Buscar

modulo 4 3

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
0/0
Uma máquina é utilizada para puxar cargas pesadas e transportá-las de uma seção para outra de uma fábrica. Um bloco de massa m = 100 kg é puxado com velocidade constante de 5 m/s sobre um piso horizontal por uma força de 110 N que faz um ângulo de 35º acima da horizontal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre potência, assinale a alternativa que apresenta corretamente a potência da força que puxa o bloco: 
 P = 450,5 kW.
 P = 450,5 W.
P = 490 W.
 P = 450,5 HP.
 P = 550 W.
2. Pergunta 2
0/0
O diagrama de corpo livre é utilizado para auxiliar na identificação de forças atuantes em um objeto. As forças e as componentes dessas forças podem ser representadas como num plano cartesiana, tomando o centro do objeto como a origem. A Figura 1 abaixo representa três situações nas quais um bloco de massa ‘M’ está sob aplicação de uma força F.
 Figura 1. Aplicação de uma força F sobre um bloco de massa M
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre diagrama de corpo livre, assinale a alternativa que indica qual ou quais das situações apresenta a força normal como N=Mg+F∙sin⁡θ: 
Situação 2.
 Situação 1 e 2.
Situação 1.
Situação 1, 2 e 3.
Situação 2 e 3.
3. Pergunta 3
0/0
Um bloco de 800 g é liberado a partir do repouso de uma altura h0 acima de uma mola vertical com constante elástica k = 600 N/m e massa desprezível. O bloco se choca com a mola e para momentaneamente depois de comprimir a mola em 15,0 cm.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conservação de energia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o trabalho realizado pela mola sobre o bloco e a altura h0:
 Uel = - 6,75 J e h0 = 0,71 cm.
 Uel = - 6,75 J e h0 = 0,71 m.
 Uel = - 7,2 J e h0 = 0,86 m.
 Uel = 7,2 J e h0 = 0,86 cm.
 Uel = 6,75 J e h0 = 0,71 m.
4. Pergunta 4
0/0
O trabalho realizado por uma força elástica sobre um objeto, fazendo este se movimentar também, pode ser considerado uma forma de energia potencial. Em casos nos quais essa força é proveniente de uma mola ou um elástico, essa energia é definida como energia potencial elástica. Uma mola pode ser esticada 0,2 m devido a uma força aplicada de 600 N.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre energia potencial gravitacional, assinale a alternativa que apresenta corretamente a energia potencial da mola nesta situação e quando a mesma mola estiver 0,05 m comprimida.
U0,2 = 80 J e U0,05 = 10J.
U0,2 = 3,75 J e U0,05 = 60 J.
 U0,2 = 60 J e U0,05 = - 3,75J.
U0,2 = 60 J e U0,05 = 3,75 J.
U0,2 = 40 J e U0,05 = 5J.
5. Pergunta 5
0/0
A física representa leis observadas no comportamento da natureza. A principal delas, que abrange outras áreas da ciência, é a que diz que não se pode criar ou destruir a energia, de tal modo que ela pode somente mudar de forma.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre conservação de energia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Uma flecha é lançada verticalmente para cima, a partir da superfície da Terra. Pode ser considerado que a energia mecânica do sistema permanece constante.
Porque:
II. A energia cinética da flecha aumenta e a energia potencial diminui na subida e o inverso ocorre na descida.
Agora, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6. Pergunta 6
0/0
Imagine um tijolo sobre uma tábua com certa rugosidade. Ao levantar uma das extremidades dessa tábua lentamente, forma-se um ângulo θ com a horizontal. À medida que ângulo aumenta, a componente da força peso na direção do deslizamento aumentará, superando a força de atrito estática e resultando no escorregamento do tijolo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Leis de Newton, assinale a afirmativa que apresenta corretamente o coeficiente de atrito estático μ_est: 
cos⁡θ.
tg⁡θ.
mg cos⁡θ.
sen⁡θ.
mg sen⁡θ.
