Buscar

668164

Prévia do material em texto

Velhice na tradição filosófica
Filosofia
2o bimestre – Aula 03
Ensino Médio
1a
SÉRIE
2024_EM_V1
As concepções de velhice na tradição filosófica.
Analisar conexões com a velhice em teóricos da filosofia;
Comparar a forma como a velhice é abordada na contemporaneidade com outras épocas;
Discutir filosoficamente a velhice em contextos filosóficos e não filosóficos.
Conteúdo
Objetivos
2024_EM_V1
(EM13CHS205) Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
Assista ao vídeo produzido pelo IBGE Explica, que trata da expectativa de vida do brasileiro, e discuta com seus colegas o que fazer para que a expectativa de vida se concretize em uma vida de fato.
Vamos debater!
https://www.youtube.com/watch?v=pPE19OI38qE 
2024_EM_V1
Para começar
A atual expectativa de vida (EV) no Brasil é de 76 anos. Utilize as informações do vídeo para responder a essa questão.
Assinale a alternativa correta.
A EV influencia políticas públicas e cálculo da previdência.
Contribuem com o aumento da EV, o saneamento básico e os avanços da medicina.
A EV é uma estimativa do número de anos que um indivíduo viverá, se mantidas as mesmas condições ao longo do tempo, desde o seu nascimento.
A EV não é uma certeza do ano em que se morrerá. Portanto, é preciso planejar a vida e viver com prudência.
Todas as alternativas estão corretas.
Certo é certo
3 MINUTOS
2024_EM_V1
Na prática
A EV influencia políticas públicas e o cálculo da previdência.
Contribuem com o aumento da EV, o saneamento básico e os avanços da medicina.
A EV é uma estimativa do número de anos que um indivíduo viverá, se mantidas as mesmas condições ao longo do tempo, desde o seu nascimento.
A EV não é uma certeza do ano em que se morrerá. Portanto, é preciso planejar a vida e viver com prudência.
Todas as alternativas estão corretas.
Correção
2024_EM_V1
Na prática
A cultura ocidental tem uma relação ambígua com o envelhecimento, ao mesmo tempo que considera a sabedoria, que se adquire com a experiência ao longo dos anos, algo muito importante e que precisa ser respeitado, encara as limitações e características físicas impostas pela biologia como algo infame, passível de crítica e segregação.
É um paradoxo porque enaltece todo 
conhecimento e sabedoria, mas se 
constrange com o corpo que os carrega. 
O que significa ser pessoa idosa
Geralt/Pixabay
2024_EM_V1
Foco no conteúdo
Em seu tratado Sobre a Velhice (De Senectute), Cícero reflete sobre a velhice e explora os aspectos positivos dessa fase da vida. Ele apresenta a velhice como uma etapa natural da vida, que traz consigo muitos benefícios e virtudes, argumentando que a idade avançada oferece uma oportunidade de demonstrar a sabedoria adquirida e desfrutar de uma tranquilidade mental que não é facilmente alcançada na juventude.
Velhice para Cícero (106 a.C.- 43 a.C.)
Continua...
K. A. Baumeister/Wikimedia Commons
2024_EM_V1
Foco no conteúdo
Cícero destaca que, embora a velhice possa trazer algumas limitações físicas, como a diminuição da força e da vitalidade, elas podem ser compensadas por meio da sabedoria e da experiência acumuladas ao longo dos anos, sendo que o conhecimento adquirido durante a vida é uma fonte de prazer e satisfação na velhice. 
Ele também aborda a importância da virtude na velhice, defendendo que uma vida bem vivida e moralmente virtuosa é a chave para desfrutar da velhice com dignidade e serenidade. Enfatiza que virtudes, como a justiça, a temperança e a coragem, são importantes em todas as fases da vida, mas podem ser especialmente relevantes e apreciadas na velhice.
