Buscar

SENAC EAD-atividade - segurança do trabalho

Prévia do material em texto

SENAC EAD
UILIS ODORICO DOS SANTOS
ELABORAR, IMPLANTAR E IMPLEMENTAR A POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Atividade 2
Salvador
2024
1. Elabore um plano de ação para quatro itens que ainda não estão em conformidade na checklist de abril de 2021. Apresente tais itens indicando a ordem de prioridade das melhorias e justifique sua escolha.
	Plano de ação
	Item
	Qual é a ação a ser tomada?
	Prazo para execução
(xx/xx/xxxx)
	Responsável pela execução
	Exemplo genérico
	Dimensionar e instalar um sistema de proteção contra quedas na periferia do terceiro pavimento.
	21/05/2021
	Fulano (setor da engenharia)
	1
	Elabora palestras e treinamentos especializadas de cumprimento total da NR6.
	15/05/2021
	médicos, engenheiros, enfermeiros (SESMT)
	2
	Desenvolver e implantar um plano de ação para desobstrução de extintores e hidrantes segundo a NR23.
	10/05/2021
	Engenheiro de segurança do trabalho
	3
	Distribuição de EPIs e EPC segundo NR12, garantindo proteção total em equipamentos
	05/05/2021
	técnicos do trabalho (SESMT)
	4
	Reforço de sinalização de corredores, seguindo pontos importantes abordados pela nr 26
	30/05/2021
	CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
2. Considerando as ações propostas anteriormente, defina qual ação é prioritária e justifique sua resposta. 
A prioridade deve ser implantada seguindo a seguinte ordem :3,2,1,4. Os prazos de execução deixam isso claro. EPIs são essenciais para manuseio de equipamento e sua distribuição deve ocorrer de imediato. Em caso de um acidente extintores devem estar desobstruídos assim como saídas de emergência. Acidentes também podem ser evitados quando as devidas orientações do uso do epi são recebidas e seguidas a risca. E se tudo não funcionar, uma sinalização adequada pode salvar a vida tanto de um profissional treinado quanto de um desavisado.
3. Com base nos dados registrados entre janeiro e abril de 2021, houve uma redução no número total de acidentes. De acordo com esse panorama, qual é a meta a ser atingida nos próximos quatro meses? Justifique.
Analisando o quadro de acidentes com seus registros entre os meses de janeiro e abril de 2021, pode-se entender que algumas metas já foram batidas como as fiações expostas e operações de maquinas. Entretendo nos equivocamos ao pensar assim. A meta de uma empresa deve se basear na obtenção de resultados mediante cumprimento das normas, sendo assim, apesar das mudanças visíveis nos dois checklist. Espera-se que nos próximos quatro meses a empresa conclua suas atividades parcialmente executadas zerando o número de acidentes haja visto que agora tem um plano de ação para tais itens.
4. Descreva com as suas palavras o que são os indicadores de gestão em saúde e segurança no trabalho e qual a sua importância às organizações:
Os indicadores de SST são medidas​ ​​indispensáveis para monitorar o programa de segurança do trabalho aplicado em uma empresa e os seus resultados. A partir deles, é possível identificar o que pode ser melhorado e o que deve ser preservado para conquistar a integridade física e mental dos trabalhadores. Basicamente, podemos classificar os indicadores de SST em dois grupos, reativos que revelam tendências e impactos negativos, e proativos que alertam que algo de errado aconteceu. Existe uma série de razões pelas quais uma empresa deve acompanhar com rigor os indicadores de SST, dentre muitas vantagens pode-se citar a possibilidade de identificar e prevenir acidentes, manter as operações da empresa dentro da lei e utilizar os bons resultados a favor da empresa

Continue navegando