7. Pergunta 7
0/0
A energia potencial gravitacional é definida como o potencial acumulado por um objeto para converter posteriormente em movimento. Esse potencial está relacionado com a altura em que o objeto se encontra em relação ao solo.
O teorema trabalho-energia pode ser aplicado para esse tipo de energia sendo W_grav=-(U_(grav-2)-U_(grav-1) ).
Considerando essas afirmações e o conteúdo estudado sobre energia potencial gravitacional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Uma maçã de 200 g suspensa a uma altura de 3 m possui U = 5,9 J.
II. ( ) O trabalho realizado sobre uma garrafa de vidro (m = 250 g) que, ao cair de uma altura de 10 m, se espatifa no chão, é de 24,5 J.
III. ( ) O trabalho realizado sobre uma chave (m = 50 g), lançada para cima, atingindo uma altura de 2,0 m, é de 3,9 J.
IV. ( ) O trabalho realizado sobre uma bola de vôlei (m = 300 g), que é lançada a uma de altura de 2 m, e retorna a mão do lançador na mesma altura, é de 5,9 J.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, V.
 V, V, V, F.
V, V, F, F.
 F, V, V, F.
 V, F, V, F.
8. Pergunta 8
0/0
Muitas forças atuam sobre um mesmo objeto/corpo/partícula, fazendo com que ele se movimente e até se mantenha em repouso. O estudo da física nos orienta a identificar essas forças e aplicar algumas estratégias para melhor compreender o sistema avaliado.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre forças conservativas e não conservativas, analise os procedimentos a seguir e ordene as etapas de acordo com a sequência que ocorrem para determinar a Energia mecânica de um sistema.
( ) Verificar se há forças conservativas e/ou forças não conservativas.
( ) Aplicar o teorema trabalho-energia.
( ) Desenhar um sistema de coordenadas com o objeto na origem.
( ) Colocar os vetores das forças interna e externas ao objeto.
( ) Identificar as partes que compõem o sistema.
( ) Identificar quais forças realizarão trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
2, 6, 3, 4, 1, 5.
 1, 2, 3, 4, 5, 6.
 5, 4, 3, 6, 2, 1.
 2, 4, 1, 5, 3, 6.
 1, 4, 5, 2, 3, 6.
9. Pergunta 9
0/0
Uma partícula de massa m = 3,0 kg encontra-se em repouso quando começa a ser acelerada devido à aplicação de uma força F ⃗_a sobre ela. Desta forma, a partícula se desloca horizontalmente por 9,0 m, como mostra o gráfico da Figura 3 abaixo.
Figura 3. Gráfico de aceleração versus posição.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre teorema trabalho-energia de uma força variável, assinale a alternativa que apresenta o trabalho realizado pela força quando o bloco se desloca da origem até x = 9,0 m.
W = -12 J.
 W = 84 J.
W = 4 J.
W = 12 J.
W = 28 J.
10. Pergunta 10
0/0
O estado de um objeto/corpo/partícula pode ser, basicamente, classificado entre repouso, movimento uniforme e movimento variado. Para compreender a mudança entre esses estados, aplica-se os princípios da dinâmica regida pelas Leis de Newton
Considerando a afirmação apesentada acima e o conteúdo estudado sobre Leis de Newton, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma força é necessária para manter um objeto em repouso.
II. Uma força é necessária para mudar a velocidade de um objeto.
III. Uma força é necessária para manter um objeto em movimento com velocidade constante.
IV. Um objeto em queda livre pela atuação da força peso tem velocidade constante.
V. Para toda força aplicada a um objeto há uma força correspondente de mesmo módulo e sentido oposto aplicada em outro objeto em contato com o primeiro.
Está correto apenas o que se afirma em:
II, III e IV.
 II e V.
II, IV e V.
 II, III e V.
 I, II e V.
image3.png
image4.png
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando