Buscar

Tarefa 13 4

Prévia do material em texto

TRACOMA – Semana 13 
O tracoma é caracterizado com uma doença tropical negligenciada (DTN) e de acordo com a OMS, está incluso em um grupo heterogêneo de agravos provocados por agentes infecciosos ou parasitários, os quais interferem significativamente na saúde e na qualidade de vida da população acometida. Ocorre mais comumente em crianças pequenas e em mulheres, por seu maior contato com crianças. 
É uma ceratoconjuntivite inflamatória, crônica e recidivante da conjuntiva ocular e da córnea que pode causar cicatrizes na conjuntiva palpebral superior. Sua evolução pode desencadear alterações na posição da pálpebra superior e dos cílios (triquíase), cujo atrito resulta graus variados de opacificação da córnea, diminuição da acuidade visual, até a cegueira O baixo nível de escolaridade e de renda, aliada a outros fatores como más condições habitacionais no domicílio, são indicadores de pobreza populacional que ocasionam consequências negativas para a saúde. Neste contexto, podemos considerar que tais variáveis estiveram relacionadas com a ocorrência do tracoma. 
O tracoma ainda é um dos agravos negligenciados e continua como problema de saúde pública, relacionada a baixas condições socioeconômicas, de saneamento e higiene insuficientes, embora tenha apresentado no estudo, baixa prevalência em conformidade com a OMS. 
REFERÊNCIAS 
GONÇALVES, Edimara de Lima et al. Tracoma: uma análise sobre os determinantes sociais no Tocantins. 2018.
	
image1.jpeg

Continue navegando