Buscar

prova 01 empreendedorismo criativo

Prévia do material em texto

1 Os motivos que levam uma pessoa a engajar-se em uma atividade empreendedora determinará o tipo de empreendedorismo que exercerá. A tipologia de empreendedorismo difere de acordo com o público-alvo e a motivação na abertura de um negócio (BAGGIO; BAGGIO, 2015).
Fonte: adaptado de: BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 25-38, jan. 2015. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistasi/article/view/612. Acesso em: 11 ago. 2023.
Considerando as informações apresentadas, julgue a alternativa correta:
A
O empreendedorismo por necessidade tem sua origem na identificação de uma oportunidade de negócio e consequentemente a criação de uma nova empresa voltada para exploração de atividade econômica identificada.
B
O empreendedorismo independente envolve o desenvolvimento de novos produtos e serviços em uma empresa que já atua no mercado.
xC
O empreendedorismo social envolve a criação de serviços e produtos que têm um impacto positivo na sociedade e envolve a intermediação de comunicação entre comunidade, governo e setor privado.
D
O empreendedorismo por oportunidade é motivado pela ausência de uma fonte de renda, situação de ausência de emprego e o(a) empreendedor(a) busca no empreendedorismo uma fonte de renda.
2 Startups brasileiras estão desbravando o mercado externo oferecendo soluções tecnológicas inovadoras, algo que faz parte da cultura nacional, de grande criatividade. Entretanto, o processo de internacionalização envolve burocracias, algumas barreiras comerciais que exigem um conhecimento prévio e um preparo por parte dos empresários. Nessa área, tamanho não é documento pois não há qualquer impedimento quanto ao porte das empresas que desejam iniciar o processo de expansão internacional. Se a empresa oferecer produtos ou serviços atrativos e diferenciais e estiver bem estruturada em seus processos, a internacionalização pode ocorrer sem grandes problemas, mas é preciso se preparar (SEBRAE, 2023).
Fonte: SEBRAE. Startups brasileiras oferecem soluções inovadoras no mercado externo. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/mBIY0. Acesso em: 24 jan. 2024.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir: 
I. A gerência estimula a inovação e as ideias disruptivas.
II. As equipes são pequenas com foco nas oportunidades e inovação. 
III. As empresas podem passar por várias rodadas de aportes financeiros.
IV. As empresas dessa modalidade de negócio são sempre de base tecnológica.
É correto o que se afirma em:
A
I, II, III e IV.
X B
I, II e III, apenas.
C
II e IV, apenas.
D
III e IV, apenas.
3 Depois de mais de dois anos de pandemia, um traço da economia brasileira se tornou evidente: a informalidade. A informalidade já vinha crescendo nos últimos anos e, ainda que a sua taxa possa flutuar ao longo do tempo, a informalidade tem se tornado cada vez mais a regra no país após a pandemia. A presença da informalidade não é algo recente ou inusitado.  O crescimento econômico é apontado como uma das condições mais importantes para diminuição da informalidade. Quando a atividade econômica está aquecida, tanto as unidades produtivas quanto os empregados encontram condições mais propícias para o estabelecimento de atividades comerciais e ocupações formais. A informalidade de um país não resulta de processos naturais, acidentais ou da ação intencional individual. Ela é parte de um processo em que a geração de riqueza e o desenvolvimento da economia gera, entre outras desigualdades, um déficit de oportunidades de trabalho e renda. Diante disso, as pessoas atingidas vão construir suas próprias estratégias para garantir seus meios de vida e, para tanto, muitas vezes são levadas a recorrer à informalidade (VAHDAT, 2022).
Fonte: adaptado de: VAHDAT, V. S. et al. Retrato do Trabalho Informal no Brasil: desafios e caminhos de solução. São Paulo: Fundação Arymax, B3 Social, Instituto Veredas, 2022. 
A partir do texto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
I. A informalidade impacta diretamente na arrecadação tributária de um país.
II. O crescimento econômico é apontado como um dos principais elementos que gera a informalidade.
III. A pessoa escolher por vontade própria trabalhar com negócios é uma das características que resultam na informalidade. 
É correto o que se afirma em:
A
III, apenas.
B
I, apenas.
C
II e III, apenas.
X D
I e II, apenas.
