Buscar

AOL1_TRABALHABILIDADE_Respostas corrigidas

Prévia do material em texto

Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Quando as pessoas se relacionam umas com as outras, conseguem ser mais criativas e mais eficientes nas tomadas de decisão, quer se trate de um grupo de alunos, de um casal ou de um grupo de gestores de topo [...]. Neste 
pressuposto, o desenvolvimento e o treino de competências sociais e emocionais ganham maior expressão e surge como parte integrante para o sucesso não apenas ao longo da vida acadêmica, mas também social, familiar ou 
pessoal [...].”
Fonte: SANTOS, C.F.C. Programa de Promoção de Competências Socio-Emocionais eAtencionais: Concepção, implementação e avaliação do programa Perlimpimpim em crianças do 3º ano de escolaridade. Mestrado Integrado 
de Psicologia. Universidade de Lisboa, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/27552/1/ulfpie051266_tm.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2019.
De acordo com essas informações e os conteúdos estudados sobre as competências sociais, pode-se afirmar que:
as competências sociais são inatas, sendo assim, há pessoas difíceis de lidar e outras fáceis de lidar, desde o nascimento.
quando se tem competências relacionais e sociais, os conflitos são evitados e os problemas são inexistentes.
para que as pessoas se relacionem de forma saudável, é necessário que a opinião do outro seja considerada em prol de sua própria opinião.
Resposta corretaCorreta: em competência relacional – trabalho em equipe, um dos grandes desafios é garantir que os conflitos que surgirem sejam construtivos.
os níveis de complexidade relativos a competências sociais são diferentes em relação a outras competências comportamentais.
Pergunta 2 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“Observam-se, no mundo contemporâneo, mudanças drásticas nos sistemas produtivos e no mercado de trabalho. Ao lado do fantasma do desemprego, que assola as economias modernas, existe, também, uma mudança no 
perfil da mão de obra ocupada, com acréscimo no número de trabalhadores autônomos. [...] Nesse ambiente, muitos vislumbram, no empreendedorismo, uma via possível de inserção social e profissional.”
Fonte: CORREA, V. S.; REIS, R. F.; VALE, G. M. V. Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?. 2014. Disponívelem: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v18n3/v18n3a05.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2019.
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo referente ao perfil do empreendedor, é possível afirmar que:
os estudos revelam que empreendedores por oportunidade buscam suprir suas próprias necessidades financeiras.
Resposta corretaCorreta: há estudos que concluem que o empreendedorismo ocorre por necessidade ou oportunidade.
os empreendedores por necessidade buscam uma oportunidade de negócio a qual se pretende perseguir.
o empreendedorismo por necessidade e oportunidade ocorre entre poucos empreendedores.
conforme pesquisa do GEM, em geral, pessoas buscam o empreendedorismo para suprir a ausência de um emprego formal.
Pergunta 3 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Esses trabalhadores flexiveis, cujo o rendimento é avaliado com base não apenas na quantidade, mas também na qualidade, podem obter do progresso tecnológico suportes cada vez mais capazes de reduzir o esforço 
requerido em suas tarefas, extraindo deles maior espaço mental para elevar a confiabilidade de seus resultados e a qualidade do seu trabalho e da sua vida. Mas nunca serão de todo substituíveis pelas máquinas nem de todo 
intercambiáveis. Para essa classe de trabalhadores, a única possibilidade de enriquecer culturalmente, de cultivar os afetos e os próprios hobbies pode vir do fim das horas extras e da redução da jornada de trabalho”.
Fonte: MASI, D. Uma Simples Revolução: trabalho, ócio e criatividade novos caminhos para uma sociedade perdida. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p. 60.
De acordo com essas informações e com seus estudos sobre o mercado de trabalho e globalização, é possível afirmar que:
a diminuição da jornada de trabalho produz mais desemprego em todo o mundo.
as máquinas cuidarão de trabalhos de curto prazo no mundo globalizado, enquanto o ser humano fará as manutenções necessárias.
no mundo globalizado, a tendência é que o profissional qualificado obtenha trabalhos seguros e de longa permanência nas empresas.
a regulamentação do trabalho tende a ser mais forte diante do mundo globalizado atual e futuro.
