Buscar

MANUAL 2024

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS CRECHES GERENCIADAS PORORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL 2024
CRECHES PRÉDIOS PÚBLICOS E PRIVADOSTERMOS DE COLABORAÇÃO 2024PERÍODO DE VIGÊNCIA: De 29/01/2024 até 26/12/2024(3 PARCELAS)
EQUIPE
 COORDENADOR FINANCEIRO -SME –
Thaís Cristina Pereira Cavalcante -Coordenadora
 GERENTE DA CÉLULA DEPRESTAÇÃO DE CONTAS –Nancy Lorena Vasconcelos
 RESPONSÁVEL CRECHES:Suziene Holanda
CONTATOS : 3459-5907/3459-7221
e-mail: cepccreches4@gmail.com
 ANALISTAS: CECÍLIA PEREIRA
AMILTON NASCIMENTO
BEATRIZ OLIVEIRA
CERILENE CARNEIRO
JOELMA HIGINO
GABRIEL CAVALCANTE
MATHEUS DE ATHAYDE
SAYANE ALENCAR
SOCORRO NEGREIROS
TATIANA MARA
 APOIO: MAGNUN LOURENÇO
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
1. INTRODUÇÃO
A Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF amplia o serviço de creches, comgerenciamento comunitário, a fim de promover o bem-estar e o desenvolvimento integral dacriança na faixa etária de 1 a 3 anos.
O município repassa os recursos financeiros para o Fundo Municipal de Educação –FME que, através da Secretaria de Finanças - SEFIN, encaminha-os para as contas dasentidades que gerenciam as creches parceiras.
A PMF apresenta estas orientações de aplicação e prestação de contas pelas seguintesrazões:- os recursos liberados às diferentes creches são oriundos da prefeitura municipal defortaleza, portanto, trata-se de dinheiro público;- a prefeitura tem que prestar contas de como foram distribuídos os recursos entre asentidades, de como e quanto cada entidade gastou os recursos liberados e, por fim, se osrecursos estão sendo utilizados de acordo com o termo de colaboração e o plano de trabalho,aos seguintes órgãos:- à Câmara Municipal de Fortaleza, todos os anos, sobre a execução de seu orçamento;e, - ao tribunal de contas do Estado.
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
2. O MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL - LEI13.019/2014.
Estabelece um novo regime jurídico das parcerias entre a administraçãopública e as organizações por meio de novos instrumentos jurídicos: Termode Fomento e Termo de Colaboração , no caso de parcerias com recursosfinanceiros e o acordo de cooperação, no caso de parcerias sem recursosfinanceiros.
As Organizações da Sociedade Civil são entidades privadas sem finslucrativos, ou seja, que desenvolvem ações de interesse público e não têm olucro como objetivo.
Desde que observadas as normas gerais da lei, o município poderáestabelecer regulamentações próprias que atendam suas necessidades(IN.01/2021-CGM de 23/04/2021 e Decreto 14.986 do Gab.Prefeito de16/04/2021. continuação...
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
… continuação
Com a nova lei o planejamento passa a ser um aspecto essencial nasrelações de parceria e a etapa final de prestação de contas será oresultado lógico do bom cumprimento de todas as etapas do processo. Daía importância de apresentar um plano de trabalho por parcela. Coerente ede acordo com as orientações da COEPRO/SME.
Caso a entidade venha a ratear os custos com outra fonte definanciamento, deverá apresentar memória de cálculo que demonstre aparte paga pela parceria e a parte paga com outros recursos(ex:encargos sociais).
Ao final do exercício financeiro a prestação de contas deverá ser feitaatravés de plataforma eletrônica E-MROSC, que permita que qualquercidadão tenha acesso ao andamento das atividades e aos valores gastos.
