Buscar

Estímulo incondicionado

Prévia do material em texto

O estímulo incondicionado (EI) é um conceito importante no condicionamento clássico, também conhecido como condicionamento pavloviano. Ele é um tipo de estímulo que naturalmente e automaticamente evoca uma resposta específica, sem a necessidade de aprendizado prévio. Em outras palavras, é um estímulo que é inato e desencadeia uma resposta reflexa ou involuntária.
Principais características do estímulo incondicionado:
1. Resposta automática: O estímulo incondicionado provoca uma resposta incondicionada (RI) sem que seja necessário ensinar ou treinar o indivíduo para que ocorra essa resposta. A resposta é automática e inata.
2. Natureza biológica: Os estímulos incondicionados têm sua origem na biologia e nas características inatas do organismo. Eles estão relacionados à sobrevivência, proteção e funcionamento básico do indivíduo.
3. Associado ao condicionamento: No processo de condicionamento clássico, o estímulo incondicionado é apresentado em conjunto com um estímulo neutro (EN) para estabelecer uma associação entre eles.
4. Exemplo: Na famosa experiência de Ivan Pavlov, o estímulo incondicionado era a comida e a resposta incondicionada era a salivação do cão em resposta à comida.
Exemplo prático:
Imagine que um pesquisador está estudando o comportamento de cães. Na experiência, ele oferece comida (estímulo incondicionado) aos cães e, naturalmente, os cães começam a salivar (resposta incondicionada) em resposta ao cheiro e sabor da comida. Neste caso, a comida é o estímulo incondicionado, pois naturalmente desencadeia a resposta incondicionada da salivação nos cães.
No condicionamento clássico, o objetivo é associar o estímulo incondicionado (comida) a um estímulo neutro (por exemplo, um som de campainha) para que o estímulo neutro se torne um estímulo condicionado (EC) e possa, posteriormente, elicitar uma resposta condicionada (RC) sem a presença do estímulo incondicionado. Esse processo de associação é o que Pavlov descreveu como condicionamento clássico e representa uma das formas básicas de aprendizagem associativa.

Continue navegando