Buscar

Os hebreus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os hebreus
São um povo antigo cuja história é fundamental para entender as origens do judaísmo, uma das religiões monoteístas mais antigas do mundo. A história dos hebreus é profundamente entrelaçada com as narrativas encontradas na Bíblia Hebraica, abrangendo desde as histórias dos patriarcas, como Abraão, Isaque e Jacó, até o desenvolvimento do Reino de Israel e suas subsequentes divisões e exílios.
Origens e Migrações
A origem dos hebreus é tradicionalmente associada a Abraão, que, segundo a Bíblia, migrou de Ur, na Mesopotâmia, para Canaã, obedecendo a uma ordem de Deus. Este evento é considerado o ponto de partida para a formação do povo hebreu. Posteriormente, durante um período de fome, os hebreus migraram para o Egito, onde, segundo a narrativa bíblica, foram escravizados até serem libertados por Moisés, evento esse conhecido como o Êxodo.
Formação dos Reinos
Após o retorno a Canaã e anos de liderança tribal sob os juízes, o povo hebreu unificou-se sob a monarquia com Saul, seguido por Davi, que estabeleceu Jerusalém como a capital. Salomão, filho de Davi, sucedeu-o e é famoso por construir o Primeiro Templo em Jerusalém. Após sua morte, o reino dividiu-se em Israel (norte) e Judá (sul) por volta de 930 a.C.
Exílios e Diáspora
Os dois reinos enfrentaram várias ameaças externas e acabaram conquistados. Israel caiu para o Império Assírio em 722 a.C., e Judá foi conquistado pelo Império Babilônico em 586 a.C., resultando na destruição do Templo e no exílio babilônico dos judeus. Após a conquista da Babilônia pelo Império Persa, Ciro, o Grande permitiu que os judeus retornassem a Jerusalém e reconstruíssem o Templo, marcando o início do período do Segundo Templo.
Desenvolvimento Religioso e Cultural
Durante esses períodos de formação, exílio e retorno, os hebreus desenvolveram uma identidade religiosa única centrada no monoteísmo, a crença em um Deus único, Yahweh. A Lei Mosaica, ou Torá, e a subsequente compilação de textos religiosos e históricos formaram a base do judaísmo. Esses textos incluem não apenas a Torá, mas também os livros dos profetas e outros escritos.
Legado
O legado dos hebreus é imenso, especialmente no contexto das religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Suas tradições religiosas, práticas culturais e leis têm influenciado profundamente a história e a cultura ocidental e global. A diáspora judaica, que começou com os exílios e continuou em várias formas ao longo dos séculos, espalhou as tradições hebraicas por todo o mundo, adaptando-se e influenciando as culturas locais enquanto mantinha uma identidade coesa centrada na religião e na tradição.
Essa história dos hebreus não é apenas uma sequência de eventos históricos, mas também um exemplo da formação e da resiliência de uma identidade cultural e religiosa ao longo dos milênios.

Continue navegando