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
3. CONDIÇÕES PARA O RECEBIMENTO DO RECURSO:
 Abertura de conta corrente específica, não sendo possível aproveitar contas de outras
parcerias (cadastro Coordenadoria Financeira - COFIN);
 Apresentação de plano de trabalho da parcela a receber de acordo com a plano de trabalho
anual da SME (COEPRO);
 Apresentar relatório de execução da parcela imediatamente anterior (COEPRO);
 Apresentação das certidões negativas da entidade por e-mail a COEPRO (tributos
municipais, débitos estaduais, conjunta da Receita Federal, FGTS e trabalhista/ art.34 da
lei 13.019/2014);
 Entregar a prestação de contas da parcela imediatamente anterior e estar adimplente com
as prestações de contas das demais parcelas analisadas (com todas as diligências
atendidas).
Exemplo: para a entidade receber o recurso da 3ª parcela, deverá entregar a prestação de
contas da 2ª parcela e concluir todas as pendências das parcelas anteriores;
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
4. AO RECEBER O RECURSO (EXECUÇÃO)Aplicar imediatamente o recurso (uma única aplicação financeira), no mercado financeiro doBanco do Brasil, em fundos de Renda Fixa de Curto Prazo ou na Poupança com resgate automático,conforme prazo de vigência do Termo de Colaboração.Realizar pesquisa de preços para a aquisição dos materiais descritos no plano de trabalhoaprovado pela COEPRO/SME, consultando os cartões do CNPJ das 3(três empresas) para verificaçãodo CNAE e se a empresa encontra-se em situação ativa para participação da concorrência. O cartão deCNPJ de todas as participantes deverá ser apresentado no processo de prestação de contas, comemissão no período da pesquisa de preços.Para que sejam considerados válidos, os orçamentos deverão conter a descrição de todos os itensdo plano de trabalho com quantidade, valor unitário e total, papel timbrado e/ou carimbo do CNPJ daempresa, assinatura do responsável(que deverá ser identificado Ex: gerente, vendedor, proprietário),data da emissão e validade da proposta. Deverão estar endereçados a entidade identificando tambémo nome da creche. Conferir cálculos e todas as informações antes de declarar o vencedor. Ressaltamosque os orçamentos a serem apresentados na prestação, como os demais documentos, devem serdigitalizados a partir do original, assinados de caneta azul de próprio punho ou com certificado digital daempresa, podendo ser solicitados os originais para conferência na SME.De posse dos três orçamentos, realizar a consolidação das pesquisas de preços, declarando ovencedor, que deverá apresentar as seguintes certidões negativas: FGTS, débitos estaduais e conjuntada receita federal. Lembramos que estas deverão estar válidas da data do orçamento à compra, sendonecessário verificar se as empresas participantes estão regulares no momento da pesquisa depreço(Verificar autenticidade nos sites indicados e encaminhar na prestação o comprovante deverificação da autenticidade). Caso haja prestação de serviços apresentar também a certidão detributos municipais (certidão ISS) e os respectivos recolhimentos de impostos sobre a nota fiscal(INSS/ ISS/alíquota varia de acordo com o tipo de serviço).
continuação...
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
… continuação
Com toda a documentação organizada pode-se efetuar a aquisição dos materiais oucontratação do serviço realizando transferência eletrônica para conta em nome daempresa com a mesma data do recibo padrão assinado e nota fiscal, que deverá seratestada pelo(a) coordenador(a) da creche. A nota fiscal deverá identificar a entidade e acreche contemplada(campo das observações).
No momento da transferência eletrônica imprimir comprovante de transferência oupagamento uma operação por vez para que cada comprovante tenha sua autenticação.NÃO serão aceitos comprovantes de agendamento, nem pagamentos anteriores ao fatogerador da despesa(nota fiscal).
As compras de materiais e as despesas com manutenção podem ser realizadas porparcela. Já a aquisição de gás deverá ser feita mês a mês com intervalo mínimo de 20 dias,evitando o armazenamento do mesmo que constitui risco à integridade física das criançasatendidas.
continuação...
