Buscar

A importância do local apropriado para o estudo


Continue navegando


Prévia do material em texto

Segundo Idoeta (2020) o cérebro trabalha de dois jeitos diferentes: no modo focado e no modo difuso. Idoeta (2020) explica que o modo focado é quando prestamos atenção a um exercício, filme, etc., e o modo difuso é quando o cérebro está relaxado. Dessa forma, explica que é necessário que o cérebro alterne entre esses dois modos para que ocorra a aprendizagem de forma efetiva. Sendo assim, é importante que se tenha um bom local para estudar. 
Para que ocorra o processo de aprendizado e estudo, deve-se escolher um ambiente limpo, organizado e tranquilo, pois fica difícil estudar em um local barulhento e sujo. O local apropriado pode ser qualquer um que disponha de conforto. Pode ser a biblioteca, o seu quarto, a sala da sua casa ou até mesmo o parque. No entanto, é preciso destacar que o ambiente não pode ser de todo silencioso.
Analisando essa questão de local fica fácil perceber que muitas vezes é quase impossível aprender algo na escola ou faculdade quando a sala está muito barulhenta e como é impossível se concentrar por muito tempo no professor quando a sala está em um todo silencioso. 
Sendo assim, a importância de se precisar de um local apropriado para o estudo é o fato de que a estrutura do ambiente pode influenciar diretamente na concentração, organização e motivação para o aprendizado. O conforto, a iluminação, posicionamento e o acesso a internet são fatores fundamentais para que o estudo possa acontecer de maneira satisfatória. Um ambiente que é bem iluminado proporciona menos cansaço ao estudar, sendo esse o fator principal das salas de aula terem janelas grandes e bem iluminado. 
Por isso indica-se que, além de se ter um local apropriado para estudar para que ocorra de fato algum aprendizado, é preciso sempre ficar revendo o que foi estudado para que o cérebro exercite e fixe o que foi lido. Explicar para um amigo também ajuda no aprendizado, além de poder utilizar o sistema de recompensa, que nada mais é do que o cérebro alterar entre o modo focado e o modo difuso, em que em determinados períodos você dá divertimento e descanso para o seu cérebro após algum tempo de estudo. 
O estudo é algo que leva além da memorização, pois se não exercitar o cérebro, se não reestudar o que já foi visto, aquilo simplesmente vai sumindo da memória. Realizar atividades de memorização e de reconhecimento podem ajudar na aprendizagem, melhorando assim a fixação do que foi aprendido. Dessa forma, compreende-se que só se aprende efetivamente quando se uni o novo com o conhecimento que já possui.
Além disso é necessário também compreender as diferentes formas de aprendizado. Como sabemos cada pessoa aprende de uma forma, a qual se tem mais facilidade e habilidade, sendo impossível uma pessoa aprender sobre tudo e ter domínio de várias coisas ao mesmo tempo. Naturalmente temos mais habilidades e afinidades para certas coisas e por isso precisamos aprender e compreender as diferentes formas de aprendizado, para que assim possamos ter uma aprendizagem efetiva. 
Sabendo a melhor forma que se aprende, é possível então explorar da melhor forma todas as habilidades: leitura, escrita, audição e fala. E com o auxílio do professor, haverão novos recursos e maneiras diferentes de trabalhar os conteúdos e colaborando com a compreensão das múltiplas formas de aprender. Assim ao misturar visual com verbal, visual com auditivo, físico e social, entre outros estilos de ensino, vão fazendo com que os alunos aprimorem suas capacidades, compreendam as diferentes formas de aprender e assim aumentem ainda mais o seu nível de conhecimento. 
Para que isso ocorra é necessário a realização de testes para que se saiba a melhor forma de aprender e assim articulando todas essas habilidades e inserindo nos estudos, os alunos serão capazes de internalizar os novos conhecimentos e cada vez mais terão prazer em aprender. Por isso é de grande importância que o professor observe seus alunos e sempre proponha diferentes atividades e os auxiliem nas diferentes tarefas de estudos. 
A compreensão de mundo que o aluno apresenta, deve ser exercitada e ampliada pelo professor através de atividades que possam ser realizadas de maneira lúdica e que visem o desenvolvimento de sua capacidade de leitura e escrita. 
Um professor que faz diferença em sala de aula, busca no dia a dia possibilitar sempre a formação e promoção do aluno por meio do ensino de formas de aprendizagem, mas para que isso ocorra de maneira adequada, é importante que o aluno tenha em mente seu estilo de aprendizagem e assim, descobre-se um novo mundo e uma nova realidade. É preciso então, que o professor seja capaz de manter uma conexão com seus alunos e consiga inserir no contexto escolar estratégias que sejam condizentes com a realidade e as necessidades de cada um.