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Resposta correta
Correta: verifica-se, como tendência global, a inserção de trabalhos de curto prazo, por projeto, por consultoria, por produto, por atividade e/ou por tempo 
determinado.
Pergunta 4 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“O problema com todos esses novos empregos, no entanto, é que eles provavelmente exigirão altos níveis de especialização, e não resolverão, portanto, os problemas dos qualificados que estão desempregados. A criação de 
novos empregos humanos pode mostrar-se mais fácil do que retreinar humanos para preencher esses empregos.”
Fonte: HARARI, Y. N. 21 Lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 52. 
Com base no trecho apresentado e no conteúdo estudado sobre o mercado de trabalho globalizado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A aprendizagem de idiomas será de responsabilidade das máquinas no curto prazo.
II. ( ) A globalização é um tema complexo, que envolve muitas incertezas e volatilidade.
III. ( ) Em geral, a globalização tem um impacto negativo para o meio ambiente, eminência de guerras e disrupção tecnológica.
IV. ( ) Atualmente, há uma crescente iniciativa ao empreendedorismo e ao trabalho autônomos.
F, F, F, V.
Resposta corretaCorreta: F, V, F, V.
V, F, V, F. 
V, V, F, V. 
F, V, V, V.
Pergunta 5 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“As comunicações via satélite permitem às diretorias das empresas dirigir operações em escala mundial, a uma velocidade próxima à da luz, enquanto enormes aviões de carga possibilitam o deslocamento fisico das mercadorias 
a uma velocidade próxima a do som.”
Fonte: MASI, D. Uma Simples Revolução: trabalho, ócio e criatividade novos caminhos para uma sociedade perdida. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p. 64.
De acordo com essas informações e os conteúdos estudados sobre a globalização, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os países mais ricos procuram estabelecer suas empresas em países mais pobres para a execução do trabalho operacional, devido ao baixo custo. 
Porque:
II. Em relação à globalização no âmbito do trabalho, nota-se que o trabalho industrial é mais barato em países mais pobres e mais caro em países mais ricos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta corretaCorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 6 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
“A Terceira Revolução Industrial terá um impacto tão significativo no século XXI quanto a Primeira Revolução Industrial teve no século XIX. E como nas duas primeiras revoluções industriais, ela provocará uma mudança 
fundamental de cada aspecto de nosso trabalho e vida. A organização convencional, de cima para baixo, da sociedade que caracterizou muito da vida econômica, social e política das revoluções industriais baseadas em 
combustíveis fósseis, está cedendo às relações colaborativas e distributivas da era industrial verde, emergente. Estamos no meio de uma mudança profunda na maneira como a sociedade é estruturada, distantes do poder 
hierárquico e rumo ao poder lateral”
Fonte: RIFKIN, J. O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveisdos empregos e a redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron Books, 1996. p. 95.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as quatro Revoluções Industriais, pode-se afirmar que:
a formalização do trabalho através de regulação é uma tendência para o futuro do trabalho no Brasil e no mundo.
antes da Revolução Industrial, as pessoas trocavam produtos e colheitas entre as famílias e tribos de forma justa e igualitária.
Resposta correta
Correta: dizem respeito à terceira e quarta revolução industrial temas relacionados à redução da jornada de trabalho, de modo a dar oportunidade para 
todos.
a Revolução da Informação está associada à segunda revolução industrial, apontado pela produção em massa e a utilização da eletricidade.
o aumento da expectativa de vida do ser humano passou a ser tema de reflexão e estudos no decorrer da primeira Revolução Industrial.
Pergunta 7 1 / 1
Leia o trecho a seguir: 
“Quando você age com agressividade, buscando atender somente os próprios interesses e negando os do outro, a sensação também é incômoda. A princípio, imagina seu território defendido e sua honra vingada, mas, depois, 
uma ponta de mal-estar vem incomodar sua consciência, recriminando-o e deixando-o com uma desagradável sensação de culpa.”