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
...continuaçãoNa ausência de saldo em conta, caso a entidade parceira opte por pagar asdespesas previstas no plano de trabalho aprovado pela SME com recursos próprios, terádireito ao ressarcimento dos valores, logo que o recurso da referida parcela for creditado,se o mesmo for realizado através de transferência eletrônica de conta particular daentidade. O ressarcimento deverá ser realizado para a conta em nome da entidade, deonde saiu o referido pagamento,
NÃO sendo permitida a transferência para conta deterceiros e não havendo necessidade de solicitação através de processo. No entanto, umanota explicativa deverá ser apresentada em cada procedimento. Lembramos que o saldonão deverá ser utilizado para ressarcimento.No caso de existir saldo em conta, mas a entidade necessitar complementar os valoresda despesa com recursos próprios esta deverá solicitar autorização da gestora dos termosantes de realizar tal movimentação financeira.
É VEDADO:
a. Utilização dos recursos com finalidade diversa à estabelecida neste termo decolaboração, ainda que em caráter de emergência;b. Realização de despesas em desconformidade com o plano de trabalho/plano deaplicação, parte integrante deste instrumento;
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
AINDA SOBRE AS VEDAÇÕES:
c) Realização de despesas com multas, juros de correção monetária, inclusive referente apagamentos de recolhimentos fora dos prazos, salvo se o atraso for de exclusiva responsabilidade daSME; d) Pagamentos antecipados ou posteriores ao fato gerador da despesa;e) Pagamentos de despesas por meio diverso do gerenciador financeiro( Não apresentarpagamentos em espécie com recibo);f) Pagamentos de despesas mediante crédito na conta bancária de terceiros;g) Vinculação da prestação de serviço, bem como a realização de matrícula, à obrigatoriedadede associação por parte do beneficiário com a organização da sociedade civil e/ou a cobrança dematrículas ou taxas;h) Realização de despesa anterior ou posterior à vigência do Termo de Colaboração;i) Não aplicação dos recursos;j) Contratação de funcionários não habilitados e/ou não autorizados previamente pelaSME, devendo ser ressarcido ao FME o valor proporcional da contratação indevida;k) Conter em seu quadro diretivo funcionário de creche em que a Organização da SociedadeCivil gerencie a execução do objeto da parceria;l) Utilização de saldo da parcela antes da apresentação de sua prestação de contas;m) Saque de valores ou transferências eletrônicas não autorizados pela SME e sem adevida comprovação dos gastos;n) Cobrança de taxas aos funcionários para pagamento de despesas relacionadas ao termo,sujeito à rescisão imediata do termo de colaboração.
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
5. SOBRE A DOCUMENTAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS CONTRATADOS
A contratação dos funcionários deverá ser precedida de autorização do setor responsável daSME. A contratação do funcionário só será válida para efeito de pagamento de salários apartir da data da autorização.
Na prestação de contas da 1ª parcela, ou em qualquer parcela em que o funcionário estejasendo contratado, deverá ser apresentada a seguinte documentação:
 RG e CPF (ou outro documento oficial de identificação que contenha as duasinformações);
 CTPS digital impressa com CBO compatível com a função, carimbo e assinatura dopresidente da instituição contratante no rodapé;
 Contrato de trabalho dos funcionários com o tipo, período e horário de trabalho;
 Certidão de nascimento do(s) filho(s) com até 14 anos incompletos(Até o mês doaniversário);
 E o comprovante de escolaridade de todos os funcionários com a autorização do setorcompetente da SME; e,
 Em caso excepcionais de funcionário pago por RPA, lembramos que além dadocumentação do mesmo deverá ser apresentada autorização prévia da COEPROpara contratação. (Processo)
Obs.: Quando houver mudança de cargo apresentar a habilitação com a devidaautorização e a cópia da anotação da nova função na carteira de trabalho.Lembramos que a legislação trabalhista não permite redução salarial.
