Buscar

197

Prévia do material em texto

A palavra “currículo” é de origem latina e significa caminho, jornada, trajetória. Nessa perspectiva, começamos pensando em currículo como resultado de uma construção cultural que está relacionada a vivências em determinado tempo e espaço e que organiza as práticas educativas em um dado momento político, social, histórico e cultural da humanidade. O conceito de currículo é amplo e que ele se (re)configura de acordo com os interesses presentes no determinado tempo e espaço. Portanto, nos propomos a entender o currículo como Especialização em Educação Profissional; um projeto cujo processo de construção e desenvolvimento é interativo, que implica unidade, continuidade e interdependência entre o que se decide ao nível do plano normativo, ou oficial, e ao nível do plano real, ou do processo de ensino-aprendizagem. Mais ainda, o currículo é uma prática pedagógica que resulta na interação e confluência de várias estruturas (políticas, administrativas, econômicas, sociais, escolares…) na base das quais existem interesses concretos e responsabilidades partilhadas.
(Pacheco, 2001, p. 20.) 
Considere que a construção do currículo é dinâmica e processual e as diferentes teorias e concepções permeiam a sua construção e realização. Sobre as principais teorias que fundamentam a construção de um currículo indicadas a seguir, relacione as colunas a seguir.
1. Tradicionais.
2. Críticas.
3. Pós-críticas.
( ) Ensino; aprendizagem; avaliação; metodologia; didática; organização; planejamento; eficiência; objetivos.
( ) Identidade; alteridade e diferença; subjetividade; significação e discurso; saber/poder; representação; cultura, gênero, raça, etnia e sexualidade; multiculturalismo.
( ) Ideologia; reprodução; cultural e social; poder; classe social; capitalismo; relações sociais de produção; conscientização; emancipação e libertação; currículo oculto; resistência.
A sequência correta está correta em
A 
1, 2, 3.
B 
2, 3, 1.
C 
1, 3, 2.
D 
3, 2, 1.

Continue navegando