Buscar

Fundamentos de Contabilidade I

Prévia do material em texto

Universidade Católica de Pelotas
Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais
Curso de Ciências Contábeis
Disciplina Fundamentos de Contabilidade I
1-CONTAS
Veja o conceito do ponto de vista técnico: Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio Líquido) e aos elementos de Resultado (Despesas e Receitas).
Para que servem as contas?
É por meio delas que a Contabilidade consegue desempenhar o seu papel, que consiste no registro e no controle de todos os acontecimentos responsáveis pela gestão do Patrimônio. Por isso, as contas devem ser tratadas com muito carinho pelos Contabilistas. Haverá uma conta pra cada elemento. Pois bem, todos os Fatos correspondentes a entradas e saídas de dinheiro ficam registrados no arquivo destinado ao controle da conta Caixa. Assim, nos registros contábeis, haverá uma conta para cada elemento, seja ele do grupo dos Bens, dos Direitos, das Obrigações e do Patrimônio Líquido, seja do grupo das Despesas ou das Receitas.
Portanto, todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis pela gestão do seu Patrimônio, como as compras, as vendas, os pagamentos, os recebimentos, são registrados em livros próprios em livros próprios por meio das contas.
1.1-Classificação das contas
 As contas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Entretanto, aquele que nos interessa nesse momento é o que as classifica em dois grupos:
a)Contas Patrimoniais;
b)Contas de Resultado.
a)Contas Patrimoniais
As Contas Patrimoniais você já conhece, representam os Bens, os Direitos, as Obrigações e o Patrimônio Líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa num dado momento, mediante o Balanço Patrimonial. 
 BALANÇO PATRIMONIAL 
Ativo Passivo 
Bens Obrigações 
 Caixa Fornecedores
 Veículos Duplicatas a Pagar 
Direitos
 Duplicatas a Receber
 Promissórias a Receber
 Patrimônio Líquido 
 Capital 
 Reservas
Total do Ativo Total do Passivo 
b)Contas de Resultado
As Contas de Resultado dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas. Aparecem durante o exercício social, encerando-se no final de tal exercício. Não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas é por meio delas que sabemos se a empresa apresentou lucro ou prejuízo em suas atividades.
• Dizemos que as contas de resultado provocam variações patrimoniais porque as receitas geram lucros que aumentam o Patrimônio Líquido e as despesas geram prejuízos que diminuem o Patrimônio Líquido. Assim, as despesas e as receitas provocam variações para mais ou para menos no Patrimônio Líquido e conseqüentemente produzem modificações no patrimônio da empresa. 
b.1-Despesas
As Despesas decorrem do consumo de Bens e da utilização de serviços. Por exemplo: a energia elétrica consumida, os materiais de limpeza consumidos (sabões, vassouras, detergentes), o café consumido, os materiais de expediente consumidos (canetas, papéis, cartuchos de tintas para impressora) a utilização dos serviços telefônicos etc.
As contas são registradas pela Contabilidade por meio das Contas de Resultado. Lendo os exemplos de Contas de Despesas a seguir, você identificará o tipo de Despesa correspondente a cada uma delas:
-Água e Esgoto;
-Aluguéis Passivos;
-Café e Lanches;
-Contribuições de Previdência;
-Descontos Concedidos;
-Despesas Bancárias;
-Energia Elétrica;
-Fretes e Carretos;
-Impostos;
-Juros Passivos;
-Materiais de Expediente;
-Material de Limpeza;
-Prêmios de Seguro;
-Salários.
b.2- Receitas 
As receitas decorrem da venda de Bens e da prestação de serviços. Existem em número menor do que as Despesas, sendo as mais comuns representadas pelas seguintes contas:
-Aluguéis Ativos;
-Descontos Obtidos;
-Juros Ativos;
-Receitas de Serviços;
-Vendas de Mercadorias.
Há contas de Resultado que podem aparecer tanto no grupo das Despesas quanto no grupo das Receitas. É o caso dos Aluguéis, dos Juros e dos Descontos.