2024_EM_V1
Foco no conteúdo
Schopenhauer via a velhice como uma fase em que as vontades individuais são frustradas e a insatisfação torna-se mais evidente. Segundo ele, a energia vital diminui com o envelhecimento e as capacidades físicas e mentais começam a declinar. Em contrapartida, há o aumento da consciência da finitude e da proximidade da morte. Schopenhauer considerava que os prazeres físicos e emocionais diminuem com o envelhecimento, deixando os idosos com uma sensação de vazio e falta de propósito.
Velhice para Arthur Schopenhauer (1788-1860)
Continua...
Jacob Seib/Wikimedia Commons
2024_EM_V1
Foco no conteúdo
Extinguem-se na velhice as paixões e os apetites, junto com a suscetibilidade para seus objetos; os afetos não encontram mais nenhum estímulo, pois a força de representação se torna cada vez mais fraca, suas imagens mais foscas, as impressões não aderem mais, transcorrendo sem vestígio, os dias passam sempre mais rápido, os acontecimentos perdem sua importância e tudo se empalidece. O ancião cambaleia de cá para lá, ou repousa num canto, apenas uma sombra, um fantasma de seu ser anterior. O que ainda resta nele a ser destruído pela morte?
(SCHOPENHAUER, 2000, p. 70)
Continua...
2024_EM_V1
Foco no conteúdo
Embora Schopenhauer retrate a velhice de forma 
negativa, ele argumenta que ao se aceitar a natureza 
transitória da existência e encontrar significado em 
aspectos mais profundos e transcendentais da vida, 
como a contemplação filosófica e a busca da 
sabedoria, é possível encontrar consolo e resignação 
diante das limitações impostas pelo envelhecimento, 
pois “o desaparecimento gradual de todas as forças com o progresso da velhice é, de fato, bastante triste, mas necessário e até benéfico, do contrário, a morte por ela anunciada seria bastante difícil” (SCHOPENHAUER, 2002, p. 272).
Griffics/Giphy 
2024_EM_V1
Foco no conteúdo
Simone de Beauvoir critica a marginalização e a discriminação sofridas pelos idosos na sociedade contemporânea. Ela questiona as normas sociais que valorizam excessivamente a juventude e desvalorizam a velhice, resultando na exclusão e na invisibilidade das pessoas idosas. Beauvoir defende a necessidade de uma visão mais positiva e inclusiva da velhice, que reconheça o valor e a dignidade dessa população. 
A filósofa também aborda a dimensão subjetiva da velhice, discutindo a relação entre o corpo envelhecido e a identidade pessoal, assim como os desafios
Velhice para Simone de Beauvoir (1908-1986)
Continua...
刘东 鳌 (Liu Dong'ao)/Wikimedia Commons
2024_EM_V1
Foco no conteúdo
emocionais e existenciais enfrentados pelas pessoas idosas. Beauvoir argumenta que a velhice é uma fase da vida que traz consigo a oportunidade de reflexão, de aceitação da finitude e de valorização da experiência acumulada. Além disso, Simone de Beauvoir examina questões sociais e políticas relacionadas à velhice, incluindo o papel do Estado e da sociedade no cuidado e no apoio às pessoas idosas. Ela defende a importância de garantir uma vida digna e de qualidade para essa população, tanto em termos de cuidados de saúde quanto de oportunidades de participação social e cultural. “Como deveria ser uma sociedade, para que, em sua velhice, um homem permanecesse um homem? A resposta é simples: seria preciso que ele fosse sempre tratado como um homem” (BEAUVOIR, 1990, pp. 663-664).
2024_EM_V1
Foco no conteúdo
Responda em seu caderno:
Existe convergência sobre a visão de velhice entre Cícero, Schopenhauer e Beauvoir?
Se sim, qual(is)? Se não, no que eles diferem?
Descreva os posicionamentos de cada um.
Todo mundo escreve
25 MINUTOS
2024_EM_V1
Na prática
Sim. Apesar de Schopenhauer ter uma visão mais pessimista, ele acaba por concluir, assim como Cícero e Beauvoir, que a velhice pode ser boa ao se lançar mão de todo conhecimento e experiência adquiridos ao longo da vida.