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
6. DA PRESTAÇÃO DE CONTASA prestação de contas deverá ser apresentada à Célula de Prestação de Contas –CEPC, por e-mail indicado pelo setor, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após operíodo de execução dos recursos, através de ofício, via processo virtual de formadigitalizada seguindo as mesmas características e dimensões dos documentos originais(NÃO ENVIAR FOTOS NEM RECORTAR E COLAR ASSINATURAS. ESTAS DEVEM SERCOLOCADAS NO PAPEL COM CANETA DE COR AZUL E DIGITALIZADAS OU UTILIZARASSINATURA COM CERTIFICADO DIGITAL) em cada parcela na ordem do anexo I destedocumento, contendo a seguinte documentação:
a) Ofício de encaminhamento em papel timbrado da instituição dirigido à SecretariaMunicipal da Educação – SME:A/C: Sra. Nome da secretária da educação, Antônia Dalila Saldanha de FreitasDeve constar neste ofício: número da parcela, meses englobados pela parcela, valorem R$ da parcela, nome da entidade e creche, quantidade de salas e carimbo comnome e função do presidente e sua assinatura;
b) RG e CPF do presidente (ou outro documento oficial de identificação que contenhaas duas informações, foto e assinatura). Em caso de procuração, incluir também osdocumentos do procurador;
c) Balancete financeiro em formulário padrão atualizado para o ano disponibilizadopela CEPC Preencher todos os campos corretamente, sem deixar espaços vazios oualterar o seu layout. Não se esquecer de colocar a data do crédito da parcela e osaldo de banco da parcela anterior;
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
d) Extratos bancários da conta corrente e aplicação desde a abertura da conta atéa última transferência realizada referente às despesas da parcela em questão, devendoaparecer em seu extrato o crédito da ordem bancária, a aplicação financeira e toda amovimentação para pagamento das despesas da parcela (ambos os extratos devemapresentar o mesmo período).A partir da 2ª parcela, os extratos devem ser apresentados a partir do primeiro mês dereferência da parcela, mesmo que esse não coincida com o mês do depósito do recurso.Na última parcela os extratos devem ser apresentados até a última despesa paga dotermo.Em especial a última parcela, após executado todo o termo vigente, o saldo deveráser devolvido à conta do FME e as contas com saldo zerado. Os extratos da contacorrente e aplicação deverão ser apresentados zerados demonstrando todas asmovimentações incluindo a devolução, junto do comprovante de restituição para oFME;
e) Analítico de despesas no modelo padrão 2023 disponibilizado pela CEPC:
Preencher todos os campos corretamente, sem deixar espaços vazios ou alterar oseu layout. Observar que deve ser preenchido um analítico para cada mês. Assim,cada parcela terá 3 (três) analíticos na prestação de contas. No caso da parcela emque for pago o 13º salario, preencher o analítico de despesas específico para taldespesa. Em 2024 o analítico passa a descrever a função de cada funcionário;
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
f) Folha de pagamento:
Dever constar na folha de pagamento: a razão social da Entidade e nome da creche,o período (mês de referência), nome, função e a data de admissão do funcionário.Discriminar por completo e de forma correta todos os proventos e descontosrelativos ao salário. Deve constar também a data e a assinatura de todos osfuncionários conforme documento oficial dos mesmos. No caso de funcionário delicença doença ou licença maternidade, deve-se discriminar tal situação eapresentar na respectiva prestação de contas documento comprobatório(ATESTADO);
g) Recibo de Pagamento a Autônomo – RPA:
Preencher todos os campos. Deve conter a assinatura do autônomo e dorepresentante da associação. Informar o inicio e o término da prestação de serviço.no caso dos porteiros noturnos, discriminar separadamente o valor do adicionalnoturno, para que este não venha a ser cobrado posteriormente(Lembramos que acontratação deverá ser previamente autorizada pela COEPRO);Obs.: Atentar para as retenções tributárias: INSS 11% funcionário e 20% patronal, ISS (2%professor, auxiliar e porteiro, 3% serviços e 5% coordenadora, merendeira e zelador) e IRPF (sefor o caso). Em caso de entidade com CEBAS o INSS descontado do funcionário passa a ser20%.
