Buscar

Aula inaugural Biomedicina

Prévia do material em texto

Introdução ao Diagnostico por imagem 
Prof.(a). Esp. Maria Fernanda Godoy Costa 
É o estudo dos órgãos e sistemas do corpo humano através das diversas modalidades de exames de imagem, dentre as quais se destacam a radiologia convencional (raios X, radiografia simples ou contrastada), mamografia, ecografia ou ultrassonografia, densitometria óssea, tomografia, ressonância magnética, angiografia e arteriografia, medicina nuclear.
2
Diagnostico por Imagem:
Regularização:
Considerando, a necessidade de normatizar a Habilitação de imagenologia, radiologia, biofísica, instrumentação médica, dos Biomédicos em estabelecimentos inerentes às suas atividades;
Qual a Lei que regulamenta o exercício do biomédico na imaginologia?
78/2002 do Conselho Federal de Biomedicina apenas explicitam a Lei nº. 6.684/79 e o Decreto nº. 88.439/83, uma vez que somente regulamentam as condições para o exercício das práticas de Radiologia e Imaginologia, com exclusão da interpretação, permitidas pela lei
3
Atuação do Biomédico 
“O Biomédico na área de Radiodiagnóstico e Radioterapia terá oportunidade de trabalhar em Hospitais, Clínicas e Laboratórios de imagem.”
4
Conduta profissional:
PRÉ-REQUISITOS
Anatomia 
Patologia 
Fisiologia 
Princípios físicos dos equipamentos 
Teste de controle de qualidade 
Formação de imagem 
Protocolos de aquisição 
Processamento de imagens
5
Principais áreas de atuação do Biomédico imaginologista é no manuseio de:
Aparelhos de raios-X; 
Medicina Nuclear; 
Mamografia; 
Tomografia Computadorizada; 
Ressonância Magnética;
Medicina nuclear; 
Radioterapia; 
Dentre outros.
6
O Biomédico também poderá atuar na parte comercial onde irá executar vendas de equipamentos.
CARGA HORÁRIA
A carga horária do Biomédico não deverá exceder a jornada de 36 HORAS SEMANAIS.
A jornada de trabalho de um técnico em Radiologia é de 24 horas semanais, sendo assim, ele deve trabalhar 4 horas por dia.
7
Media salarial 
Segundo a Catho, site de busca de empregos, houve um crescimento na procura por profissionais de Radiologia de 732% em 2020, o que revela a boa empregabilidade da área, que costuma ter carga horária de 24 horas semanais, permitindo que o profissional tenha mais de um emprego. Em relação à remuneração, a média salarial é de R$ 3 mil mensais.
O mercado de trabalho também mostra ampliação de vagas na área de Sistemas Biomédicos, com carga horária semanal de 44 horas e média salarial de R$ 3,7 mil mensais,
8
RESSONANCIA MAGNÉTICA:
O Biomédico poderá operar equipamentos de Ressonância Magnética, criar e definir protocolos de exame, atuar nas áreas de Ressonância Magnética Funcional, ATUAR NA ADMINISTRAÇÃO DOS MEIOS DE CONTRASTE, realizar entrevista e avaliação prévia do paciente, para fins especificas da atividade, promover a definição e troca de bobinas nos procedimentos, atuar no pós-processamento de imagens, documentar exames, gerenciar sistemas de armazenamento e manipulação de informação para o diagnóstico por
imagem e terapia, atuar nas diversas atualizações tecnológicas em Ressonância Magnética, atuar no segmento de informática médica, atuar na área de pesquisa utilizando a Ressonância Magnética, exercer função administrativa no departamento de diagnóstico por imagem e terapia, MANIPULAR BOBINAS ENDO-CAVITÁRIAS DESDE QUE COM SUPERVISÃO MÉDICA, atuar no seguimento de aplicação nas empresas vendedoras de equipamentos e insumos voltados à Ressonância Magnética. (Redação do parágrafo dada pela Resolução CFBM Nº 234 DE 03/12/2013).
9
O Biomédico poderá operar equipamentos de Tomografia Computadorizada, criar e definir protocolos de exame, administrar os meios de contraste, realizar entrevista e avaliação prévia do paciente, para fins específicos da atividade, realizar pós-processamento de imagens médicas, documentar exames, gerenciar sistemas de armazenamento e manipulação de informação para o diagnóstico por imagem e terapia, atuar nas diversas atualizações tecnológicas em Tomografia Computadorizada, atuar no segmento de informática médica, atuar na área de pesquisa utilizando a Tomografia Computadorizada, exercer função administrativa através de coordenação, supervisão e gestão no departamento de diagnóstico por imagem e terapia, atuar no seguimento de aplicação para clientes nas empresas fabricantes de equipamentos e insumos voltados à Tomografia Computadorizada. (Redação do parágrafo dada pela Resolução CFBM Nº 234 DE 03/12/2013).
