Buscar

AV discursiva

Prévia do material em texto

1
[Laboratório Virtual - Observação dos principais músculos da cabeça e pescoço] Existem vários músculos que alteram o formato da boca e dos lábios durante a fala e também durante atividades como cantar, assobiar e fazer mímica. São eles que possibilitam a manifestação das expressões faciais e dos sentimentos.
Descreva quais são os músculos envolvidos no sorriso e o procedimento utilizado (passo a passo) para identificá-los em nosso laboratório virtual (Laboratório de Sistema Locomotor).
Resposta esperada
Os músculos ligados a nossa boca, como o risório e o orbicular da boca, estão envolvidos no ato de sorrir.
Para identificá-los, é necessário acessar o Laboratório Virtual -> experimento -> em 'sistemas ativos', selecionar 'sistema muscular'-> dar zoom -> selecionar o músculo orbicular (posicionado ao redor do lábio) e o risório (à esquerda e à direta) ao seu lado.
Minha resposta
Os músculos principais envolvidos no sorriso são o músculo orbicular da boca e zigomático maior, a seguir o passo a passo para visualização e localização no laboratório virtual. Primeiro acessar o laboratório Virtual através da disciplina, em seguida procurar na barra de ferramentas localizada a esquerda a opção musculo localizar e selecionar o músculo zigomático maior o qual aparecerá destacado na imagem. Para localização do músculo orbicular da boca deve-se selecionar a opção de camadas superficiais localizada na barra de ferramentas à esquerda, em seguida buscar pelo músculo orbicular da boca selecionando o mesmo onde aparecerá destacado. Para localizar as devidas partes basta sobrepor o mouse sobre o músculo correspondente que dará a informação de identificação do mesmo.
Retorno da correção
Acadêmico, você Contemplou razoavelmente o esperado
Apresentou poucos elementos da questão, faltou aprofundamento.
Ao escrever um texto dissertativo é preciso inferir, interpretar, sintetizar, e não se trata apenas de transcrever as palavras.
Esta orientação é para que nas próximas avaliações você responda à questão com construção própria. Bons Estudos!
2
[Laboratório Virtual – Estudo macroscópico do coração] A base do coração possui os grandes vasos que entram e saem do coração. Os vasos da base do coração são a veia cava superior, a veia cava inferior, o tronco pulmonar, as artérias pulmonares, as veias pulmonares e a aorta.
Após observar a anatomia externa do coração, como podemos diferenciar os vasos da base do coração?
Resposta esperada
A aorta é o maior vaso da base do coração e sai do ventrículo esquerdo; o tronco pulmonar origina-se do ventrículo direito e dá origem às artérias pulmonares. Chegando no átrio direito temos a veia cava superior e a veia cava inferior, enquanto no átrio esquerdo chegam as quatro veias pulmonares.
Minha resposta
A diferença entre os vasos da base do coração se dá através do conhecimento das posições anatômicas de cada uma das estruturas presentes em cada músculo. Vasos do Coração Para diferenciar os vasos da base do coração, podemos observar suas características e localizações. Aqui estão algumas maneiras de distinguir cada um deles: • Veia Cava Superior: São vasos grandes que transportam sangue desoxigenado, oriundo da parte superior do corpo de volta ao coração. Ela passa no átrio direito do coração, localizando-se superiormente em relação aos outros vasos da base. • Veia Cava Inferior: Do mesmo modo é um vaso grande, porém leva sangue desoxigenado proveniente da parte inferior do corpo de volta ao coração. A veia cava inferior entra no átrio direito, e seu abertura fica inferiormente em relação aos demais vasos da base. • Tronco Pulmonar: É um vaso que se origina no ventrículo direito e se divide em duas artérias pulmonares, transportando sangue desoxigenado direto para os pulmões. O tronco pulmonar está localizado anteriormente em relação aos demais vasos da base. • Artérias Pulmonares: São dois vasos que aparecem a partir do tronco pulmonar e levam sangue desoxigenado para os pulmões. As artérias pulmonares ficam localizadas posteriormente em relação aos demais vasos da base. • Veias Pulmonares: São quatro vasos que retornam sangue oxigenado dos pulmões para o átrio esquerdo do coração. Elas são conectadas ao átrio esquerdo, posicionando-se posteriormente em relação aos demais vasos da base. • Aorta: É a maior artéria do corpo humano, que sai do ventrículo esquerdo do coração. Ela transporta sangue oxigenado para todas as partes do corpo.
Retorno da correção
Acadêmico, você Contemplou parcialmente o esperado
Faltou argumentos abordando o conteúdo da questão.
Ao escrever um texto dissertativo é preciso inferir, interpretar, sintetizar, e não se trata apenas de transcrever as palavras.
Esta orientação é para que nas próximas avaliações você responda à questão com construção própria. Bons Estudos!

Continue navegando