Buscar

ativ 1 valendo 2pts

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A biossegurança possui o objetivo principal de orientar um ambiente de trabalho no qual se promova a contenção dos riscos de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, ao paciente e ao meio ambiente. Para isso, são utilizados procedimentos técnicos e equipamentos de proteção a fim de minimizar os riscos existentes. Há uma classificação de riscos feita de acordo, principalmente, com os agentes biológicos que serão manipulados no interior dos ambientes de trabalho. Além disso, as boas práticas laboratoriais, que são um conjunto de normas, procedimentos e atitudes de segurança, que visam minimizar os acidentes, incluem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs), sendo que espaços de atendimento à população também devem abranger as mesmas prudências utilizadas nos laboratórios.
Fonte: MATEUS, G. A. P.; PALUDO, M. P.; AMARO, M. M. dos R. Biossegurança e bioética. Maringá: UniCesumar, 2019.
Assim, diante do que foi exposto, responda às questões a seguir:
a) Cite quais são as classes de riscos existentes e explique as diferenças entre elas.
b) Quais são os principais EPIs que devem estar disponíveis, obrigatoriamente, para todos os profissionais que trabalham em ambientes de saúde?
​ORIENTAÇÕES E VÍDEO EXPLICATIVO PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE DE ESTUDO 1
1. Leia o livro da disciplina.
2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/OumDXnYddP0 (copiar e colar no navegador de internet).
4. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
*Esta atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.
**Em caso de dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora.
a) Cite quais são as classes de riscos existentes e explique as diferenças entre elas.
Classificação dos Riscos Associados à Biossegurança:
Riscos de Acidentes: são todos riscos que podem aferir o bem estar físico e moral das pessoas nos laboratórios
Riscos Ergonômicos: São riscos que podem afetar o indivíduo de maneira psicofisiológica, ou seja protegendo seu conforto físico e psíquico para não gerar desconforto e afetar sua saúde .
Riscos Físicos: são de toda fonte de energia que a pessoa pode ser exposta; ruídos, vibração, temperatura, radiação...
Riscos Químicos: são riscos associados a substâncias, compostos ou produtos em formato gasoso que a pessoa possa inalar por via respiratória, ou ingestão ou contato pela pele, e acometer sua biossegurança.
Riscos Biológicos: são todos os riscos que pode afetar o bem-estar do indivíduo através de manipulação de agentes e materiais biológicos, como: bactérias, parasitas, vírus, amostras biológicas... Estes riscos principalmente os biológicos, como cita o enunciado da atividade, são divididos em classes:
- Classe de Risco 1: Considerada 1, pois oferecem baixo risco de agentes biológicos individual e coletivo e que não causam doenças.
-Classe de Risco 2: Considerada como risco moderado individualmente e coletivamente, pois provocam infecções no homem e animais e a contaminação no meio ambiente é limitado. Existem medidas terapêuticas, e profiláticas após a exposição que são eficazes.
- Classe de Risco 3: Já oferece um alto risco para a comunidade, pois são transmitidas por via respiratória e causam doenças até letais para os humanos e animais. Mas, existem tratamento e/ou prevenção.
- Classe de Risco 4: Considerada de alto risco não só individual mas para a comunidade pois a sua transmissão é também por via respiratória e por transmissão desconhecida. Geram doenças graves que ainda não existem cura, tratamento e profilaxia.
- Classe de Risco Especial: Seria a que oferecem risco grave ao meio ambiente e animais, com alto risco de disseminação. Além da contaminação ser: desconhecida, ou respiratória, ou via alimentos. Podem gerar perdas econômicas e na produção de alimentos.
b) Quais são os principais EPIs que devem estar disponíveis, obrigatoriamente, para todos os profissionais que trabalham em ambientes de saúde?
Jalecos, luvas, óculos, protetores faciais, máscaras e calçados fechados.

Continue navegando