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
h) Rescisão:
Preencher todos os campos. Observar o desconto do adiantamento do 13º salário e(caso seja pago a segunda parcela dentro da rescisão) a data da comunicação doaviso prévio trabalhado.
O saldo de salário pago em rescisão não poderá serrepetido na folha de pagamento.
Anexar o Aviso Prévio com todas as informações, a guia GRRF (40% do fgts), oDemonstrativo Recolhimento do FGTS Rescisório e o extrato do FGTS atualizado cominício e final zerados. Apresentar CTPS digital mostrando a baixa na carteira;
Obs.: O Termo de Colaboração não cobre aviso prévio INDENIZADO.
i) Vale Alimentação fora da folha de pagamento:
Em caso de pagamento através de cartão, apresentar a seguinte documentação:recibo padronizado 2024, nota fiscal, relatório da empresa com a relação dos funcionárioscom valores e assinado, boleto pago e 4 certidões (conjunta, FGTS, Estadual e Certidãodo ISS – SEFIN). Em caso de falta de funcionário e desconto no vale alimentaçãoposterior, apresentar nota explicativa contendo planilha com descontos;
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
j) Guias de pagamentos dos encargos:
 INSS / PIS ( DCTFweb)base de cálculo: folha, rescisão e RPA;
 IR ( quando houver enviar o demonstrativo do cálculo do IR, por competência)
 INSS / PIS 13ª salário (quando houver)Base de cálculo: folha 13º
 FGTS digital (a partir da competência março 2024)base de cálculo: folha, rescisão;
 ISSbase de cálculo: RPA;
 GRRF (quando houver a emissão de uma única guia para todos os funcionários);
k) Planilha com memória de cálculo utilizada para gerar as guias de encargos sociais, expressando asalíquotas utilizadas conforme o valor transferido.
l) RE completa por competência e por creche(em janeiro e fevereiro). A partir de março RT- relaçãode trabalhadores;
m) Demonstrativo detalhado da GPS, relatório analítico do INSS DCTFweb, relatório da declaraçãocompleta da DCTFweb e o demonstrativo detalhado do PIS(para folha mensal e 13ºsalário);
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
n) Guias de pagamentos da Enel e Cagece:
Deve constar nas guias: razão social da entidade e endereçado à creche;
Deverá ser paga uma guia de Enel e Cagece para cada mês de competência na suaparcela correspondente;Obs.: Atentar-se ao valor máximo que o plano de trabalho estabelece para asdespesas mensais de Enel e Cagece. Em caso de utilização de água de poçoprofundo, apresentar nota explicativa e exame de potabilidade da água.
***COMPRAS***
o) Recibo das compras ou prestação de serviços no modelo disponibilizado pelaCEPC:
Preencher todos os campos corretamente, sem deixar espaços vazios ou alterar oseu layout, incluindo os campos para o carimbo do CNPJ da empresa e para aassinatura e carimbo do representante da empresa. No carimbo do representantedeve constar nome completo do representante contendo assinatura e funçãoexercida na empresa;
Obs.: A data do recibo deverá ser a mesma data da nota fiscal, assim tambémcomo a data da transferência eletrônica realizada para o pagamento da despesa.
