Buscar

P1 BIOQUÍMICA

Prévia do material em texto

P1 E-LEARNING
 Avaliação E-learning
Informações sobre a P1
	Curso: Biomedicina
	Turma:  3º
	Turno: Matutino
	Disciplina: Bioquímica
	Data: 15.06.20
	Prova: P1
	Professor: Jonas Sanches 
	
	
	Aluno(a):
	
	
1. Instruções para Avaliação:
	
	TEMPO
	TÓPICO
	DETALHES
	TECNOLOGIA E MATERIAIS
	ABERTURA
	8h 20 min.
	Abertura
	Disponibilização das questões no ambiente virtual de aprendizagem pelo professor.
	Google Classroom
	
	8h 25 min.
	Contextualização
	O professor estará presente na Plataforma ZOOM para iniciar a realização da avaliação, contextualizará as questões problema e as habilidades e competências a serem alcançadas.
A prova terá peso total de: até 8 pontos.
Problemas de conexão e/ou tecnológicos, sempre que possível, deverá comunicar imediatamente tutor pelo meio a que tiver acesso no momento.
	Plataforma Zoom
	APLICAÇÃO DA PROVA
	8h 30 min. às 11h 40 min.
	Realização da Avaliação
	As respostas deverão ser fundamentadas e primar pela clareza, coesão, coerência. Esses elementos serão considerados na atribuição da pontuação de cada questão.
O professor deverá estar presente como anfitrião da sala na Plataforma Zoom, enquanto durar a avaliação, para sanar quaisquer dúvidas e conferir Ata de Presença no Google Classroom.
	Google Classroom
Plataforma Zoom
	FECHAMENTO
	11h 50min.
	Encerramento
Envio das respostas
	O professor deverá informar a turma a finalização do tempo de realização da prova.
A prova deverá ser enviada respondida na Plataforma Google Classroom ao fim do horário da disciplina, excetuando-se os casos previamente sinalizados a coordenação de curso ou professor.
	Google Classroom
Após a Prova: 
O professor deverá fornecer feedback avaliativo, até 01 (uma) semana após a realização da prova, no Google Classroom, sobre desempenho dos alunos, e lançar as notas no sistema acadêmico, até 48 horas após o feedback, exceto nas provas substitutivas e finais.
2. Objetivos da Aprendizagem/Habilidades e Competências Avaliadas
1.	Compreender e aplicar as legislações pertinentes ao âmbito de atuação farmacêutica.
2.	Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais.
3.	Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética.
3. Questões
1) João, um senhor de 50 anos de idade, precisou fazer “exames de sangue” e recebeu a recomendação de proceder um jejum de 8 a 12 horas. Fez sua última refeição as 20h e no dia seguinte estava as 7h da manhã no laboratório para a realização de coleta de sangue. Analisando o estado do Sr João as 7h da manhã, pergunta-se (1,5 pontos):
a. Qual hormônio e qual sua resposábilidade metabólica (caminho metabólico, transportadores) no estado alimentado do Sr joão? 
b. Qual hormônio e qual sua resposábilidade metabólica (caminho metabólico, transportadores) no estado de jejum do Sr joão? 
2) Amanda, 28 anos, procurou atendimento nutricional por estar apresentando distensão abdominal, náuseas, diarreia e perda involuntária de peso com maior frequência no último mês. Após consulta, foi constatada uma provável intolerância à lactose e frutose. Analisando o caso acima, pergunta-se (1,5 pontos):
a. Explique como são as alterações enzimáticas nas duas situações acima.
b. Se a ligação glicosídica for hidrolisada nas situações citadas acima, quais são os nomes dos monossacarídeos produzidos?
3) Para realizar quase todas as tarefas que nosso corpo necessita para a nossa sobrevivência ou para que possa realizar uma ação do nosso comando (movimentos e exercícios) é necessário um gasto de energia. Esta energia é proveniente da molécula de ATP produzida, por exemplo, a partir da oxidação da glicose nas células. Analisando o caso acima, pergunta-se (1,5 pontos):
a. Qual a produto dessa oxidação, no citosol?
b. Esse produto dependendo do estado celular pode seguir quais caminhos metabólicos?
4) Uma classe de lipídios é o principal constituinte de nossas membranas celulares. Nossas membranas celulares existem como bicamadas, e esses lipídeos são capazes de formar essas bicamadas porque possuem componentes hidrofílicos e hidrofóbicos. Analisando o caso acima, pergunta-se (1,5 pontos):
a. Qual a classe desses lipídeos?
b. Quais são esses componentes hidrofílicos e hidrofóbicos?
c. Explique o termo usado para definir essa qualidade?
5) (2 pontos) A oxidação de ácidos graxos em diabetes não controlado. Quando o acetil-CoA produzido durante a b-oxidação no fígado excede a capacidade do ciclo do ácido cítrico, o excesso de acetil-CoA forma corpos cetônicos – acetona, acetoacetato e D-b-hidroxibutirato. Isso ocorre em diabetes grave não controlada: já que os tecidos não podem usar glicose, eles oxidam grandes quantidades de ácidos graxos. Apesar de acetil-CoA não ser tóxico, a mitocôndria deve desviar o acetil-CoA em corpos cetônicos. Quais são os possíveis problemas da utilização desta via por um longo prazo?
Revisão: 02 Data: 03.06.2020

Continue navegando