Buscar

Documento1

Prévia do material em texto

Senac 
 
 Sr. Carlos Brasil 
 
 PLANEJAMENTO ESTRTÉGICO DA EMPRESA
 SANSEI METAJOB
 
 VILHENA RO
 Sr. Carlos Brasil
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA SANSEI METAJOB 
 
 
 Trabalho de conclusão de curso de
 Especialização em Gestão Empresarial 
 Apresentado no programa senac de Vilhena
 Como requisito parcial para obtenção do 
 Título de Técnico em Administração
 
 Orientadora Profa Dra . Mariana de Souza Reis
 VILHENA RO
 2017
 RESUMO 
O presente trabalho pretende contribuir na elaboração do Planejamento Estratégico de Empresa Sansei Metajobs para a melhor colocação nos mercados juntos com consumi-
dores. A fase inicial do trabalho foi dedicada a elaboração da exibição da empresa suas características com exposições de produtos não atendidos. Com base no referencial teórico trazido a tona, foi definido o perfil filosófico da empresa foi realizada uma análise de frentes com os seus cenários de trabalho e os seus concorrentes. Por último foi explícito as estratégias usadas para serem empreendidas pela empresa de modo para alcançar seus objetivos propostos no mapa estratégico. E também foi realizada a pesquisa através da reunião com a diretoria da Empresa. 
Palavras- Chaves: Planejamento Estratégico, computados, celulares, câmeras para fotos de qualidade. 
 SUMÀRIO 
1.INTRODUÇÃO..............................................................................72.OBJETIVOS...................................................................................83. OBJETIVOS GERAIS DA METAJOB ...............................................9 4.HISTÓRICO.................................................................................105.DEFINIÇÃO DO PROBLEMA.......................................................11
6.NEGÒCIO...................................................................................12 7.PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICO..............................................13 8.Visão........................................................................................14
9.Forças externas e internas.........................................................15
 10.Aspectos econômicos .............................................................16 11.Aspectos tecnológicos............................................................17 12..Concorrentes..........................................................................18 13..Fornecedores.........................................................................19
 14.FORÇAS E FRAQUEZAS............................................................20 15.REFERÊNCIAS............................................................................21
 7
1. INTRODUÇÃO
 A criação e o desenvolvimento de uma empresa dependem de diferentes fatores como crescer no mercado, o desenvolver os produtos existência ou não de concorrentes. Um dos pontos chaves para o desenvolvimento da empresa é a criação da estratégia de inserção de mercado. 
 A empresa carecedora de um Plano Estratégico Empresarial chama-se Sansei Metajobs comércio de tecnologias, computadores de qualidade, notebook para estudar, celulares, e câmeras de alta qualidade para fotos e entre outros serviços tecnológicos.
 A empresa Sansei Metajobs foi fundada em 2017, no município de Vilhena/SP, já atingido o tamanho mediano com vendas para mercado externo.
 Desse modo, a uma caracterização da empresa através do seu histórico e análise de produtos.
 8
2.OBJETIVOS
 Na elaboração do plano estratégico para a empresa Metajobs tecnologias atua no segmento de locação de vendas de computadores, celulares etc... 
3.OBJETIVOS GERAIS DA METAJOBS 9
. Desenvolver as ações e decisões a serem tomadas; 
. Elaborar um perfil analítico;
. Criar o Balanced Scorecard da empresa;
 10
4.HISTÓRICO
A Metajobs foi fundada em julho de 2017 no estado de Tocantins por Sr. Carlos Brasil. A eficiência dos equipamentos de tecnologia 
De qualidade e rapidez para se fazer um trabalho, isso levou o criador a vislumbrar a possibilidade de adaptá-lo. 
 Em setembro de 2017 iniciou a instalação dos computadores na loja do Carlos Brasil que após 20 dias afirmaram da demonstração das tecnologias, firmaram o contrato com a locação. 
 O sucesso foi tão grande que, em menos 12 meses ficou estabilizada financeiramente no mercado com seus equipamentos tinha várias marcas de notebook são elas: Samsung, Dell, Acer, entre outros. 
 11
5.DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
 O Brasil é considerado um do país do mundo com maior número de empreendedores. Essa constatação é medida a partir do alto número de empresas criadas todos os anos nas juntas Comerciais dos Estados da Federação. Segundo dados dos departamentos, em todo o Brasil, 529.419(quinhentas e vinte mil, quatrocentas e dezenove) empresas. 
 Lamentável, O Brasil é um dos países com mais altas taxas de mortalidade empresarial. Foram extintas somente no ano passado,170.172(cento e setenta mil, cento e setenta e duas) empresa. 
 Uma boa notícia é pelos menos dados apresentados no relatório Empreendedorismo no Brasil 2006 a taxa de descontinuidade, empresa que fecham as portas antes do final do ano de operação, vem caindo nos últimos (5 anos) encontra o percentual 8,1 em 2012 foi de 4,5 em 2006.
 Segundos dados apresentados de Empreendedorismo no Brasil em 2006 para cada pessoa que empreende por oportunidade, existem uma outra que empreender por necessidade. 
 