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
p) Notas fiscais:
Deve constar na nota fiscal: os mesmos itens, quantidades e preços do orçamentovencedor; e conforme plano de trabalho apresentado para parcela. A nota fiscaldeve ser eletrônica e conter todos os dados referente a entidade e a creche(especificar o nome da creche mesmo que a entidade tenha apenas uma). Asespecificações dos materiais adquiridos devem ser iguais aos do orçamentovencedor. A data da nota fiscal não pode ser anterior aos orçamentos;
Na nota fiscal deverão ser colocados os carimbos padrão de identificação do termopreenchidos pela coordenadora conforme modelos abaixo:
Obs.: Verificar se os cálculos e quantidades estão corretos;
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
q) Orçamentos originais (no mínimo três) digitados em papel timbrado da empresacom carimbo do CNPJ:
Deve constar no orçamentos: identificação do nome da entidade parceria e dacreche (mesmo que a entidade tenha apenas uma creche), carimbo contendo nome efunção e assinatura do representante da empresa.
O orçamento vencedor deverá vir acompanhado das respectivas certidões negativasde débito (FGTS, conjunta da Receita Federal, débitos estaduais; e no caso de serviço ade ISS) e do cartão CNPJ.Deverá ser encaminhado também o comprovante de verificaçãode autenticidade de todas as certidões, como também o cartão de CNPJ dos trêsproponentes da pesquisa de preços. O período de validade das certidões negativasdeve abranger as datas dos orçamentos e nota fiscal.Obs.: as datas dos orçamentos não podem ser posteriores à emissão da notafiscal e do recibo;
r) Consolidação de pesquisa de preços no modelo disponibilizado pela CEPC.
Preencher todos os campos corretamente, sem deixar espaços vazios ou alterar oseu layout. Nos campos 09, 10 e 11, preencher com o valor total do itemcorrespondente.A data da consolidação deve ser igual ou posterior a data dos orçamentos dasempresas, não podendo esta data ser após à emissão da nota;
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
s) Comprovantes de pagamento (transferência eletrônica):
Todas as transferências deverão ser realizadas diretamente aos favorecidos ou credor dadespesa (pessoa física ou jurídica). A data da transferência deverá ser na mesma data dodocumento de quaisquer despesa (folha, RPA, rescisão, guias, notas fiscais, etc.). Uma planilhadiferenciando os valores que correspondem ao termo e os que forem pagos pela entidade deve serapresentada.
Nas compras ou prestação de serviço, os fornecedores deverão possuir conta em nome daempresa ou prestador do serviço, não podendo realizar o pagamento em nome de terceiros;
O pagamento de Encargos Sociais deverá ser feito por encargo e mês de competência, e atransferência eletrônica identificará o órgão do governo (SEFIN, RFB, INSS).
Quando houver ressarcimento de despesas pagas com recursos próprios da entidade, atransferência eletrônica deverá ser feita para conta particular da própria entidade e apresentadajunto ao comprovante da despesa uma nota explicativa. Uma planilha deverá ser elaborada a fim dedemonstrar os valores que foram ressarcidos de cada despesa paga com recurso próprio. Osressarcimentos deverão ser realizados por despesa.
Obs.: Não serão aceitos comprovantes de agendamento, pois os mesmos podem não serefetivados.
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
7. Dos cálculos dos salários e Encargos Sociais
7.1 Admissão, demissão, faltas injustificadas, afastamento (início ou retorno)
“O cálculo do salário proporcional para os empregados mensalistas nos meses com diasdiferente de 30, deve-se adotar o divisor pelo número exato de dias no mês, ou seja,dividindo por 28, 29 ou 31 dias”.
