Buscar

Duração do dia e da noite estações do ano

Prévia do material em texto

Duração do dia e da noite 
O ciclo de dia e noite se refere ao nascer e pôr do sol e da lua. Temos os mesmos pois a terra gira em seu próprio eixo, fazendo assim com que receba a luz solar em todo o planeta conforme a sua rotação, e tudo isso ajuda a definir também as estações do ano.
A rotação de seu eixo é completado em 24 horas, tradicionalmente medido a partir de meia-noite à meia-noite.
Dependendo do lugar da Terra em que estamos, observamos o Sol com trajetórias diferentes em relação ao horizonte. Se estivermos, por exemplo, num dos pólos geográficos o céu parecerá girar em torno de um eixo que passa exatamente por nós e perpendicularmente ao chão, sem nascer ou se pôr durante períodos de 24 horas, ocorrendo por seis meses seguidos. 
Estações do Ano 	
Chamamos de estação do ano cada uma da quatro subdivisões do ano baseada em padrões climáticos. (primavera, verão, outono e inverno)
As estações do ano são resultado da inclinação do eixo da terra em relação a sua trajetória ao redor do sol. A terra faz um ângulo de 23,5 graus com o plano de sua orbita, como mostra abaixo:
 
No verão no Brasil, por exemplo, o hemisfério sul recebe mais luz solar que no hemisfério norte, por isso consideramos que os dias ficam mais longos e quentes, com maior radiação solar, pela maneira que o sol atinge a superfície. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas intensas e curtas são acompanhadas por trovoadas com muito vento. Também responsável por grandes chuvas. Muitas vezes, isso resulta em enchentes e deslizamentos de terra.
No inverno a situação se inverte, o hemisfério sul se inclina para longe do sol, assim considerado os dias mais curtos e frio, com menos radiação solar. O principal sistema meteorológico do inverno é a frente fria, que quando vem com mais intensidade pode causar chuvas. Depois das frentes frias geralmente ocorre a entrada de massas de ar frio, responsáveis pelas geadas características da estação. As mudanças térmicas, causadoras das neblinas e nevoeiros, também são muito comuns nestes três meses.
A primavera marca a transição da estação mais fria para a mais quente do ano, e por isso há uma grande mudança mudança em relação as chuvas e nas temperaturas na maior parte do Brasil. O Nordeste, região que mantém a média mais uniforme de temperatura ao longo do ano, passa por um período de seca, e o Centro-Oeste registra altas temperaturas. No Sul e no Sudeste são comuns pancadas de chuva e trovoadas.
O outono, ao contrário da primavera, caracteriza-se pela transição de um clima mais quente para um mais frio. Com o clima mais seco e menor incidência de luz solar, até as plantas se adaptam à mudança (por isso as folhas das arvores caem). Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas diminuem e as temperaturas caem por conta da entrada de massas de ar frio.
Temos também o Solstício e Equinócio, que são quatro dias do ano que ocorre a transição das estações. Os dias de solstício é a entrada do verão e do inverno em cada hemisfério. Quando é solstício de inverno aqui, é solstício de verão no Hemisfério Norte e vice-versa.
O equinócio também ocorre duas vezes por ano, na transição para a primavera e para o outono, mas o interessante é que por ser um período em que os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma incidência de raios solares, o dia e a noite têm a mesma duração, já que a linha do Equador fica alinhada ao Sol e os dois hemisférios ficam perpendicularmente iguais em relação a ele.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL
 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
 CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Duração do dia e da noite/estações do ano
Maria Eduarda Agrella Barbosa 201148
Bandeirantes/PR
image1.png
image2.png

Continue navegando