Buscar

Importância da Literatura Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula
Disciplina: Leitura
Turma: Maternal A
Período: Vespertino
CONTEÚDO DA AULA
Explorar as contribuições que as histórias infantis trazem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança.
OBJETIVOS
Estimular aos alunos por meio de materiais didáticos o interesse por contos infantis e a interpretação de cores e imagens, diferenciando os personagens:
Desenvolver a criatividade, imaginação, emoção e sentimentos;
Propor o conhecimento de novas palavras.
METODOLOGIA 
A literatura infantil é muito importante para a vida das crianças, pois contribui de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e da linguagem. O habito da leitura é imprescindível na primeira infância, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança. A leitura deve fazer parte da vida das crianças antes mesmo delas saber ler, para Freire (1994, p. 11), “a leitura do mundo procede a leitura da palavra”, ou seja, a leitura está em todo lugar, não só nos livros. Sendo assim, a hora da leitura é de grande importância para criar bons hábitos nas crianças.
A literatura infantil cria a autonomia que é adquirida cada vez quando se conta uma história, a obra literária permite leituras plurais por meio de caráter simbólico. Mas o habito pela leitura só se dará com o prazer do aprendizado da leitura, “exercendo plenamente essa extraordinária característica cerebral da espécie humana” (MACHADO, 2002, p. 100) e nutrindo a memória pessoal e coletiva. Portanto, a leitura deve ser um momento de alegria e interação envolvendo os alunos e despertando o interesse e desejo em querer ler sempre mais, construindo a identidade do futuro leitor como um amplo conhecimento cultural, histórico, filosófico e literário. A leitura frequente direciona a criança para a rotina diária e assim inicia seu estar no mundo literário. 
Desenvolvimento da aula:
Na chegada os alunos serão recepcionados e encaminhados ao grupo, cantando musiquinhas infantis e avisando que logo será a hora do lanche, na hora de ir para o lanche todos pegam na ‘cordinha’ e irão para o saguão onde será servido o lanche do dia, depois de todos comerem voltam para a sala tomam água e iremos sentar no tatame para o momento da história: As cores da Lili, a história conta sobre as cores e as misturas das cores primarias, depois da leitura teremos a conversa sobre as cores e a identificação delas logo após a leitura eles vão tomar agua e em seguida inicia a troca de fraldas de todas as crianças e na sequencia eles vão para a jantinha, depois de comer eles são encaminhados para a sala novamente onde as caminhas já estão arrumadas e fazem soninho, após eles dormir cerca de 1 hora eles acordam e começam ser organizadas para a saída.
Recursos
Livro: As cores das Lili e plaquinhas de EVA das cores primarias
Referencias 
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se co mpletam. São Paulo: Cortez, 1994.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

Continue navegando