Buscar

Atividade mapa

Prévia do material em texto

19776-545
Jacyelle Sônia Santa Bárbara Simões
Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades.Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.
Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h.
Foi na Índia que o badminton nasceu, com o nome de Poona . Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. O "poona" passou a se chamar badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra. 
Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire. 
Nos anos seguintes, mais países se tornaram membros, especialmente após a estreia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer. 
Existem na atualidade seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals. 
Em 1995 o badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos, em Winnipeg, Canadá. Depois disso, a modalidade se firmou no evento sendo esporte que conta medalhas até hoje. Inclusive, em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil conquistou sua primeira medalha na competição. O feito histórico para o Badminton brasileiro foi conseguido pelo atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina. 
 
Segura o volante
Uma linha no chão, a peteca (volante)
A bricadeira é feita por duplas e a idade é a partir dos 5 anos.
A brincadeira tem como objetivo aguçar a curiosidade das crianças em relação ao esporte badminton. Será o primeiro contato do aluno com a “peteca” (volante). O aluno deverá ficar atento aos comandos, será treinado a atenção, a agilidade e a precisão de movimentos.
No início da atividade as crianças deveram sentar de frente para a outra em linha reta e o volante (peteca) no meio deles. As mãos devem ficar na cabeça a espera dos comandos do professor.
È dado comandos que confundem as crianças para verem se estão atentas. Começa com a mão na cabeça em seguida pode receber o comando de colocar a mão no olho, boca, nariz e depois de repente falado “peteca” e nesse momento quem for mais rápido pega a peteca.
É necessário ser realizados os movimentos que for ordenados pelo professor, precisam movimentar os braços e deslocar levemente o corpo para frente para que possam pegar a “peteca”.
No ultimo comando do professor sendo “peteca”, quem pegar e segurar a “peteca” vence. 
Infelizmente eu nunca tive contato com esse esporte, nem na escola o estudei. Mais com esse trabalho tive a oportunidade de conhecer e usar meu lúdico para criar uma brincadeira bem interessante.
Beisebol, basebol ou baseball, apesar de pouco praticado no Brasil, é um esporte que possui muitos adeptos na América do Norte. É disputado por duas equipes, utilizando, para isso, uma bola e um taco.
Pode ser praticado tanto por homens, quanto por mulheres, em locais abertos ou fechados. Entretanto, a prática masculina em locais abertos é a mais comum.
Não se sabe ao certo sua origem há quem defenda que o Beisebol foi criado nos Estados Unidos, em 1839, pelo oficial combatente Abner Doubleday. Do mesmo modo, outros tantos defendem que ele é uma criação legitimamente inglesa. A segunda é muito bem aceita, principalmente, porque no século XVIII, na Inglaterra, havia um jogo muito semelhante, mas chamado de “rounders”. Dessa forma, é estabelecida a teoria de que o esporte foi levado aos Estados Unidos pelos imigrantes ingleses.
Oficialmente, a National League, que é uma das instituições mais antigas da modalidade na América do Norte, reconhece Doubleday como o responsável por estabelecer as bases do esporte, de modo que a primeira partida foi disputada em Nova York em 1839.
Já o Congresso Nacional norte-americano, em 1953, declarou oficialmente que Alexander Cartwright foi o criador do esporte, embora alguns historiadores apontem que ele apenas contribui para a consolidação das regras do beisebol.
Antes de tudo isso, no século XIV, há registro documental de um esporte com características semelhantes na França. Levando em consideração este fato, a origem da modalidade fica ainda mais incerta.
Apesar de tudo, no decorrer do tempo o beisebol ganhou muita popularidade ao redor do mundo, principalmente na América do Norte. Nos Estados Unidos, principalmente, ele é um fator cultural importantíssimo. Além de muitos adeptos ao esporte, as competições ao redor do país reúnem uma infinidade de de torcedores.
No Brasil, este não é um esporte muito praticado. O beisebol chegou ao país em 1936, na cidade de São Paulo. No início, o maior destaque na prática ficou por conta dos imigrantes norte-americanos e japoneses que residiam aqui.
Em relação às Olimpíadas, a modalidade esteve presente pela primeira vez nos jogos de 1992, realizados em Barcelona, na Espanha. Entretanto, a participação durou somente até a edição de 2012. A boa notícia é que o Comitê Olímpico decidiu pela volta do beisebol nas Olimpíadas de 2020, sediadas em Tóquio.
Bets bobo
Dois tacos improvisados de madeira, uma bola de beisebol, dois cones
A atividade será realizada com 4 participantes, com idade a partir dos 5 anos.
O objetivo da brincadeira é que as crianças tenha um primeiro contato com uma bola e um taco sem ser nada oficial. Será aprimorado no decorrer da atividade a agilidade, a atenção, a confiança no parceiro, a competitividade saudável, arremeços e rebates na bola.
Inicialmente as duplas ficarão uma de cada lado e após um ou outro fazer o primeiro “gol” começa a brincadeira.
A dupla que ganhar o rebate tem a posse da bola, e então um jogador da equipe adversária ficará entre nos dois com um taco. Se ele consegui interromper o cruzamento da bola com um arrebate do taco e seu parceiro pegá-la é ponto deles. 
Durante a brincadeira o adversário terá que tentar tomar posse da bola, e não ficar de bobo no meio dos arremeços. 
Após a somatória de pontos essa brincadeira será finalizada com um comprimento de tacos e um abraço. Mostrando um espírito esportivo, igualdade e interação entre os alunos.
Eu nunca pratiquei. 
image2.png
image4.jpg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image3.jpg
image9.jpg
image10.jpeg
image11.jpg
image12.jpg
image13.jpeg
image1.png

Continue navegando