Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Realizado desde 1990, o SAEB passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos ao longo das edições. Por meio de testes e questionários, aplicados na rede pública e em uma amostra da rede privada, o SAEB reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O SAEB permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 
(Disponível https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Adaptado.) 
Sobre o IDEB, assinale a afirmativa INCORRETA. 
A O índice pode variar de 0 a 10; e, quanto melhor for o desempenho nas provas e maior o número de alunos aprovados, maior será o índice, sendo divulgado anualmente. 
B O MEC utiliza a média seis como parâmetro mínimo de uma educação de nível internacional, como a dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
C As escolas municipais do ensino fundamental e anos iniciais de Pitangueiras conquistaram a nota 6,5 no IDEB 2021, superando a média nacional (nota 5,5), bem como a de diversos municípios da região. 
D É calculado a partir de dois indicadores: o desempenho dos estudantes em provas de língua portuguesa e matemática aplicadas pelo SAEB e a taxa de aprovação nas escolas, que é o fluxo registrado pelo Censo Escolar.