Buscar

DISSERTAÇÃO POLITICAS PUBLICAS

Prévia do material em texto

1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
	
	
	Nome: Antonio Victor Pereira do Nascimento
	
	Nota:
Preenchimento do Professor
	Disciplina: Políticas Públicas Em Saúde e Epidemiologia
	
	Período: 3º Período de Biomedicina
	Matrícula: 002-020755
	
	
2. INSTRUÇÕES			
	
	
	1.
	A dissertação de case deve responder à mesma pergunta principal
	2.
	O texto deve ter entre 20 e 30 linhas.
	3.
	A dissertação argumentativa deve conter os seguintes elementos: 
-Apresentação da tese/opinião, correlacionando-a ao caso.
- Fundamentação (desenvolvimento): O aluno deve apresentar os distintos argumentos debatidos em sala de aula, desconstruir os argumentos contrários ao (s) seu (s) e fundamentar seu posicionamento.
- Decisão (conclusão): É o desfecho a ser apresentado para o caso (solução/posicionamento).
	4.
	O texto deve ser escrito em fonte Calibri 11, ter espaçamento justificado, espaço entrelinhas de 1,5 e recuo de primeira linha.
	5.
	É obrigatória a atribuição de título à dissertação. 
	6.
	A dissertação vale 3,0 (três) pontos.
3. DISSERTAÇÃO
	
	
O Aquecimento Global e suas consequências
O aquecimento global é um tema recorrente nos dias de hoje, uma vez que as indústrias utilizam combustíveis fósseis para gerar energia, a agropecuária libera gases destruidores da camada de ozônio, que por consequência aumentam a temperatura da Terra. Várias pessoas e entidades entraram na luta contra o agravamento dessa complicação climática, inclusive uma ativista sueca chamada Greta Thunberg, a qual foi cotada para o prêmio Nobel da Paz.
Por definição, aquecimento global é o aumento da temperatura da superfície da terra e da atmosfera, sendo intensificado por atividades humanas. As consequências dessa mudança climática são desastrosas, tanto para o Meio Ambiente quanto para a população humana, uma vez que a poluição pode aumentar o índice de doenças como viroses até moléstias cardíacas. Além disso, há a possibilidade de que infecções respiratórias também apareçam com mais frequência.
Dessa forma, fica claro, que medidas mitigatórias são necessárias para tratar o aquecimento global, como no setor de transportes. Isso se dá porque os gases lançados na atmosfera pelos veículos intensificam o efeito estufa, automóveis que utilizam energia renovável devem ser aderidos em detrimento dos que funcionam a partir de combustíveis fósseis. A partir disso, as pessoas apresentarão menos problemas respiratórios, como asma e câncer de pulmão, além de favorecer o meio ambiente, obviamente.
Logo, campanhas, palestras e atitudes que podem ser consideradas simples, o aquecimento global deve ter seus efeitos reduzidos. Porém, a maior intensificadora do problema de mudança climática é a indústria, e deveria partir dela a intenção de salvar a Terra, não é apenas uma alteração na temperatura do planeta, mas sim um conjunto de consequências desastrosas. 
Todas essas medidas se enquadram no 1º Nível de Atenção à Saúde, já que são formas de prevenção e intervenções para promoção de saúde. Se a questão do aquecimento global for contornada, não haverá a necessidade de adentrar em outros Níveis de Atenção à Saúde, os deixando para questões mais graves e urgentes da população.

Continue navegando