4 Design thinking é uma metodologia que busca promover a inovação e a criatividade no processo de criação de soluções para os problemas dos clientes. Ela tem como principal objetivo entender as necessidades dos usuários e criar soluções inovadoras e eficazes para atendê-las. A metodologia é baseada em cinco fases: empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. Na fase de empatia, o foco é na compreensão das necessidades e desejos dos usuários, por meio de entrevistas, pesquisas e observações. Na fase de definição, as informações coletadas são analisadas para definir o problema central que precisa ser resolvido. Na fase de ideação, a equipe gera diversas ideias e soluções, sem julgamentos ou críticas. Na fase de prototipagem, a partir de um modelo descomplicado são criadas estratégias para testar a solução, como funcionaria (ou não) na prática. E na fase de teste, o protótipo é testado com os usuários para verificar se a solução é eficaz e se atende às necessidades identificadas (BROWN, 2010).
Fonte: adaptado de: BROWN, T. Design Thinking: inovação em negócios. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Considerando o texto exposto e a fase da metodologia Design Thinking onde é criado um protótipo simples para testar a solução, assinale a alternativa correta:
A
Fase de teste.
B
Fase de ideação.
C
Fase de definição.
X D
Fase de prototipagem.
5  J.P. Guilford foi um renomado psicólogo americano que, em meados do século XX, revolucionou o estudo da criatividade ao propor a existência de diferentes tipos de pensamento. De acordo com Guilford, o pensamento divergente é aquele que é responsável pela geração de ideias novas e diferentes. O pensamento divergente é considerado uma habilidade cognitiva essencial para a criatividade, pois permite que o indivíduo seja capaz de encontrar novas perspectivas e soluções para problemas. Diferentemente do pensamento convergente, que busca encontrar uma resposta correta para um problema, o pensamento divergente é caracterizado pela geração de múltiplas respostas possíveis, que podem ser originais e surpreendentes. Segundo Guilford, a criatividade é um processo que envolve a combinação de diferentes habilidades cognitivas, incluindo o pensamento divergente. Além disso, ele propôs que a criatividade é um traço de personalidade que pode ser desenvolvido por meio de treinamento e prática. Essa teoria contribuiu para mudar o entendimento de que a criatividade era um dom inato e não podia ser ensinada (GUILFORD, 1967).
Fonte: adaptado de: GUILFORD, J. P. The Nature of Human Intelligence. New York: McGraw-Hill, 1967.
Considerando o texto exposto, sobre o empreendedorismo, a criatividade e o principal responsável pela geração de ideias criativas, analise as afirmativas a seguir:
I. O seguimento de um único meio de resolução para o problema.
II. A criatividade inata de alguns indivíduos e a ausência do tempo para criação.
III. O pensamento divergente, integrado ao uso de metodologias como o design thinking.
É correto o que se afirma em:
X A
III, apenas.
B
I e II, apenas.
C
I, apenas.
D
II e III, apenas.
6 Como uma atividade importante para economia de todo país, o empreendedorismo é estimulado pela administração pública pelo seu potencial em desenvolvimento de soluções, empresas e postos de trabalho. Contudo, na essência da atividade empreendedora, a criatividade pode ser um poderoso instrumento para inovação (CORCINO et al., 2022).
Fonte: adaptado de: CORCINO, K. F. et al. Impact of financial education on the entrepreneurial motivation of micron and small entrepreneurs in Camaragibe-PE. Research, Society and Development,[S.l.], v. 11, n. 17, p. e26111738418, 2022.
Com base no exposto, considerando a forma como a criatividade pode auxiliar o empreendedor na criação e gestão de um negócio, assinale a alternativa correta:
A
A criatividade pode ajudar a desenvolver uma nova estratégia de vendas reservada ao marketing feito de forma presencial.
X B
A criatividade ajuda o(a) empreendedor(a) a achar novas maneiras econômicas de contratação de serviços e isto pode resultar positivamente nas finanças da empresa.
C
A criatividade pode ajudar a desenvolver apenas novos processos na gestão do cotidiano da empresa, enquanto os produtos precisam ser desenvolvidos mediante uso de exemplos já existentes no mercado.
D
A criatividade possui uma participação bastante limitada no auxílio ao empreendedor no desenvolvimento de um novo produto ou serviço que esteja à frente da concorrência.
7 O planejamento é uma estratégia poderosa que busca estabelecer um ponto futuro desejado e as atividades e processos atuais que conduzirão a alcançá-lo. O planejamento nas empresas é crucial para definir caminhos, prever crises, otimizar o uso de recursos, embasar decisões e promover o monitoramento e controle do desempenho organizacional. Ele contribui para a eficiência, eficácia e sustentabilidade dos negócios, possibilitando um crescimento mais sólido e consistente. 
