Buscar

3 1

Prévia do material em texto

Durante a fase de uma análise de usuários o designer precisa fazer o levantamento das necessidades dos usuários com relação aos aspectos necessários para o desenvolvimento do produto. Uma das ferramentas desse tipo de análise é a Entrevista, pois:
a.ela possibilita coletar os dados quantitativos, apenas.
b.ela possibilita alterar os usuários finais.
c.ela possibilita coletar os dados qualitativos, apenas.
d.ela possibilita entender melhor o software.
e.ela permite coletar as informações dos usuários de maneira individual;
Ao falar do trabalho do designer, é importante lembrar que ele se inicia sempre no entendimento do problema do cliente. Tais problemas de design são criados por inúmeros elementos. Tais aspectos são:
a.Sociocultural, layout, econômicos, técnicos.
b.Técnicos, layout, programação, humanos
c.Humanos, técnicos, socioculturais, econômicos.
d.Sociocultural, técnicos, humanos e agrupamento.
e.Agrupamento, layout, socioculturais, econômico.
No Design, é comum empregar uma técnica para estimular a geração de um grande volume de ideias em um curto espaço de tempo. Tal técnica consiste na reunião de poucas pessoas em um grupo, conduzidas por um moderador, que tem a responsabilidade estimular a criatividade e o surgimento de soluções inovadoras, sem deixar que o grupo perca o foco. Tal técnica recebe o nome de:
a.Brainstorming.
b.Storyboards.
c.RAD
d.Laddering.
e.Storytelling
“Uma das minhas preocupações tem sido a educação em Design, onde o foco tem sido centrado demais nas habilidades do ofício e muito pouco em obter uma compreensão mais profunda dos princípios do design, da psicologia humana, da tecnologia e da sociedade. Como resultado, os designers muitas vezes tentam resolver problemas sobre os quais eles não sabem nada. Eu também passei a acreditar que em tal ignorância existe um grande poder: a capacidade de fazer perguntas estúpidas. O que é uma pergunta estúpida? É aquele que questiona o óbvio. Geralmente, refere-se a alguma crença ou prática comum que existe há tanto tempo e que não foi questionada. É questionando o óbvio que fazemos um grande progresso. É daí que surgem os avanços. Precisamos questionar o óbvio, reformular nossas crenças e redefinir soluções, abordagens e crenças existentes. (Don Norman, em Repensando o Pensamento de Design). A essa prática dá-se o nome de:
a.Ideação.
b.Repetição.
c.Programação
d.Layout
e.Iconografia
Analise as afirmativas abaixo:
I. Na fase de análise o designer entende em qual cenário os stakeholders estão envolvidos;
II. A ideação é o ciclo de design que envolve a inspiração e são geradas as alternativas para a solução do problema, possibilitando reflexões e sugestões.
III. As técnicas de geração de ideias, personas, brainstorm e placestorm dificilmente são utilizadas no design.
Assinale a alternativa que está Incorreta.
a.II e III são falsas
b.Apenas a I é falsa.
c.I e II são falsas
d.I, II e III são falsas
e.Apenas a III é falsa
image1.wmf

Continue navegando