Veja a diferença entre uma conta de Aluguéis que representa Despesa e uma conta de Aluguéis que representa Receita: 
• A conta Aluguéis Passivos é Despesa. 
• A conta Aluguéis Ativos é Receita. 
A diferença está nos adjetivos empregados. Note que as palavras Passivos e Ativos não têm nenhuma ligação com Ativo e Passivo do Balanço Patrimonial. Portanto, a palavra Ativos, colocada após a palavra Aluguéis, é usada como adjetivo, qualificando os Aluguéis de positivos (logo, Receita). Por outro lado, a conta Aluguéis Passivos não é Passivo; representa, sim, Aluguéis negativos (logo, Despesa).
 O mesmo raciocínio deve ser aplicado às contas que registram juros: 
• A conta Juros Passivos é Despesa. • A conta Juros Ativos é Receita. 
A conta utilizada para registro das Despesas com aluguéis poderá ter uma das seguintes denominações: Aluguéis Passivos, Aluguéis Pagos, Despesas de Aluguéis ou outra semelhante.
A conta utilizada para registro das Receitas com Aluguéis poderá receber uma das seguintes denominações: Aluguéis Ativos, Aluguéis Recebidos, Receitas de Aluguéis ou outra semelhante.
A conta utilizada para registro das Despesas com Juros poderá receber uma das seguintes denominações: Juros Passivos, Juros Pagos, Despesas de Juros ou outra semelhante.
A conta utilizada para registro das Receitas com Juros poderá receber uma das seguintes denominações: Juros Ativos, Juros Recebidos, Receitas de Juros ou outra semelhante.
No caso dos Descontos, são Despesas quando concedidos pela empresa; daí serem registrados na conta Descontos Concedidos. E são Receitas quando obtidos pela empresa; daí serem registrados na conta Descontos Obtidos.
2-Função e funcionamento das Contas
As contas têm, por função, possibilitar que a Contabilidade registre e controle as operações que modifiquem ou possam modificar a Situação Patrimonial da empresa.
Noções de Débito e Crédito
2.1- Funcionamento das Contas
As contas são movimentadas através de débitos e de créditos nelas lançados (os débitos não significam dividas ou estar em débito com alguém, e os créditos não significam direitos ou ter crédito com alguém, ou ainda poder comprar o crédito em uma loja).
Para entender o mecanismo do débito e do crédito das contas é preciso, primeiramente, conhecer a natureza de cada conta.
É suficiente entender que, convencionalmente, as contas do Ativo e as contas de Despesas são de natureza devedora, ou seja, de débito, enquanto as contas do Passivo e as contas de Receitas são de natureza credora, ou seja, de crédito.
Memorize os dois gráficos a seguir, que serão muito úteis:
CONTAS PATRIMONIAIS
 ATIVO =DÉBITO PASSIVO= CRÉDITO
 . Bens.............. ( + ) Obrigações .............( - )
. Direitos......... ( + ) Patrimônio Líquido ( + ou - )
(contas de natureza devedora) (contas de natureza credora)
CONTAS DE RESULTADO
DÉBITO CRÉDITO 
 Despesas ( - ) Receitas ( + )
(contas de natureza devedora) (contas de natureza credora)
Assim, de um lado, os aumentos que ocorrerem nas Contas do Ativo e nas Contas de Despesas serão registradas por meio de débitos lançados nas respectivas contas, enquanto as diminuições serão registradas por meio de créditos lançados nas mesmas contas.
Por outro lado, os aumentos nas Contas do Passivo e nas Contas de Receitas serão registrados por meio de créditos lançados nas respectivas contas, enquanto as diminuições serão registradas por meio de débitoslançados nas mesmas contas.
3-PLANO DE CONTAS
É um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor de
Contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis.
É chamado Plano de Contas o conjunto de contas criado pelo contador, para atender às necessidades de registro das transações dos eventos econômicos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender todos os usuários da informação contábil. 