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir:
I. O planejamento contribui para obter bons resultados com uma recorrência concreta.
II. O planejamento nas empresas é crucial para definir direcionamentos e antecipar desafios.
III. O planejamento é uma estratégia que determina um ponto a ser atingido e as atividades presentes para conquistar os resultados.
IV. O planejamento é ineficaz para o processo decisório, pois tem a função de promover o monitoramento e controle do desempenho organizacional e a ação compete ao líder somente.
É correto o que se afirma em:
A
II, III e IV, apenas.
X B
I, II e III, apenas.
C
II e III, apenas.
D
I e IV, apenas.
8 Um estudo realizado pelo Sebrae, utilizando dados da PNADC trimestral (2012 a 2020), mostra que, no quarto trimestre de 2020, havia cerca de 27,2 milhões de “donos de negócios” (empregadores + conta própria) no Brasil, sendo que 8,8 milhões afirmavam ter CNPJ (32%) e 18,4 milhões não o possuíam (68%) (SEBRAE, 2023).
Fonte: adaptado de: SEBRAE. Empreendedorismo informal no Brasil. 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/DXY36. Acesso em: 24 jan. 2024.
Considerando os indivíduos dos 68%, analise as afirmativas a seguir: 
I. Eles descumprem a legislação.
II. Eles promovem a concorrência desleal.
III. Eles não recolhem impostos diretamente.
IV. Eles diminuem a possibilidade de conseguir crédito.
É correto o que se afirma em:
A
II e IV, apenas.
X B
I, II, III e IV.
C
III e IV, apenas.
D
I, II e III, apenas.
9 O objetivo primordial de qualquer organização é maximizar o retorno sobre o capital investido, utilizando ferramentas disponíveis para se destacar entre os concorrentes, conquistando maiores margens e participações de mercado. No entanto, com as transformações de natureza global, além dos fatores econômicos e estruturais, surgem novas responsabilidades para as empresas, relacionadas às questões ambientais e sociais. Para contribuir com a sustentabilidade, as organizações devem ajustar seus processos produtivos, quando necessário, para tornarem-se ecologicamente sustentáveis. Isso implica na construção de sistemas de produção que não causem impactos negativos e, idealmente, que contribuam para a recuperação de áreas degradadas. Além disso, as empresas podem oferecer produtos e serviços que promovam a melhoria do desempenho ambiental dos consumidores e clientes da indústria (ARAÚJO et al., 2006).
Fonte: adaptado de: ARAÚJO, G. C. et al. Sustentabilidade empresarial: conceito e indicadores. Anais [...]. In: Congresso Virtual: III CONVIBRA, v. 3, p. 70-82, 2006. Disponível em: https://web.archive.org/web/20180425181003id_/http://www.convibra.com.br/2006/artigos/61_pdf.pdf. Acesso em: 5 dez. 2023.
Considerando o conceito de sustentabilidade, julgue a alternativa correta:
A
A sustentabilidade e o crescimento empresarial jamais podem coincidir.
X B
A sustentabilidade é um requisito da economia circular.
C
A sustentabilidade é presente em todo tipo de empreendimento.
D
A sustentabilidade apenas é possível após o negócio estar maduro, pois demanda muito investimento.
10 O estágio inicial de um empreendimento é frequentemente o mais desafiador, dada a escassez inicial de recursos financeiros, pessoal, tecnologia e processos. No início de suas operações, a empresa depende fortemente do empreendedor, exigindo sua atenção concentrada. Nesse contexto, a preparação e a qualificação do empreendedor desempenham um papel crucial, influenciando diretamente suas chances de sucesso (GONÇALVES, 2020).
Fonte: adaptado de: GONÇALVES, V. Educação para o empreendedorismo e tecnologias associadas. Pedagogias Digitais no Ensino Superior, v. 8, p. 169-183, 2020. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/21800. Acesso em: 11 ago. 2023.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Superar limitações financeiras requer a definição de uma rota a ser seguida através de um planejamento.
II. Desenvolver a criatividade será fundamental para a execução de processos e maneiras criativas para superar desafios e barreiras limitadoras.
III. Qualificar empreendedores amplia o campo de conhecimento e atuação de empresários(as) fazendo com que tome atitudes e decisões corretas.
IV. Usar estratégias e instrumentos que podem auxiliar empreendedores na superação de barreiras irá requerer o desenvolvimento de competências como análise e reflexão sobre o ambiente interno e externo do negócio.
É correto o que se afirma em:
 X A
I, II, III e IV.
B
II e IV, apenas.
C
III e IV, apenas.
D
I, II e III, apenas.

Continue navegando