Buscar

01 PROJETO DE PESQUISA PARA TCC

Prévia do material em texto

PROJETO DE PESQUISA PARA TCC
O impacto das botas de rebote na performance atlética
	BRUNA SPADINI SEVERO
	2261648
1.TEMA 
	A proposta de trabalho de conclusão de curso terá como caminhos de estudo o movimento humano com base na prática da modalidade de treinamento com botas de rebote, a partir de sua abordagem socioantropológica, filosófica, política e pedagógica.
	Neste caso específico, será discutido o uso das botas de rebote na educação física, evidenciando como esses equipamentos podem aprimorar a performance dos praticantes. Será demonstrado como as botas de rebote são utilizadas de forma a potencializar os resultados obtidos durante as atividades esportivas, refletindo em benefícios para a performance atlética dos indivíduos.
2. PROBLEMA
	O tema central abordado neste trabalho de conclusão visa avaliar e exemplificar a eficácia dos diversos modelos existentes no cenário nacional e internacional, bem como sua aplicabilidade no contexto do treinamento físico. Essa análise tem por objetivo responder à seguinte indagação.
Qual é o impacto das botas de rebote na performance atlética dos atletas?
3. JUSTIFICATIVA
	A utilização de calçados de rebote na prática esportiva está se tornando cada vez mais frequente entre atletas profissionais e amadores, especialmente em modalidades que demandam explosão e potência, como salto em altura e basquete. Portanto, ao abordar o impacto dos calçados de rebote na performance atlética em um artigo científico, você estará contribuindo para o avanço do conhecimento no campo do treinamento esportivo, oferecendo informações valiosas para atletas, treinadores e profissionais da saúde interessados em aprimorar o desempenho esportivo. Além disso, ao examinar os benefícios e possíveis limitações do uso desses calçados, será possível contribuir para o aprimoramento das práticas de treinamento e prevenção de lesões, tornando-se um estudo relevante e atual na área esportiva. O corpo teórico a respeito do tema, no momento apresenta poucos estudos e autores nacionais, tornando essa pesquisa mais um instrumento para a construção da modalidade no país.
4. OBJETIVOS
	O objetivo geral deste estudo é investigar o impacto das botas de rebote na performance atlética dos atletas, analisando seu efeito em diferentes modalidades esportivas e buscando identificar possíveis benefícios ou limitações desses equipamentos no desempenho esportivo. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto das botas de rebote na potência e explosão muscular de atletas, por meio da realização de testes específicos de salto vertical e aceleração. Além disso, busca-se investigar se o uso dessas botas influencia o padrão de pisada e a biomecânica da corrida, em comparação com o uso de calçados esportivos convencionais. Por fim, a pesquisa também irá analisar a recuperação muscular dos atletas após o uso das botas de rebote, com o intuito de verificar se há uma redução significativa no tempo de recuperação e fadiga muscular em comparação com o treinamento sem esse equipamento.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo (POWERS & HOWLEY 2008 P.34) "A utilização de botas de rebote tem sido associada a uma melhora na capacidade cardiovascular e respiratória, além de promover um maior gasto calórico durante a prática de atividades físicas.
A utilização de calçados esportivos adequados é de extrema importância para a performance atlética dos atletas. As botas de rebote são um tipo de calçado projetado para proporcionar maior impulsão e retorno de energia durante atividades físicas, o que pode resultar em melhor desempenho em diversas modalidades esportivas. Essas botas são especialmente populares entre atletas de basquete, corrida e salto em altura, devido à capacidade de melhorar a potência dos movimentos e reduzir a fadiga muscular.
De acordo com (LOPES 2016 P.12)"A utilização de botas de rebote tem se mostrado eficaz no treinamento de força e resistência, promovendo ganhos significativos de performance física.
De acordo com (BOYLE 2010 P. 23) "Ao incorporar o uso de botas de rebote nos treinos, é possível promover uma maior estimulação muscular, resultando em ganhos mais rápidos de força e resistência." 
6. METODOLOGIA
	A metodologia adotada consistirá na realização de uma pesquisa bibliográfica. Para isso, serão utilizados repositórios de busca reconhecidos, como o PubMed, Scopus e Google Scholar, a fim de localizar estudos, artigos e revisões relevantes sobre o tema abordado.
Para direcionar a busca, serão utilizadas palavras-chave como "botas de rebote", "performance atlética", "calçados esportivos" e "efeito das botas de rebote". Esses termos são fundamentais para encontrar materiais relacionados ao assunto.
A pesquisa será conduzida de forma qualitativa, explorando estudos e teorias que tratam do impacto das botas de rebote na performance atlética. Essa abordagem qualitativa proporciona uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos e experiências abordados na literatura.
Na elaboração da minha pesquisa de modo geral, eu utilizo como referência o livro "Como elaborar um projeto de pesquisa" escrito por Antônio Carlos.
7. REFERÊNCIAS
BOYLE . Avanços no Treinamento Funcional. Porto Alegre. 2015.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 1991.
GOMES. Treinamento Desportivo: Estruturação e Periodização. Artmed editora, 2019.
POWERS & HOWLEY. Fisiologia do Exercício. Manole, 2009. 
image1.png

Continue navegando