10
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA:
DENSITOMETRIA OSSEA
O biomédico poderá operar equipamentos de Densitometria Óssea, realizar entrevista e avaliação prévia do paciente e compor história clínica do paciente, para fins específicos da atividade, processar as imagens e documentar exames de densitometria óssea, exercer função administrativa no departamento de diagnóstico por imagem e terapia, atuar no seguimento de aplicação e treinamento para as empresas fabricantes de equipamentos e insumos voltados à Densitometria Óssea. (Redação do parágrafo dada pela Resolução CFBM Nº 234 DE 03/12/2013).
11
ULTRASSONOGRAFIA
O biomédico poderá operar equipamentos de Ultrassonografia SOB SUPERVISÃO MÉDICA, atuar no seguimento de aplicação nas empresas vendedoras de equipamentos e insumos voltados à Ultrassonografia.
12
O biomédico poderá operar equipamentos de Medicina Nuclear, PET/CT e PET/RM, realizar estudos "in vivo" e "in vitro" e AUXILIAR O MÉDICO NOS PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS, definir protocolos de exame, realizar os procedimentos da radiofarmácia.
13
MEDICINA NUCLEAR:
Breve história da Imagenologia
Com a invenção do raio-X em 1895, a Imagenologia se restringia às radiologias simples e contrastadas. Porém, a partir de meados da década de 70, houve um grande progresso na área, com os conceitos da tomografia computadorizada, angiografia convencional e medicina nuclear. Desde o ano 2000, exames como o PET Scan começaram a se popularizar, trazendo novas perspectivas e mudanças nos procedimentos de captura de imagens.
14
RETROSPECTIVA HISTÓRICA
• 8 de Novembro de 1895: Wilhelm Conrad
Roentgen “descobre”, por acaso, os Raios X.
• 22 de Dezembro de 1895: primeira chapa
radiográfica.
• Nota oficial da descoberta: 23 de Janeiro de 1896.
• 1º Físico a Receber o Nobel, em 1901
15
O primeiro Raio X foi disparado em 22 de dezembro de 1895. Naquele dia, Roentgen pôs a mão esquerda de sua esposa Anna Bertha na chapa de vidro, com filme fotográfico, assim deu inicio a radiação, por cerca de 20 minutos.
16
Casal Curie 
Em 1898, Pierre e Marie Curie anunciam a descoberta do Polônio e
do Rádio, respectivamente.
• Vistos com reservas pela academia científica, após 4 anos de árduo
trabalho obtiveram 1 DECIGRAMA de Rádio, e determinam sua
massa atômica: 226.
• A ação sobre o CÂNCER foi testada por Pierre e os Professores
Charles Bouchard e Balthasard.
• Em 1911 Marie recebe o 2º Nobel! desta vez de Química. Morre em
1934, de Câncer.
• Sua filha lrène Curie e seu marido, Fréderic Joliot, recebem o Nobel
de Química em 1935 pela criação de novos elementos radioativos
(artificiais).
17
Dica de filme: 
18
A RADIOPROTEÇÃO
As Radiações podem ser perigosas e
provocar danos à saúde das pessoas. Sendo
assim, seu uso deve ser justificado, em áreas
distintas nas quais outras tecnologias não
possam cumprir o papel desejado. Além de
tudo, lidar com elas implica na tomada de todos
os cuidados e precauções necessários ao uso de
toda e qualquer radiação ionizante.
19
20
Atividade 01 (Pesquise)
1.1 Sobre Biossegurança com Radioatividade, cite os principais EPIS e EPCS.
1.2 Qual provável motivo de morte de Marie Curie. O câncer pode estar relacionado com a radioatividade. Justifique.
Como a radiação mata:
https://www.youtube.com/watch?v=xFxRQdb1s5c
21
Chernobyl
O acidente de Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986, quando o reator 4 da usina nuclear de Chernobylexplodiu e lançou material radioativo na atmosfera.
22
Acidente com césio-137 em Goiânia
"O acidente com césio-137 que ocorreu em Goiânia, no ano de 1987, é o maior acidente radiológico do mundo. Dados oficiais apontam a morte de quatro pessoas em decorrência da exposição aguda ao elemento.”