Por exemplo, o salário mensal do empregado é de R$ 1.412,00 (hum mil, quatrocentos edoze reais) e se ele teve (faltas injustificadas, admissão, demissão, licenças-maternidade,entre outras no decorrer do mês), ao dividir o salário dele, independe do mês, o valor finaldo salário será o mesmo, veja o cálculo abaixo:
Mês de 29 dias = R$ 1.412,00 / 29 = R$ 48,69
Mês de 30 dias = R$ 1.412,00 / 30 = R$ 47,07
Mês de 31 dias = R$ 1.412,00 / 31 = R$ 45,55
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
“No mês que ocorrer admissão, demissão, faltas injustificadas, afastamento início ouretorno, o cálculo proporcional dos dias trabalhados no mês que tenha um número de diasdiferente de 30, será adotado como divisor, o número de dias efetivos do mês, ou seja, 28,29 ou 31”.
a) Cálculo do salário no mês de 29 dias
O empregado foi admitido na empresa em 17.02 e trabalhou até o final do mês, ouseja, até o dia 29.02. Ele trabalhou 13 (treze) dias (17 a 29.02), então, o salário serádividido exatamente pela quantidade de dias que tem o mês de fevereiro (29 dias).
Exemplo:
Salário mensal de R$ 1.412,00;Mês de fevereiro, 29 dias;Quantidade de dias trabalhados no mês: 13 dias
Cálculo:Salário proporcional = R$ 1.412,00 / 29 x 13
Salário proporcional = R$ 632,96
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
b) Cálculo do salário nos meses de 30 e 31 dias.
 mês de 30 dias
Salário mensal de R$ 1.412,00;Mês de abril, 30 dias;Quantidade de dias trabalhados no mês: 15 dias.
 mês de 31 Dias
Salário mensal de R$ 1.412,00;Mês de maio, 31 dias;Quantidade de dias trabalhados
no mês: 16 dias.
Ressalta-se que, se dividirmos o salário do mês por 30, em um mês que tem 31 dias,ocorrerá o pagamento de verbas salariais a maior, e se dividirmos o salário mensal por30 em um mês que tem 29 dias, o pagamento das verbas salariais será menor (vide osexemplos dos itens “2” e “3”desta matéria).“O entendimento é de que não se trata debeneficiar ou prejudicar o empregado, mas apenas da adoção de um critério justo depagamento pelos dias efetivamente trabalhados quando se trata de dias proporcionais”.
O proporcional se aplica quando houver: admissão, demissão, faltasinjustificadas, afastamento (início e retorno).
Cálculo:Salário proporcional =R$ 1.412,00 / 30 x 15Salário proporcional =R$ 706,00
Cálculo:Salário proporcional =R$ 1.412,00 / 31 x 16Salário proporcional =R$ 728,77
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
7.2 Cálculo dos Encargos (porcentagem de acordo com o RAT)
INSS 20% (patronal)variação entre 7,5% e 14%(retido dos funcionários seguindo atabela do INSS)
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
7.3 Cálculo de 13º salário e férias
No adiantamento do 13º, o funcionário receberá proporcional aos meses que ele temdireito no mês do pagamento do referido adiantamento, obrigatoriamente a 1ª parceladeverá ser paga até 30 de novembro em folha de pagamento única para esse fim. A 2ªparcela do 13º salário deverá ser paga até o dia 20 dezembro de cada ano em folha depagamento única para esse fim ou na rescisão.
As férias proporcionais serão pagas na rescisão de acordo com o mês de admissão erescisão do funcionário, sendo o máximo coberto de acordo com a plano de trabalho.
7.4 Salário Família
O salário família será válido a partir da apresentação da certidão de nascimento dodependente e do abono em folha. O Abono será dado a todo dependente de até 14 anosincompletos, pagos até o mês de aniversário.
Obs.: Verificar os valores estabelecido pelo INSS na tabela do ano corrente.
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
IMPORTANTE!!!
