Buscar

ATIVIDADE RESPONDIDA MAPA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Prévia do material em texto

NOME: RAFAEL DE SOUZA VIEIRA 
	R.A: 1891610-5
	DISCIPLINA: HISTÓRIDA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
MAPA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
1) Com base no artigo, a Educação Física era considerada uma "ciência"? Em seu texto, apresente argumentos com trechos do artigo.
RESPOSTA:
Conforme o artigo-base: [...] a Educação Física não é uma ciência, e sim uma área interdisciplinar que se fundamenta em outras ciências, como as ciências naturais e humanas, para a verificação, o controle, a análise e a produção do conhecimento. Consideramos como objeto de estudo da Educação Física a intervenção profissional ou prática pedagógica nas diferentes manifestações da cultura corporal de movimento. Então será que a produção de conhecimento em Educação Física acontece por vias do senso comum? Claro que Não. A área tem abrangência multidisciplinar, ou seja, a produção científica utiliza métodos próprios das diferentes ciências e, ciências naturais e ciências humanas para aferição, controle, análise e produção (precisas, objetivas e sistemáticas) do conhecimento sobre o seu objeto de estudo e intervenção profissional ou prática pedagógica nas diferentes manifestações da cultura corporal dos movimentos (Betti, M. 2005).
2) Discorra sobre a importância da “História” para o curso de Educação Física. Em seu texto, apresente argumentos com trechos do livro da disciplina.
RESPOSTA:
A discussão central que o autor coloca é o próprio título do livro “A História da Educação Física”, utilizando de vários questionamentos durante o texto como Porque temos que estudar história em que o estudo da história estaria a contribuir na formação do futuro professor?, Haveria realmente espaço e necessidade de uma disciplina específica para estudos desta natureza?, argumentando que são questionamentos recorrentes entre estudantes e professores dos diversos cursos superiores de formação do professor de Educação Física espalhados pelo nação brasileira. 
Tendo como objetivo principal a reflexão e questionamento sobre a importância da disciplina para os profissionais e futuros professores em Educação física. Justificando seu questionamento inicial na desvalorização da História principalmente nos cursos superiores de Educação Física, o autor relaciona a falta de interesse dos acadêmicos com as disciplinas liga às ciências humanas, tendo suas preferências voltadas às ciências exatas e biológicas. Como destaque também que o ensino da História fica restrito a apresentação dos chamados conteúdos clássicos importados da História geral a partir de uma ausente ou não consistente compreensão histórica (TABORDA DE OLIVEIRA, 2007). 
 	A disciplina da História vem se mantendo nos cursos pela força da tradição nos cursos de graduação, tendo em vista que os estudantes estão mais interessados na parte prática do que nos assuntos teóricos, exemplificando isso com a grade curricular nas aulas de Educação Física e Esportes” (VEYNE, 1998), onde a disciplina da Educação Física e dos Esportes ocupava um lugar de prestígio intermediário, pois as demais disciplinas teóricas de mostravam modelos de atuação que tivessem utilidade operacional técnica direta considerando assim a História de uma utilidade prática menor, mas afinal, e a História ? Qual sua contribuição para a prática? Quando se fala em História logo se relaciona a frases feitas como porque tenho que decorar tantas datas e nomes, eu não estou fazendo Educação Física para estudar história e eu nunca vou usar essas coisas quando estiver trabalhando, como o autor coloca devido a disciplina ser tratada como algo fora do contexto do curso e aparente mente não ter aplicabilidade na prática (SAVIANI, 2008). 
	Ao observar dentro da graduação a História estará encarregada de preparar o acadêmico para repensar sua atuação, esclarecendo a necessidade de compreensão teórica por trás de toda atuação. Como é muito bem colocado pelo autor, a História fala dos homens, suas construções sociais e atuação na sociedade e o que temos atualmente foi construído e não é simplesmente fruto do a caso e que ao mesmo tempo somos e fazemos história utilizando palavras de outros pensadores como Marx que diz que: o passado também estabelece condicionantes (BRACHT, 1999). 
As condições que temos de nos relacionar-se, no presente, situações construídas no de correr da nossas vidas. Assim, todos temos um passado que de algum a maneira influencia diretamente em nossas ações presentes. A presente leitura aborda também à História da Educação Física e a História dos Esportes, onde a História da Educação Física está ligada a necessidade de entender à Educação Física como toda e pensar sobre a mesma e a História do Esporte que está mais presente fora do ambiente acadêmico descrita por praticantes ou simpatizantes dos esportes (SAVIANI, 2008). 
Portanto ao concluir, os pesquisadores da História da Educação Física e dos Esportes tem o desejado que as competências, venha descontruir a ideia de que todo aglomeração de datas e fatos possam ser chamados de estudo histórico e uma forma de alcançar esse objetivo e que os professores da disciplina absorvam essa nova forma de pensar se aliando a estratégia pedagógicas adequadas, o ensino da disciplina da História da Educação Física e dos Esportes, se tornará mais agradável e sua importância se torne mais reconhecida no contexto dos cursos de graduação do ensino superior em especial a Educação Física (SAVIANI, 2008). 
3) Diante do conteúdo do artigo, apresente o modelo de prática científica. Utilize em seu texto, exemplos para enriquecer sua explicação.
Segundo epistemologia e crise científica existente tanto na Educação Física, no Brasil e no mundo. São questões teórico metodológicas para a construção do conhecimento em Movimento Humano. O mesmo movimento humano se encontra no contexto da sociedade moderna e nas demais área de conhecimento. A prática pedagógica, o projeto da Educação Física, que o autor define como apropriação crítica da cultura corporal de movimento, exige metodologias de pesquisa adequadas, que respeitem a dimensão Ético-normativa inerente a prática pedagógica (Betti, M. 2005).
É uma literatura que contribui para o debate epistemológico que se trava na Educação Física brasileira em torno do seu estatuto científico e pedagógico. É debate sobre o conhecimento da Educação Física entre a teoria e a prática entre o fazer corporal e o saber sobre fazer e apreender.
Revisa autores brasileiros que tratam do assunto, adotando como parâmetro alguns temas da filosofia da ciência.
A Educação Física não é uma disciplina científica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos social e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam a construção dos objetos da pesquisa científica, a qual se exercita e transforma constantemente no seio da comunidade acadêmica. No contexto da prática científica, a meta da ciência -produzir conhecimentos no encontro com o mundo físico e social e exige controle epistemológico interno, tarefa específica da comunidade científica.
REFERÊNCIAS
Betti, M. (2005). Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 19(3), 183-197. < file:///C:/Users/User/Documents/disiplina%20historia%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20como%20pr%C3%A1tica%20cient%C3%ADfica%20e%20pr%C3%A1tica%20pedag%C3%B3gica.pdf > Acesso em 11 jun de 2020.
TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. O que a históriada educação tem a dizer sobre o campo da educação física e o seus contornos atuais. In: STIGGER, M. P. (Org.). Educação Física + Humanas. Campinas-SP: Autores Associados, 2015. p. 203- 216.
VEYNE, P. M. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. 4. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil. Campinas-SP: Autores Associados, 2008.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas-SP, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999.
image1.png

Continue navegando