O césio-137 foi retirado de um aparelho radiológico abandonado do antigo Instituto Goiano de Radiologia que posteriormente foi vendido a um ferro-velho. A partir daí, seu brilho azul fez com que ele se tornasse uma atração para diversos moradores da cidade. Aos poucos, contudo, eles perceberam o quão nocivo aquilo era, necessitando-se de rígidos protocolos de tratamento e de descarte da amostra radioativa.
23
Césio 137
Reportagem fantástico: https://www.youtube.com/watch?v=VUHLS1WL6FM
Filme:
 https://www.youtube.com/watch?v=H_MIihflZLA
24
Entendendo as radiações:
Ocorre a nível atômico. Ao atravessarem um material, estas radiações transferem energia para as partículas que forem encontradas em sua trajetória.
25
“A interação das radiações ionizantes com a matéria consiste na
transferência de energia da radiação para o meio irradiado.”
Emissão radioativa:
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
26
Como a radiação pode ser classificada?
De acordo com sua capacidade de interagir com a matéria, as radiações são classificadas em ionizantes, não ionizantes e eletromagnéticas
27
28
Emissão radioativa:
Emissão Alfa: Partículas positivas, radiação lenta e pequeno poder de penetração.
Emissão Beta: Partículas negativas, emissão em alta velocidade e poder de penetração médio
Emissão Gama: Ondas eletromagnéticas, não apresenta carga e possui maior poder de penetração
29
30
Considerando que as moléculas biológicas são constituídas,
principalmente, por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, os elétrons que provavelmente serão arrancados de um átomo, no caso de irradiação de um ser vivo, serão elétrons de átomos destes elementos.
31
32
Em um tubo de raios catódicos, o cátodo, após ser aquecido pela passagem de corrente elétrica, libera elétrons com alta velocidade. Esses elétrons são fortemente atraídos pelo ânodo, no qual acabam colidindo-se, como é possível observar no esquema:
33
Como são produzidos os raios X?
Conceitos:
Cátodo: Cátodo é o polo negativo do tubo de onde são emitidos os elétrons através de um filamento de tungstênio e que passa uma corrente elétrica e aquece o filamento, facilitando a emissão de elétrons por emissão termiônica.
Ânodo: Ânodo é a parte positiva do tubo de raios x e, portanto,  tem que ser de um material com alto ponto de fusão e de número atômico elevado para aumentar a probabilidade da produção de raios-x, pois esse é originado com a interação dos elétrons emitidos do cátodo e os elétrons do alvo.
34
Qualidade da Imagem
Dependendo da região que se vai radiografar, tirar o raio x, combina-se a intensidade da corrente no filamento, que é dado em miliampéres ( m A ) o tempo de exposição e a tensão entre os polos em Kilovolts (KV) para que a radiografia sai com uma boa imagem.
35
Responda:
 Há pouco mais de 100 anos, Ernest Rutherford descobriu que havia dois tipos de radiação, que chamou de α e β. Com relação a essas partículas, podemos afirmar que:
a) as partículas β são constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons.
b) as partículas α são constituídas por 2 prótons e 2 elétrons.
c) as partículas β são elétrons emitidos pelo núcleo de um átomo instável.
d) as partículas α são constituídas apenas por 2 prótons.
e) as partículas β são constituídas por 2 elétrons, 2 prótons e 2 nêutrons.
36
Referências: 
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Lei nº 9.782, de 26 de Janeiro de
1999. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br. Acesso em: 13 set. 2022.. Pareceres
ABRAFIDEF. [S.l.]: ABRAFIDEF, [20--]. Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional. Disponível em: http://www.abrafidef.org.br/pareceres-abrafidef. Acesso em: 29 out. 2020.
BORGES, F. S. Dermato-funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Phorte, 2010.
COFFITO.Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional- COFFITO N 394 de 03.08.2011. https://www.coffito.gov.br
GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos,
recursos, patologias. São Paulo: Manole, 2004.
KAMIZATO, K. K; BRITO, S. G.Técnicas estéticas faciais. São Paulo: Érica, 2014.
SBD. LINFATICO https://sbacvsp.com.br/linfedema Acessado em: 12/02/2023
37
image1.jpg
image2.jpg
image3.jpg
image4.jpg
image5.jpg
image6.jpg
image7.jpg
image8.JPG
image9.png

Continue navegando