Buscar

Relatório prática Cosméticos e Sanificantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS -
EAD 
	
RELATÓRIO 
	
	
	DATA:
______/______/______
RELATÓRIO DE PRÁTICA
Rejane da Costa Genovês 
01470196
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: COSMÉTICOS E SANITIZANTES_Aula 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: REJANE DA COSTA GENOVÊS
	MATRÍCULA: 01470196
	CURSO: FARMACIA 
	POLO: PETROLINA-PE
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Jeoada Karollyne Silva
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
				TEMA DE AULA: SHAMPOO PARA CASPAS 
 
RELATÓRIO:
1. Identifique a classe correspondente de cada insumo utilizado
Sulfeto de selênio: Classe dos Sulfetos.
Nipagin: Classe dos Parabenos.
EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético): Quelato.
Xampu base transparente: surfactantes.
2. Explique a função de cada insumo da formulação
Sulfeto de selênio: Usado como agente antifúngico em xampus para o tratamento da dermatite seborreica e caspa associadas a fungos do gênero Malassezia.
Nipagin: Usado em cosméticos e em fármacos como agente antimicrobiano, possuindo ação eficaz contra bactérias, fungos e leveduras.
EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético): É usado como descolorante para cabelos; pode ser também utilizado na fabricação de desodorantes, além da de pães e derivados na indústria alimentícia, evitando a alteração do cheiro, mudança de cor, degradação de insumos naturais como óleos e extratos vegetais, inativação de substâncias ativas como filtro solares, conservantes e fármacos.
Xampu base transparente: Serve como base para a solução, oferecendo uma melhor homogeneização do produto.
3. Explique os tipos de tensoativos existentes e a diferença entre eles.
O segmento “Tensoativos” compreende os químicos que apresentam, na mesma molécula, grupos polares (hidrófilos), que possuem afinidade com água, e grupos apolares (hidrófobos), sem afinidade com a água, mas com afinidade com óleos, e podem ser divididos em catiônicos, aniônicos, anfóteros e não iônicos, de acordo com suas polaridades. Em síntese são substâncias que, por possuírem em sua estrutura moleculares grupos com afinidade pela água e por lipídeos (gorduras), têm a capacidade de diminuir a tensão superficial ou interfacial de um sistema. Utilizados como higienizantes, emulsificantes, condicionantes e antimicrobianos.
					TEMA DE AULA: LOÇÃO CAPILAR DE MINOXIDIL 
RELATÓRIO:
1. Como loção capilar, explique a indicação e mecanismo de ação do Minoxidil.
O Minoxidil atua como um vasodilatador, assim, tal característica faz com que os vasos sanguíneos presentes nos folículos capilares dilatem, recebendo com isto uma quantidade maior de oxigênio e de nutrientes. O mecanismo de ação do Minoxidil conduz a um prolongamento da fase anágena do cabelo, bem como, o encurtamento da fase telógena, com crescimento progressivo do comprimento e diâmetro do folículo capilar.
2. Cite ao menos duas reações adversas comuns decorrentes do uso da loção capilar de Minoxidil.
Hipertricose: Condição distinta, onde ocorre o crescimento aumentado de pelos em qualquer área do corpo; Aumento de caspa; e Eritema no couro cabeludo: manchas vermelhas na pele no couro cabeludo.
					TEMA DE AULA: FORMULAÇÕES PARA LIMPEZA CAPILAR E PROTEÇÃO SOLAR 
RELATÓRIO:
1. Identifique o insumo utilizado na formulação que atua como protetor solar e descreva seu mecanismo de ação.
Óxido de zinco (ZnO): Composto químico de cor branca. Sua fórmula é ZnO e é pouco solúvel em água, porém muito solúvel em ácidos. É utilizado como inibidor do crescimento de fungos em pinturas e como pomada antisséptica na medicina. Também é conhecido como filtro UV porque reflete os raios UVA e UVB, além de possuir propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e secativas. Um dos mecanismos de ação do ZnO é exercer uma proteção aos enterócitos, inibindo a adesão e invasão por bactérias patogênicas (Roseli et al., 2003). Além disso, esse aditivo age diretamente na inibição de canais basolaterais condutores de potássio, principalmente no cólon, alterando o transporte de íons na mucosa intestinal e reduzindo a secreção de fluidos.
2. Aponte os conservantes utilizados na formulação e sua importância.
Utilizamos os conservantes da classe dos parabenos para formulação dos fotoprotetores.
3. Explique como é calculado o FPS dos filtros solares.
FPS = DEM (pele protegida) / DEM (pele não protegida) após cerca de 16 a 24 horas da exposição, é realizada a leitura da Dose Eritematosa Mínima nas duas áreas e calculada a sua razão, desta forma, a média dos valores encontrados no grupo de voluntários é o Fator de Proteção Solar do produto.
				TEMA DE AULA: FORMULAÇÕES PARA HIGIENE E TRATAMENTO CUTÂNEO 
 
