Buscar

Skinner

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Skinner (1968/1972, p. 5) define que "o ensino consiste no arranjo das contingências de reforço", de maneira que é oportuno considerar que a aprendizagem acontece por associação de algumas respostas a um reforço. Neste contexto, em sala de aula, o professor pode utilizar de estímulos e reforços para que comportamentos sejam condicionados e por outro lado para que a aprendizagem de seus alunos seja desenvolvida. Sobre isso, podemos julgar com “V” para verdadeiro e “F” para falso que:
 
 (    ) Na visão teórica de Skinner, para que o indivíduo seja motivado a emitir certo comportamento, é necessário que esse comportamento vá sendo reforçado por várias vezes, até que a pessoa seja condicionada a ele.
 
(    ) As recompensas e os reforços são essenciais no processo de ensino e aprendizagem.
 
(   ) Utilizar de reforços em sala de aula em contribuição para promoção da aprendizagem dos alunos, está relacionado com a motivação.
 
(    ) Devemos considerar que de acordo com PILETTI; ROSSATO (2011, p. 154), “[...] aprender apenas para conseguir um prêmio pode resultar numa aprendizagem que não irá permanecer, sendo ineficaz, pois não responde à necessidade de realização pessoal. [...]”
Selecione a alternativa que corresponde a sequência correta
A resposta correta é:
V, V, V, V
image1.wmf

Outros materiais