Buscar

AVV final

Prévia do material em texto

1A propaganda exerce uma influência enorme na vida das pessoas, principalmente nos hábitos de consumo e na maneira de viver, seja através da internet, televisão, rádio e outras mídias, induzindo a um comportamento consumista. Sobre a propaganda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A propaganda pode exercer um forte apelo publicitário, no sentido de persuasão tanto para crianças, quanto para adolescentes. ( ) A propaganda influencia diretamente o hábito alimentar de muitas pessoas. ( ) Pessoas com escolarização baixa são mais vulneráveis aos apelos publicitários. ( ) No Brasil, a propaganda não pode atingir o público infantil. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - F - V - F.
C
V - V - V - F.
D
V - F - V - F.
Revisar Conteúdo do Livro
2Diante dos olhos alheios, a vida pode ser um conto de fadas para um casal, mas dentro de quadro paredes, ou seja, no local aonde vivem, pode ser cercado de agressões físicas e verbais. Um artista italiano criou e divulgou nas mídias sociais a seguinte frase: o "câncer social pode afetar qualquer pessoa, das mais simples até as celebridades". De acordo com esta frase, analise a figura anexa e indique qual é o assunto retratado por este artista: FONTE DA IMAGEM: Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2018.
A
Desfile de modas.
B
Violência doméstica.
C
Terapia de casal.
D
Viagem a trabalho.
3
A Divisão de Vigilância das Doenças Transmissíveis é responsável por planejar, programar, coordenar e cumprir as ações de vigilância epidemiológica das doenças agudas imunopreviníveis de notificação compulsória.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta doenças transmissíveis:
A
HIV.
B
Hipertensão.
C
Doença Cardiovascular.
D
Diabetes.
4A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, infectada com o vírus, presente em áreas tropicais e subtropicais. É uma doença grave, pois pode evoluir para a dengue hemorrágica, ocorrendo sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Desde 2008, não temos casos de dengue no Brasil.
B
A dengue não é considerada uma epidemia, mas uma doença que não representa preocupação para a Vigilância Epidemiológica.
C
A vacina não é uma forma de prevenção à dengue.
D
Uma das formas de prevenção no combate ao mosquito que causa dengue é a eliminação de criadouros de mosquitos, não deixando acúmulo de água e limpeza de terrenos baldios.
5
A Divisão de Vigilância das Doenças Transmissíveis é responsável por planejar, programar, coordenar e cumprir as ações de vigilância epidemiológica das doenças agudas imunopreviníveis de notificação compulsória.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta doenças transmissíveis:
A
Doença Cardiovascular.
B
Diabetes.
C
HIV.
D
Hipertensão.
6
Para maior confiabilidade da pesquisa, o pesquisador não pode escolher os indivíduos que vão pertencer a um grupo ou outro do estudo. 
Como se chama o processo de escolha dos indivíduos e sua divisão entre os grupos?
A
Seleção da população.
B
Ensaio Clínico.
C
Randomização.
D
Público-alvo.
7
É um dos estudos mais comuns em epidemiologia. É através do ensaio clínico que se testa a eficácia de uma intervenção. Normalmente, se divide o grupo pesquisado em dois. Para um, chamado grupo controle, se aplicará a intervenção, que pode ser um remédio novo, uma vacina, ou outra prática, como terapia de grupo.
De que estudo estamos falando?
A
Estudos tipo caso-controle.
B
Uso de placebo.
C
 Estudos analíticos - ensaio clínico.
D
Randomização.
8
Fator de risco, em saúde, é qualquer situação que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde.
Quais os fatores de risco de um adulto no Brasil?
A
A população brasileira não apresenta nenhum fator de risco.
B
Diabetes, asma e obesidade.
C
A obesidade e o sedentarimo são os únicos fatores de risco para um adulto brasileiro.
D
Fumo, abuso de álcool, sedentarismo e obesidade.
9
A ONU – Organização das Nações Unidas decidiu, no ano de 1952, convocar um grupo de trabalho para encarregá-lo de determinar o que seriam indicadores de saúde, ou maneiras confiáveis de avaliar os coletivos humanos. Neste sentido, assinale a alternativa INCORRETA quanto aos indicadores parciais agregados para avaliar a qualidade e quantidade de saúde:
A
Habitação.
B
Condição de trabalho.
C
Nutrição.
D
Segurança nacional.
10
Doenças transmissíveis com quadro de persistência possuem altas prevalências, ampla distribuição geográfica e potencial para evoluir para formas graves. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma doença que se enquadra nesse grupo:
A
Hepatites virais A e C, tuberculose, malária, meningite e difteria.
B
Hepatites virais B e C, coléra, malária, meningite e febra amarela silvestre.
C
Hepatites virais A e C, tuberculose, malária, influenza e febra amarela silvestre.
D
Hepatites virais B e C, tuberculose, malária, meningite e febra amarela silvestre.
Revisar Conteúdo do Livro
11(ENADE, 2013) Um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), revelou que cerca de 370 mil brasileiros de todas as idades usaram regularmente crack e(ou) similares (pasta base, merla e óxi) nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, ao longo de, pelo menos, seis meses, em 2012. Esses resultados ratificam a necessidade do fortalecimento da estratégia de Redução de Danos, a qual consiste em:
A
Desenvolver um programa cuja meta seja a cura do dependente químico, por meio de um tratamento que o estimule a refletir sobre a sua culpa e a aceitar a punição por seu comportamento inadequado.
B
Estabelecer um programa proibicionista, apostando na força do medo e no apelo moral e utilizando técnicas de cuidados que poderiam ser resumidas como a persuasão dos indivíduos para atuarem com tolerância zero.
C
Oferecer continuidade para o uso da droga, considerada como um problema legal e moral.
D
Ampliar as ofertas de cuidado ao usuário/ dependente químico, instituindo novas tecnologias de intervenção e mantendo o compromisso com o respeito às diferentes formas de o usuário/dependente químico ser e estar no mundo.
12(ENADE, 2004) A violência vem sendo abordada como um complexo fenômeno biopsicossocial e um problema de saúde pública. O crescente interesse em profissionais da área de saúde na investigação deste fenômeno está diretamente relacionado às sérias e profundas repercussões para a saúde, com destaques epidemiológicos para o aumento de casos envolvendo crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Considerando os diferentes grupos humanos, como a violência pode ser classificada?
A
Estrutural, conjuntural e institucional.
B
Física, institucional e policial.
C
Sexual, física e afetiva.
D
Estrutural, afetiva e sexual.
Revisar Conteúdo do Livro
image1.png

Continue navegando