Buscar

principios econômicos (1)

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO 
BEATRIZ BANDEIRA SILVA – 03752933
CAROLINE MARTINEZ THOMAZ – 03764265
EMANUELLE MARQUES SOUZA DOS SANTOS - 36969303
MARIA ISABEL DO CARMO SANTOS – 037512943
NICOLY SILVA GREGORATO – 38924552
SABRINA FRANCO LEMES - 1737209485
SOFIA GARCIA MIRANDA DE CARVALHO - 32905611
ATIVIDADE PRINCÍPIOS ECONÔMICOS: TIPOS DE BENS ECONÔMICOS E ESTRUTURA DE MERCADO
SÃO PAULO
2024
Tipos de bens econômicos:
Bens de consumo imediato 
Os bens não duráveis são bens de consumo que precisam ser repostos ao cliente final com uma frequência alta. Em outras palavras, são produtos bastante consumidos pela população, que precisam adquiri-los várias vezes por dia ou mês.
Os bens não duráveis são produzidos para atenderem às necessidades imediatas e cotidianas da população. Por essa razão, são mais baratos e, consequentemente, acessíveis para um vasto grupo de pessoas, sem que estas precisem comprometer seus ganhos mensais para adquiri-los. 
Os itens podem fazer parte de diferentes categorias como: Alimentos perecíveis: frutas, vegetais, laticínios e carne, que têm validade limitada e podem se deteriorar rapidamente, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza doméstica, medicamentos.
O impacto econômico mais claro dos bens não duráveis diz respeito ao seu estímulo ao consumo. Afinal, dada a sua curta vida útil, fomentam a aquisição regular de novos bens, impulsionando a produção e as vendas.
Bens de consumo durável
Bens de consumo duráveis são aqueles que compramos pois sabemos que o seu tempo de vida é geralmente mais longo, tanto por seu valor e propósito. 
Esses bens podem ser classificados como eletrodomésticos, eletrônicos, roupas, calçados, ou também como o sonho de consumo de muitos como casas e carros, que por ter um valor de grande importância geralmente são financiados ou parcelados.
Bem de capital
O bem de capital pode ser de grande importância para determinadas demandas empresarial, trata-se de produção intermediária, que são usados para produzir outros bens ou serviços com o objetivo de agradar e atender as necessidades dos consumidores e empresas.
A tecnologia tem uma combinação de fatores para a produção, a agricultura e a indústria podem ser de capital de trabalho intensivo, que utilizam trabalho e mão-de-obra. Os fatores de produção são formados pela terra ou recursos naturais, pelo trabalho, pelo capital, pela tecnologia e pela capacidade empresarial
Por exemplo, toda empresa fabricante de máquinas, aeronaves ou automóveis são produtoras de bens de capital, as máquinas agrícolas, elétricas, de mineração e construção e os bens da tecnologia da informação e comunicação, como computadores e servidores pois os produtos que são fabricados por essas companhias servem ao objetivo específico de suprir a demanda de outras empresas de fabricação ou na prestação de serviços.
Bens de Giffen
Os Bens de Giffen, são bens que desafiam a lei da demanda. Segundo essa lei, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada tende a diminuir, e vice-versa. Conforme os bens de Giffen contradizem essa relação, exibindo um aumento na quantidade demandada quando seu preço sobe, e uma diminuição quando seu preço cai.
Essa contradição ocorre devido às características peculiares, e são considerados essenciais para consumidores de baixa renda, consumidos em grandes quantidades, por bens de baixo custo. O aumento do preço de um bem essencial pode diminuir o poder de compra geral do consumidor, levando-o a gastar mais dinheiro nesse bem, mesmo que o preço tenha subido.
Os bens podemos citar como, a categoria dos alimentos básicos: Vegetais, grãos ou cereais, frutas e carnes, que conforme os preços de outros alimentos aumentam significativamente, os consumidores podem ser forçados a priorizar alimentos básicos, com baixos custos.
Bens de Veblen
Nomeado por homenagem ao economista Thorstein Veblen devido a introdução do termo "consumo ostensivo". Estes bens são produtos que quantos mais caros ficam mais alta é a sua demanda, assim tornam-se mais desejáveis para o consumo das pessoas. Essas mercadorias representam uma vantagem para seus fabricantes, que tendem a aumentar os preços desses bens, assim gerando um impulso de vendas e lucros
O fenômeno conhecido como Efeito Veblen, é marcado pelo aumento da procura à medida que os preços aumentam, enquanto uma redução nos preços provavelmente levaria a uma queda na demanda e nos lucros, sem trazer benefícios de escala. Os bens de Veblen são consumidos por pessoas que se sentem na necessidade de demonstrar poder, status social, riqueza e sua classe na sociedade.
Bens substitutos 
Os bens substitutos são bens para os quais um aumento no preço de um deles gera uma demanda maior pelo outro, por exemplo: o aumento no preço da manteiga faz as pessoas optarem pela margarina ou o aumento do preço da carne faz as pessoas optarem pelo frango.
Tipos de estrutura de mercado:
Concorrência imperfeita 
 O mercado de concorrência imperfeita ocorre quando uma ou poucas empresas dominam o mercado de uma forma tão grande a ponto de conseguir estipular os valores que nele serão praticados, diferente da concorrência perfeita, no qual o poder é dividido entre várias empresas devido ao grande número de participantes, fazendo que o preço seja estipulado de forma natural por meio da oferta e demanda.
O exemplo de mercado de concorrência imperfeita mais conhecido é o monopólio, quando apenas uma empresa possui toda a oferta de um determinado produto ou serviço. Em uma situação em que uma empresa não possui concorrentes, ela pode estipular o preço de seus produtos nos valores que ela bem entender. Desta forma, o consumidor tem apenas duas alternativas: pagar o preço estipulado ou ficam sem aquele produto ou serviço. Este é o caso dos Correios no Brasil, que detém o monopólio garantido por lei para entrega de correspondências pessoais e comerciais, além da emissão de selos.
Monopólio
O monopólio é uma estrutura de mercado onde é concedido privilégio legal, a uma pessoa, uma empresa ou um governo de fabricar ou vender certas coisas, de explorar determinados serviços, de ocupar certos cargos.
Nessa estrutura de mercado, às vezes, se formam os monopólios naturais, nos quais empresas abastecem todo mercado com um bom custo, essa formação não seria possível caso houvesse a competição entre empresas.
Um exemplo brasileiro de monopólio é a empresa Correios. A empresa detém um monopólio postal, somente ela pode enviar cartas pessoais/comerciais, cartões postais e correspondências agrupadas, porém ela concorre com empresas privadas na logística e entrega de mercadorias.
Oligopólio
O oligopólio é uma forma evoluída de monopólio, onde um grupo de organizações ou governos promovem o domínio de uma certa oferta de produtos e serviços. Esse processo é mais comum em áreas que há muitas barreiras de entrada no mercado pois tem como objeção relevante um custo elevado para uma empresa iniciar seu processo de operação e competir com as que já estão atuando no mesmo setor.
Os grandes bancos do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, são ótimos exemplos de oligopólio, eles controlam taxas de juros, serviços e disponibilidade de créditos. Portanto, para entrar no nível de igualdade entre eles, a suposta empresa precisa crescer antes de reduzir os gastos de produção.
image1.png

Continue navegando