Buscar

079 - 04 - 14634 Norma OHSAS 18001

Prévia do material em texto

079 - 04 - 14634 Norma OHSAS 18001.
EXERCÍCIOS
1) Muitas empresas que buscam excelência na gestão procuram certificar-se na norma OHSAS 18001. A OHSAS 18001 é uma norma internacional criada por organismos certificadores com qual finalidade?
a) Promover o desenvolvimento organizacional dentro de um padrão de qualidade.
b) Restringir o acesso à informação de empresas que não possuam visão de mercado para atuar internacionalmente.
c) Limitar os desvios cometidos por trabalhadores, evitando acidentes.
d) Organizar o sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional das empresas que aplicam a norma.
e) Certificar empresas em uma norma internacional.
2) Durante a elaboração dos procedimentos, um colega questionou se quando se definem os procedimentos conforme os requisitos da OHSAS 18001, é necessário seguir alguma outra diretriz para definir a gestão de saúde e segurança ocupacional da empresa. Qual a melhor resposta, entre as alternativas abaixo, para dar ao colega que fez o questionamento?
a) Informaria a ele que além da OHSAS 18001, deve ser seguida a ISO 9001.
b) Diria a ele que além da OHSAS 18001, deve ser seguida a ISO 14001.
c) Falaria a ele que caso a empresa optasse por seguir apenas uma normatização seria implementado a ISO 45001 ao invés da OHSAS 18001.
d) Diria a ele que a OHSAS 18001 traz apenas diretrizes para propor o sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, porém as diretrizes legais devem ser consultadas na legislação vigente, sendo um parâmetro complementar.
e) Falaria a ele que as informações descritas na OHSAS 18001 contemplam todas as informações necessárias para colocar em prática a gestão de saúde e segurança ocupacional.
3) Você faz parte da equipe que irá montar os procedimentos do sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Seu gestor pediu que você ajude a montar a reunião inicial propondo uma ação que ajude os participantes a indicar ideias para montar os procedimentos. Qual das ferramentas a seguir é a mais adequada para esta ação?
a) 5W2H.
b) 5 porques.
c) Brainstorming.
d) PDCA.
e) Diagrama de Ishikawa.
4) De um modo geral, para colocar em prática um sistema de gestão, é necessário realizar algumas ações que conduzirão ao processo desde o início e deverão ser mantidas de forma cíclica para que o sistema continue funcionando. Essas ações são:
a) Procurar, na maioria das vezes, seguir os procedimentos do sistema de gestão, lembrando que a burocratização pode atrapalhar os prazos de entrega de produtos da empresa.
b) Definir multiplicadores da gestão de saúde e segurança ocupacional.
Evidenciar as ações relacionadas ao sistema de gestão para fins de auditoria. Treinar os funcionários para que saibam o que responder aos auditores.
c) Observar se os funcionários estão seguindo o que foi definido no sistema de gestão.
Mapear as inconsistências para que seja possível adequá-las antes da auditoria. Apresentar, sempre que for solicitado, apenas as evidências de fatos que foram tratadas conforme os procedimentos do sistema de gestão.
d) Melhorar continuamente os processos, de acordo com o que os gestores definirem como necessário.
Cabe ao colaborador acatar a as decisões da gestão sem questionar, cumprindo seu papel dentro do sistema. Punir rigorosamente os desvios cometidos por funcionários que não seguem os procedimentos do sistema.
e) Estabelecer como serão os processos da empresa. Documentar os padrões e ações realizadas. Implantar os processos estabelecidos. Manter em funcionamento o que foi determinado no sistema de gestão. Buscar a melhoria contínua do processo de gestão de saúde e segurança ocupacional.
5) A empresa que você trabalha está buscando certificar-se no sistema de gestão integrado. Foi solicitado que os líderes de área lessem as normas de certificação de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional, para apontar melhorias dentro dos sistemas de gestão implementados na empresa e levar para a próxima reunião. Tendo em vista que as normas estão no banco de documentos da empresa, quais são as normas que você deve buscar para leitura?
a) OHSAS 9001, OHSAS 14001 e OHSAS 18001.
b) ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.
c) NR07, NR9 e OHSAS 18001.
d) OHSAS 18001 e ISO 45001.
e) ISO 9001, ISO 14001 e ISO 450001.

Continue navegando