Tendo em vista a saúde de crianças e adolescentes, qual, dentre as seguintes alternativas, é preconizada pela PNM em termos de reorientação da assistência farmacêutica?
A 
A necessidade de garantir apresentações de medicamentos, em formas farmacêuticas e dosagens adequadas, considerando a sua utilização por grupos populacionais específicos, como crianças e idosos.
B 
O percurso terapêutico da criança que deve ser pensado, com os fluxos assistenciais necessários para seu tratamento previamente articulados por eles, de forma que a família não precise peregrinar pelo sistema de saúde em busca dos cuidados necessários (exames, procedimentos, terapias especializadas etc.).
C 
O acolhimento com pronta assistência, imediata e resolutiva, com disponibilidade diagnóstica e terapêutica adequada.
D 
O desenvolvimento de novas vacinas e drogas mais efetivas, os avanços na cirurgia pediátrica e outras terapias que têm possibilitado melhora significativa no cuidado pediátrico, permitindo que crianças com doenças outrora de alta letalidade sobrevivam e tenham melhor qualidade de vida.
E 
A alta da mulher e do recém-nascido que deverá ser realizada mediante elaboração de projeto terapêutico singular, considerando-se, para o tempo de alta, as necessidades. Correta

Continue navegando

Outros materiais