 OS RESSARCIMENTOS AUTORIZADOS DEVERÃO SER FEITOS ATRAVÉS DE TRANSFERÊNCIAELETRÔNICA EM NOME DA ENTIDADE;
 TODOS OS RESSARCIMENTOS DEVERÃO SER REALIZADOS DENTRO DA PARCELACORRESPONDENTE ÀS SUAS DESPESAS;
 QUALQUER DEVOLUÇÃO PARA AS CONTAS DO TERMO OU CONTA DO FME DEVERÁ SERREALIZADA POR TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA OU DEPOSITO NO CAIXA ACOMPANHADO DOEXTRATO BANCÁRIO DEMONSTRANDO A MOVIMENTAÇÃO FEITA (ESPECIFICAR QUE É PARA OTERMO), NÃO SENDO ACEITA DEPÓSITO EM ENVELOPE;
 QUANDO A ENTIDADE PAGAR COM RECURSOS PRÓPRIOS QUALQUER DESPESA DA QUAL NÃOFARÁ RESSARCIMENTO, COLOCAR UMA NOTA EXPLICATIVA (JUSTIFICATIVA) NO MOMENTO DAENTREGA DA PRESTAÇÃO;
 AS GUIAS DE ÁGUA E LUZ SÃO OBRIGATÓRIAS NA PRESTAÇÃO DE CONTAS, MESMO SE AENTIDADE PAGÁ-LAS COM RECURSOS PRÓPRIOS. CASO A ENTIDADE POSSUA OUTROS MEIOSQUE NÃO NECESSITEM DO RECURSO DO TERMO PARA TAIS RUBRICAS, APRESENTARJUSTIFICATIVA. NO CASO DOS VALORES ULTRAPASSAREM A COTA ESTABELECIDA, AENTIDADE DEVERÁ SOLICITAR A COEPRO ATRAVÉS DE PROCESSO O DIREITO DE TRANSFERIROS VALORES PARA CONTA PARTICULAR E REALIZAR O PAGAMENTO DO TOTAL DA FATURA.
CÉLULA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CRECHES
IMPORTANTE!!!
 AS DILIGÊNCIAS DEVERÃO SER RESPONDIDAS NUM PRAZO DE 15 DIAS A PARTIR DA ENTREGADELAS POR E-MAIL. ELAS SÓ SERÃO ACEITAS QUANDO TODOS OS ITENS FOREM ATENDIDOS,DATADAS E ASSINADAS PELO PRESIDENTE DA INSTITUIÇÃO, EM RESPOSTA AO MESMO EMAILNO QUAL FOI ENCAMINHADA A DILIGÊNCIA;
 AS PRÉ-ANÁLISES SERÃO REALIZADAS POR E-MAIL ORIENTADO POR ESTA CEPC. A ENTIDADEAO ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO AGUARDARÁ O RETORNO DAS PENDÊNCIAS E APÓS ACONCLUSÃO IRÁ RECEBER O NÚMERO DO PROTOCOLO DE ABERTURA DO PROCESSO DEPRESTAÇÃO DE CONTAS. IMPORTANTE SALIENTAR QUE A ENTREGA INICIALMENTE DADOCUMENTAÇÃO NÃO IMPLICA NA ABERTURA DO PROCESSO NO SISTEMA DE PROTOCOLO;
 RESSALTAMOS QUE A ANÁLISE DOS PROCESSOS, PRESTAÇÕES DE CONTAS E DILIGÊNCIAS ÉREALIZADA DE ACORDO COM A ORDEM DE CHEGADA (DATA E HORÁRIO) NA CEPC.
 CASO A ENTIDADE DEIXE DE APRESENTAR ALGUM DOCUMENTO ESSENCIAL A ANÁLISE DAPRESTAÇÃO DE CONTAS DEVERÁ APRESENTAR DEPOIS ATRAVÉS DE PROCESSO PARA ACOEPRO SOLICITANDO QUE ESTE SEJA ANEXADO(ex:folha de pagamento, certidão denascimento de dependente, compras...)
 CONFORME TERMO DE COLABORAÇÃO:
“Outros documentos poderão ser solicitados na ocasião da análise da Prestação de Contas, parasua devida aprovação” e “caso a Célula de Prestação de Contas verifique alguma inconsistênciaem relação aos documentos digitalizados, esta pode requerer que a OSC apresente o documentooriginal para conferência.”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando