Buscar

Reforço negativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O reforço negativo é outro conceito importante no condicionamento operante, que descreve uma forma de consequência que aumenta a probabilidade de um comportamento ocorrer novamente no futuro. Ao contrário do reforço positivo, o reforço negativo envolve a remoção ou escape de um estímulo aversivo após a ocorrência de um comportamento específico, o que também leva ao fortalecimento desse comportamento.
Principais pontos sobre o reforço negativo:
1. Redução de estímulo aversivo: O reforço negativo é usado para fortalecer e aumentar a frequência de comportamentos que levam à redução ou escape de um estímulo desagradável ou aversivo. Quando um comportamento é seguido pela remoção de algo indesejado, a pessoa ou animal tende a repetir esse comportamento para evitar ou escapar do estímulo aversivo no futuro.
2. Diferença entre reforço negativo e punição: No reforço negativo, o objetivo é aumentar o comportamento desejado, enquanto na punição, o objetivo é reduzir a frequência de um comportamento indesejado. Ambos envolvem a aplicação de consequências, mas com objetivos opostos.
3. Tipos de reforço negativo: Existem dois tipos de reforço negativo:
 a) Evitação: Ocorre quando o comportamento impede a ocorrência de um estímulo aversivo futuro. Por exemplo, uma pessoa toma um guarda-chuva para evitar se molhar na chuva.
 b) Fuga: Ocorre quando o comportamento permite escapar de um estímulo aversivo presente. Por exemplo, uma pessoa fecha a janela para escapar do barulho da rua.
4. Aprendizado por reforço negativo: Assim como o reforço positivo, o reforço negativo é uma forma de aprendizado associativo. Quando um comportamento resulta na remoção de um estímulo aversivo, o cérebro tende a fortalecer as conexões neurais associadas a esse comportamento, tornando-o mais provável de ser repetido no futuro.
Exemplo prático:
Suponha que um estudante está com dor de cabeça em sala de aula (estímulo aversivo). Ao levantar a mão e pedir à professora para ir à enfermaria (comportamento), a professora permite que o estudante saia da sala por um tempo para descansar (removendo o estímulo aversivo). Nesse caso, a possibilidade de o estudante pedir para ir à enfermaria novamente quando tiver dor de cabeça é maior, pois o comportamento de levantar a mão e pedir à professora levou à remoção do estímulo aversivo da dor de cabeça.
O reforço negativo é uma importante ferramenta de motivação e aprendizado, sendo utilizado em diversas situações para incentivar comportamentos desejados que levam ao alívio de estímulos aversivos ou desagradáveis.

Continue navegando