Buscar

163

Prévia do material em texto

Com certeza! Aqui está uma lista de exercícios de literatura para o nível superior, abordando questões mais complexas e aprofundadas:
1. **Análise de Intertextualidade**: Analise como a obra "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa dialoga com a tradição épica e os mitos brasileiros, como os sertões e jagunços.
2. **Teoria Literária**: Utilizando conceitos de Mikhail Bakhtin, discuta como a polifonia é empregada na obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis, especialmente no que diz respeito à narração de Bentinho.
3. **Estudo de Gênero**: Compare as características do realismo mágico na literatura latino-americana com as do realismo fantástico na literatura europeia, utilizando obras de Gabriel García Márquez e Franz Kafka como exemplos.
4. **Análise de Estilo**: Analise a estilística em "Sagarana" de João Guimarães Rosa, focando em como o autor utiliza recursos linguísticos para criar uma atmosfera única e regionalista.
5. **Crítica Literária**: Elabore uma análise crítica da representação da identidade nacional na obra "Macunaíma" de Mário de Andrade, considerando a fusão de elementos folclóricos e modernistas.
6. **Estudo Comparativo de Movimentos Literários**: Compare o Modernismo brasileiro com o Modernismo português, destacando diferenças e semelhanças em termos de contexto histórico, estilístico e temático.
7. **Interpretação de Poesia**: Analise o poema "Os Sapos" de Manuel Bandeira sob a ótica do descontentamento com a situação cultural e literária de sua época, considerando sua crítica à poesia parnasiana.
8. **Literatura e Sociedade**: Discuta como a obra "Memórias de um Sargento de Milícias" de Manuel Antônio de Almeida reflete e critica a sociedade brasileira do século XIX, especialmente no que diz respeito às relações sociais e à ascensão social.
9. **Estudo de Autor**: Analise a obra de Clarice Lispector, focalizando em como a autora subverte convenções literárias e desafia as expectativas do leitor por meio de sua prosa introspectiva e existencialista.
10. **Teoria da Receção**: Aplique os conceitos de Wolfgang Iser na análise de um conto contemporâneo brasileiro, explorando como as lacunas na narrativa permitem a participação ativa do leitor na construção do significado.
Esses exercícios são destinados a alunos de nível superior e visam promover uma compreensão aprofundada e crítica da literatura, incentivando a reflexão teórica e a análise contextualizada das obras.

Continue navegando