Continua...
Correção
2024_EM_V1
Na prática
Cícero destaca que, embora a velhice possa trazer algumas limitações físicas, elas podem ser compensadas por meio da sabedoria e da experiência acumuladas ao longo dos anos. Schopenhauer argumenta que ao se aceitar a natureza transitória da existência e encontrar significado em aspectos mais profundos e transcendentais da vida, como a contemplação filosófica e a busca da sabedoria, é possível encontrarconsolo e resignação diante das limitações impostas pelo envelhecimento. Beauvoir argumenta que a velhice é uma fase da vida que traz consigo a oportunidade de reflexão, de aceitação da finitude e de valorização da experiência acumulada. 
Correção
2024_EM_V1
Na prática
(EMESCAM 2022) O etarismo se manifesta de várias formas. Essas atitudes e ações dificultam a aceitação e acentuam a negação da velhice. [...] Os especialistas consultados por VivaBem reforçam que o etarismo floresceu na pandemia. Quem não ouviu, por exemplo, que a covid-19 era uma doença que matava apenas os idosos? [...]
Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/08/20/etarismo-que-bicho-e-esse-preconceito-por-idade-prejudica-saude-de-idosos.htm. Acesso em: 20 ago. 2021.
2024_EM_V1
Aplicando
Etarismo é um termo cunhado pelo gerontologista estadunidense Robert Butler, em 1969, para se referir
às atitudes preconceituosas que discriminam pessoas em função da idade; 
às mortes resultantes da falta de atendimento médico específico de idosos;
ao comportamento de alguns idosos que querem parecer mais jovens; 
ao quadro de saúde agravado por problemas próprios da terceira idade.
2024_EM_V1
Aplicando
Gabarito: A
A velhice esteve presente nas discussões da filosofia em variadas épocas;
As reflexões acerca da velhice levam em consideração a degeneração do corpo, mas reconhecem a importância da experiência e do conhecimento;
A reflexão filosófica traz elementos consistentes para pensar e situar a velhice na sociedade, de forma que as pessoas idosas sejam respeitadas tanto quanto deve ser qualquer pessoa, independentemente da idade.
2024_EM_V1
O que aprendemos hoje?
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Tradução: Daniel Vieira, Sandra. M. M. da Rosa. Revisão técnica: Fausto Camargo, Thuinie Daros. 3ª. ed. Porto Alegre : Penso, 2023.
SÃO PAULO. Currículo Paulista: etapa ensino médio. Organização: Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica: União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo – UNDIME. São Paulo : SEDUC, 2020
SÃO PAULO. Currículo em Ação. Caderno do Professor. Primeira Série (Filosofia).
Aula Paraná – RCO 
Slide 7, 8: CÍCERO. Sobre a Velhice. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Editora Unesp, 2019.
Slide 10: SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do amor, metafísica da morte. 1ª ed. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2000
Slide 11: SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. 1ª ed. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2002
Slide 13: BEAUVOIR, Simone de. A Velhice. 2ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1990. 
Slide 16: https://emescam.br/wp-content/uploads/2021/10/EMESCAM-objetiva-2022_PROVA-D.pdf 
2024_EM_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos:
Slide 2: Marcelo Ortega/@ortega_alemão
Slide 3: https://youtu.be/pPE19OI38qE 
Slide 6: Geralt/Pixabay 3051832
Slide 7: Publisher: K. A. Baumeister/Wikimedia Commons
Slide 9: Jacob Seib/Wikimedia Commons
Slide 11: Griffics/Giphy OkWJ4nTg14vwDyfOC1
Slide 12: 刘东 鳌 (Liu Dong’ao)/Wikimedia Commons
2024_EM_V1
Referências
2024_EM_V1
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image10.gif
image11.jpeg
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.jpeg
image17.png
image18.jpg
image19.gif
image20.jpeg
image21.png
image8.png
image9.png

Continue navegando