Buscar

PEER CITOPATOLOGIA ONCÓTICA

Prévia do material em texto

PEER CITOPATOLOGIA ONCÓTICA
1. Características das lesões invasivas: as lesões invasivas surgem por conta de células que tiveram algum problema na sua proliferação/crescimento, fazendo com que tenham um crescimento descontrolado, dessa forma secretam até mesmo substâncias químicas que fazem com que adentrem ao tecido normal.
2. Metástases tumorais: as calcificações metastáticas consistem no enrijecimento de tecidos moles, resultante da deposição de cálcio sérico.
3. Tumores benignos possuem taxa de proliferação aumentada e se assemelha ao tecido adjacente, não se disseminam entre tecidos adjacentes. Tumores malignos possuem uma taxa de proliferação ainda maior e têm capacidade de invasão no tecido normal e metastatização.
4. Agentes oncopromotores: agentes que transformam uma célula normal em célula maligna, de forma lenta e gradual. Exemplos: luz solar, alimentação e tabaco.
5. Características de melanoma: pintas ou manchas escurecidas de crescimento progressivo com mudanças de cor ou formato.
6. Características do carcinoma basocelular: lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente.
7. Características do carcinoma espinocelular: lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam há mais de 6 semanas.
8. Características das células tumorais:
I. Invasidade: possuem uma capacidade maior de adentrar ao tecido normal.
II. Alterações morfológicas: células arredondadas com membranas mais fluidas
III. Citoplasma indiferenciado: organelas mal desenvolvidas.
IV. Propriedades imunológicas diferentes: antígenos tumorais na membrana da célula.
9. Processo de carcinogênese
I. Estágio de iniciação: células sofrem efeitos de agentes carcinógenos, mas não é possível detectar um tumor clinicamente.
II. Estágio de promoção: sofrem efeitos dos oncopromotores e é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual.
III. Estágio de progressão: agentes oncoaceleradores e o câncer já está instalado.

Continue navegando