RELATÓRIO:
1. Na formulação do sabonete líquido, identifique o componente que possui propriedade antisséptica.
Os ingredientes antissépticos mais frequentemente utilizados na composição dos sabonetes líquidos com propriedades antissépticas e antimicrobianas são o triclocarban (TCC) e o triclosan.
2. Identifique o pH ideal da formulação e a matéria-prima que pode ser utilizada para corrigi-lo.
Caso o valor de pH esteja muito ácido, ou seja, com valor de pH abaixo do desejado, então corrigimos utilizando um corretor de pH alcalino, por exemplo, o amino metil propanol. Por outro lado, caso o pH esteja muito alcalino (básico), ou seja, com valor de pH acima do desejado, então corrigimos utilizando um corretor de pH ácido, por exemplo, ácidos orgânicos fracos.
						TEMA DE AULA: FORMULAÇÕES COSMÉTICAS PARA HIGIENE BUCAL 
RELATÓRIO:
1. Identifique todos os agentes conservantes e quelantes utilizados na formulação e destaque a importância desse grupo de substâncias.
EDTA, ácido lático, ácido cítrico e ácido fítico, sendo importantes na ação de conservantes, aprimorando a eficácia contra micro-organismos resistentes
2. Indique o mecanismo de proteção do flúor utilizado nas formulações bucais.
O mecanismo de ação do flúor na prevenção e tratamento da cárie se baseia em proporcionar maior resistência ao esmalte dentário através de uma maior formação de fluo apatita na superfície dos dentes, substância capaz de reduzir adesmineralização, promover a remineralização, e inibir o metabolismo bacteriano.
					TEMA DE AULA: CREME PARA RACHADURAS 
RELATÓRIO:
1. Descreva a classe e a função da ureia na formulação.
A ureia é diamina do ácido carbônico, sendo um agente hidratante muito manuseado em produtos cosméticos, devido uma eficiência de retenção de água na barreira epidérmica, assim ocasionando uma significativa melhoria para pele humana. Quando aplicada topicamente, a ureia apresenta ação hidratante, queratolítica e descamativa, devido à sua capacidade de solubilizar e desnaturar as proteínas da pele (ação proteolítica) e aumentar a hidratação por sua capacidade de se unir à água e acelerar a penetração cutânea.
2. Explique o mecanismo de ação dos hidratantes.
Os hidratantes são classificados de acordo com mecanismo de ação de seus componentes. Os principais são oclusão e umectação. Os hidratantes oclusivos formam na epiderme um filme hidrofóbico na superfície cutânea, impedindo a evaporação e a perda de água, contribuindo para a manutenção da hidratação da pele. As substâncias oclusivas usadas em produtos cosméticos são de caráter oleoso, o que contribui também para uma maior maciez (eminência) e suavidade da superfície cutânea. As substâncias que agem por umectação apresentam propriedades higroscópicas, ou seja, absorvem a umidade da atmosfera. Para isso, é necessário que a umidade relativa do ar esteja adequada. Essas substâncias apresentam caráter hidrossolúveis e são indicadas para pelesoleosas e acneicas.
Observação: Até o momento da elaboração deste relatório, o polo não disponibilizou as aulas práticas referentes aos temas abordados. Mesmo diante dessa condição e não querendo ser prejudicada, foram conduzidas pesquisas minuciosas e acompanhadas as aulas online pertinentes ao assunto. Este relatório foi desenvolvido com base nas informações adquiridas por meio dessas pesquisas e estudo, buscando alcançar os objetivos propostos, apesar da falta das aulas práticas oferecidas pelo polo.
image1.png
image2.emf

Continue navegando