Buscar

Respiração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A respiração é um processo vital que envolve a captação de oxigênio e a liberação de dióxido de carbono, desempenhando um papel fundamental na obtenção de energia para os organismos. Este processo é complexo e envolve diversas etapas, desde a ventilação pulmonar até as reações químicas intracelulares. Aqui está um resumo abrangente:
1. **Definição de Respiração**: A respiração é o processo através do qual os organismos obtêm energia, principalmente na forma de ATP (trifosfato de adenosina), a partir da quebra controlada de moléculas orgânicas. Envolve duas etapas principais: a respiração externa, que ocorre nos pulmões em animais terrestres, e a respiração celular, que ocorre nas células.
2. **Respiração Externa (Animais Terrestres)**: Nos animais terrestres, a respiração externa envolve a ventilação pulmonar. Os pulmões são estruturas especializadas que proporcionam uma grande superfície para a troca gasosa entre o ar e o sangue. A inspiração traz o oxigênio para os pulmões, enquanto a expiração remove o dióxido de carbono.
3. **Respiração Externa (Organismos Aquáticos)**: Organismos aquáticos utilizam diferentes estratégias, como brânquias, para realizar a troca gasosa com a água. As brânquias são estruturas que aumentam a superfície de contato entre o organismo e a água, permitindo a absorção de oxigênio e a eliminação de dióxido de carbono.
4. **Transporte de Oxigênio e Dióxido de Carbono**: Nos vertebrados, o transporte de oxigênio é realizado pela hemoglobina no sangue, enquanto o dióxido de carbono é transportado principalmente na forma de bicarbonato. Esse transporte é crucial para garantir uma distribuição eficaz de oxigênio nos tecidos e a remoção de dióxido de carbono.
5. **Respiração Celular (Glicólise e Ciclo de Krebs)**: A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células e envolve três principais etapas: glicólise, ciclo de Krebs (ou ciclo do ácido cítrico) e cadeia respiratória. Na glicólise, a glicose é quebrada para produzir piruvato. No ciclo de Krebs, ocorrem reações químicas que liberam dióxido de carbono e geram moléculas transportadoras de elétrons. 
6. **Cadeia Respiratória e Fosforilação Oxidativa**: Na cadeia respiratória, as moléculas transportadoras de elétrons transferem elétrons através de uma série de complexos proteicos na membrana mitocondrial interna. Isso gera um gradiente de prótons que é usado para impulsionar a síntese de ATP por meio da fosforilação oxidativa.
7. **Respiração Anaeróbica**: Em condições de baixa disponibilidade de oxigênio, alguns organismos realizam respiração anaeróbica. Na ausência de oxigênio, a glicólise pode ser seguida por processos como a fermentação, embora isso gere menos ATP.
8. **Regulação da Respiração**: A respiração é regulada para atender às demandas metabólicas do organismo. Nos vertebrados, o controle nervoso e a regulação química ajudam a ajustar a frequência respiratória e a profundidade da respiração em resposta às necessidades do corpo.
9. **Adaptações Respiratórias**: Diferentes organismos têm adaptações respiratórias especializadas para seus ambientes. Por exemplo, aves possuem sacos aéreos que permitem uma troca contínua de ar durante a respiração, enquanto alguns animais aquáticos têm adaptações como brânquias especializadas.
10. **Distúrbios Respiratórios**: Distúrbios respiratórios, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e pneumonia, afetam a eficiência do processo respiratório e podem ter implicações sérias para a saúde.

Outros materiais