Buscar

Avaliação Discursiva - Mecânica dos Fluídos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva
Pergunta 1
3,5
 Pontos
A Lei ou Princípio de Pascal está presente em dispositivos que transmitem e ampliam a força através da pressão em um fluido. E esses dispositivos são muito úteis para atividades cotidianas, onde muitas vezes nem percebemos os princípios físicos envolvidos. Explique o Princípio de Pascal, citando e explicando matematicamente pelo menos um exemplo de aplicação. Seja bem detalhista na sua resposta.
O princípio de Pascal estabelece que a variação de pressão em um fluido em equilíbrio é transmitida integralmente e em todas as direções.
Pode ser expresso pela equação P1 + ρgh1 = P2 + ρgh2, onde P1 e P2 são as pressões em dois pontos do fluido, ρ é a densidade do fluido, g é a aceleração da gravidade e h1 e h2 representam as alturas desses pontos. Significa que qualquer acréscimo de pressão aplicado a um fluido confinado será transmitido igualmente em todas as direções e em todos os pontos do fluido.
Um exemplo é o sistema de freios hidráulicos dos veículos. Quando pisa no pedal de freio, uma pequena força é exercida sobre o fluido no cilindro mestre. Essa força é transmitida de forma integralmente para todos os pontos do sistema hidráulico, resultando em uma força maior nos pistões das pinças de freio. Isso faz com que o veículo pare de forma eficiente, mesmo com um pequeno movimento do pedal.

Continue navegando