Fonte: MARTINS, V. Seja Assertivo! Como conseguir mais autoconfiança e firmeza na sua vida profissional e pessoal. Altabooks: Rio de Janeiro, 2017. p. 8.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre assertividade, analise as afirmativas a seguir. 
I. A agressividade é um comportamento necessário para que o indivíduo seja ouvido e respeitado.
II. A assertividade é um comportamento típico de quem busca atender as próprias necessidades e respeitar o outro. 
III. O estilo passivo, normalmente, envolve culpar o outro como forma de se sentir autoconfiante e manter sua posição.
IV. O indivíduo que se comporta de modo assertivo expressa sentimento e ideias de forma adequada. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
I e III.
II e III.
I e II.
III e IV.
Resposta corretaCorreta: II e IV.
Pergunta 8 1 / 1
O modelo S.M.A.R.T permite o desenvolvimento de objetivos e metas de forma simples e eficiente. Ele pode ser utilizado em projetos empresarias, processos de coaching e consultoria, como também ser um recurso estratégico 
e utilizado na vida pessoal, para organizar e definir prioridades para projetos pessoais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o modelo S.M.A.R.T, é possível afirmar que:
definir objetivos a partir de poucas palavras e incluir indicadores de medida se ao T do acrônimo S.M.A.R.T.
Resposta corretaCorreta: o modelo S.M.A.R.T prevê a meta como: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
o modelo S.M.A.R.T sugere que a meta deve ser positiva, de modo que as pessoas foquem em soluções.
o modelo S.M.A.R.T é algo inovador e pouco conhecido, pois seu surgimento é recente, na Revolução 4.0.
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
quando se trabalha com o momento S.M.A.R.T, utiliza-se um ou dois fatores que o compõe para definir objetivos e metas de modo eficiente.
Pergunta 9 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Pela primeira vez, a transferência de mercadoria e pessoas tornou-se velocíssima, pelos modernos meios de transporte; e a transferência de dados se dá em tempo real graças às redes de telecomunicações; pela primeira vez, 
os voos se tornaram interplanetários; pela primeira vez, os processos de unificação social e cultural são lubrificados pelos meios de comunicação de massa e pelas redes sociais; pela primeira vez, toda a humanidade manifesta 
simultânea e cotidianamente o mesmo medo de atentados, do desemprego, das epidemias, das quedas na bolsa.”
Fonte: MASI, D. Uma Simples Revolução: trabalho, ócio e criatividade novos caminhos para uma sociedade perdida. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p. 64.
Considerando o trecho apresentado e os estudos relativos aos efeitos da globalização, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. O fenômeno da globalização depende de uma série de aspectos que poderão produzir os mais diversos efeitos sobre a sociedade.
Porque:
II. A globalização afeta acordos regionais, como o caso da União Europeia e do Mercosul. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta corretaCorreta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 10 1 / 1
A história do mundo do trabalho, contada desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII, considera fatores sociais, econômicos, tecnológicos e geográficos, influenciando as grandes 
mudanças ocorridas até então. Contudo, tais marcos vêm sendo classificados como primeira, segunda, terceira e quarta Revolução Industrial.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as quatro revoluções industriais, analise os conceitos disponíveis a seguir e associe-os com suas respectivas características: 
1) Revolução 1.0
2) Revolução 2.0
3) Revolução 3.0
4) Revolução 4.0 
( ) Crescente interação entre o homem e as máquinas.
( ) Momento marcado pela utilização do petróleo. 
( ) Ênfase na utilização do computador e da tecnologia.
( ) Fragmentação das tarefas na realização do trabalho.
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
1, 3, 4, 2.
3, 4, 1, 2.
3, 1, 2, 4.
2, 4, 3, 1.
Resposta corretaCorreta: 4, 2, 3, 1.

Continue navegando