6.NEGÒCIO 12
 É seguimento de atuação da empresa Casarotto filho (2002, p.36) Para Kotler (1998, p.78) a definição de negócio vai além da simples definição do produto deve visto como um processo de satisfação do consumidor não um processo de produção de bens. Produtos são transitórios.
 13
7. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
 O planejamento é escolha de um caminho a seguir para se alcançar determinado objetivo. para se determinar esse objetivo que além de, empresarial pode ser pessoal faz se necessária do meio que vive a empresa, perspectivas macroeconômicas concorrente, recursos financeiros disponíveis meio ambiente, entre outros diversos fatores. Procuram se escolher. As melhores alternativas para se alcançar um determinado objetivo.14
8.VISÃO
 A visão da empresa, é quase uma definição de objetivos, serve para uma boa elaboração de estratégia empresarial. A declaração de visão define onde a empresa quer chegar, a direção que pretende seguir, e o que quer ser para a empresa, e passar uma boa visão para seus clientes.
9.FORÇAS EXTERNAS E INTERNAS 15
 A correta determinação das forças e fraquezas não pode ser vista pelo empreendedor com soberba ou incompetência. Trata-se de fator chave ao seu planejamento da empresa e podendo evitar uma bancarrota no futuro.
 Os pontos fracos e forte da empresa Metajobs deve ser determinado diante de sua atual posição dos produtos em relação ao mercado. As forças serão utilizadas para enfrentar as ameaças ou aproveitar as oportunidades no ambiente externo essa análise deve tomar, como perspectiva para comparação as outras empresas do setor, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.
 16
10. ASPECTOS ECONÔMICOS 
 Os aspectos são de alta relevância, pois o seu estágio em que se encontra a economia influencia, de maneira decisiva a permanência ou abertura de um novo negócio. EX: inflação, taxa de juros, PIB, e distribuição de renda. Deve- ser medir a sensibilidade dos produtos as variações econômicas os produtos mais baratos saiam mais por estar no preço bom e melhor condição dele.
 17
11. ASPECTOS TECNOLÓGICOS
 As determinadas mudanças tecnológicas podem afetar setores inteiros da economia. É importante sempre avaliar o seu novo empreendimento é mais, ou menos, suscetível à influência da tecnologia.
12.CONCORRENTES 18
 As concorrências fazem parte do entendimento do mercado de atuação a identificação dos concorrentes, direitos e indiretos, que podem atingir o público-alvo que se busca, pode ser considerado concorrente todo aquele atender suas mesmas necessidades dos clientes, mas, não necessariamente com os mesmos públicos.
 O gestor deve buscar informações relevantes, tais como: principais mercados em que atua, número de concorrentes, características, (tempo de atuação porte, localização...etc.
 13.FORNECEDORES 19
 Quando da análise do fornecedor, o gestor deve procurar encontrar algumas informações principais, tais, como: fornecedores, produto, qualidade, preço, prazo de entrega dos produtos, condições de pagamento, pontos fortes e fracos.
 20
14.FORÇAS E FRAQUEZAS
FORÇAS
.Qualidade do serviço ou produto
.Preço
.Localização da empresa .Quais as vamtagens competitivas? .Reputação da empresa .Competência das equipes
 FRAQUEZAS .Quais as fraquezas da minha empresa .Comunicação falha .Equipe não capacitada .Por que meu cliente escolheu a concorrencia
 OPORTUNIDADES 
.Quais as tendências de mercado .Inovação tecnológica que pode agregar no meu negócio .Ondem os concorrentes falham?
AMEAÇAS
.Crise econômica .Concorrência .Legislação
15.REFERÊNCIAS 21
 BETHLEM, Agrícola de Souza. ESTRATÉGIA empresarial: conceitos processos e administração estratégica.5 ed. São Paulo, 2004.
BORN, Roger. Desvendando o planejamento estratégico. Porto Alegre: Sulina, 2006.
DAMODARAN, Aswath. Finanças corporativas: teoria, e prática. Tradução de Jorge Ritter. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
ROSS,Stephan A. Administração financeira. Tradução de Antônio Zoratto Sanvicente. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Continue navegando