Esse conjunto de contas é chamado de Plano de Contas, porque, na realidade, ele é criado antecipadamente ao uso de tais contas. Por isso, o contador tem de planejar a estruturação do Plano de Contas, de maneira que a sua principal ferramenta seja criada para lhe possibilitar o melhor dos resultados no trato com as informações contábeis. 
 
3.1 Composição do Plano de Contas
Cada empresa deverá elaborar o seu Plano de Contas, tendo em vista suas particularidades e observando:
a) os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos;
b) as normas legais estabelecidas pela Lei 11.638/2007;
c) a legislação específica do ramo de atividade exercido pela empresa;
d)a classificação deve partir do geral para o particular;
e)deve ser codificado;
f)os agrupamentos devem ser feitos pensando nos relatórios que deles se originarão;
g)os títulos das contas utilizados devem refletir imediatamente os elementos patrimoniais que representam- devem ser claros e sucintos;
h)deve ter flexibilidade (margem para ampliação) e operacionalidade. 
3.2 Elenco de Contas
Consiste na relação das contas que serão utilizadas para o registro dos Fatos Administrativos decorrentes da gestão do patrimônio da empresa.
Envolve a intitulação (nome) e o código de cada conta.
Seja qual for o tipo de empresa, as contas devem ser agrupadas de acordo com a estrutura estabelecida pela Lei 11.638/2007 e a MP 449/08. Dessa forma, as contas que representam os bens e os direitos serão agrupadas no Ativo em dois grupos principais:
Ativo Circulante e Ativo Não Circulante, subdividido em Realizável em Longo Prazo, em Investimentos, Imobilizado e Intangível. Da mesma forma, as contas que representam as obrigações e o Patrimônio Líquido serão agrupadas no Passivo em três grupos principais: Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido, subdividido em Capital Social, Reserva de Capital, Reserva de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.
3.3 Código e Grau da Conta
O Código de uma conta é composto por um ou mais algarismos utilizados para identificar cada uma das contas que compõem o Plano de Contas de uma entidade.
A adoção de códigos agiliza os registros contábeis, principalmente quando efetuados por meio de computador; assim, débitos e créditos são feitos através dos códigos das contas e não pela intitulação.
Os critérios para se definir a codificação a ser adotada ficam a cargo de cada Contador, dependendo do porte da empresa e do grau de detalhamento das informações que se pretende obter.
A codificação sugerida identifica as Contas:
Algarismos Contas 
1 Ativo 
2 Passivo
3 Despesas
4 Receitas
5 Contas de Resultado
Exemplo de Elenco de Contas Codificado
CÓDIGOS TÍTULOS
1. ATIVO
1.1. ATIVO CIRCULANTE
1.1.1. Disponibilidades
1.1.1.1. Caixa Geral
1.1.1.1.1. Caixa Fábrica
1.1.1.1.2. Caixa Filial X
1.1.1.2. Banco conta Movimento
1.1.1.2.1. Banco Urupês S/A
1.1.1.2.2. Banco Paineiras S/A
3.4 Plano de Contas e o Usuário da Contabilidade
 Basicamente, a finalidade do Plano de Contas é atender aos diversos usuários da informação, em suas diferentes necessidades. 
O elenco de contas e o grau de pormenores num plano de contas dependem do volume e da natureza dos negócios de uma empresa. Entretanto, na estruturação do Plano de Contas devem ser considerados os interesses dos usuários (gerentes, proprietários da empresa, governo, bancos etc.).
Para uma grande indústria é necessário destacar, para a tomada de decisões, um grande número de contas.
Para uma pequena empresa, não é interessante para os seus usuários tantas minúcias, portanto poderá ser uma quantidade bem menor de contas, para tomada de decisões.
Dessa forma, com a padronização dos registros contábeis, mesmo que haja rotação de profissionais contábeis, não ocorrerá perigo de falta de uniformidade das nomenclaturas.
3.5 A Importância do Plano de Contas
Quando uma empresa efetua vendas a prazo, esse procedimento da origem a uma conta a receber no futuro cujo valor a receber é conhecido como: Clientes (são os clientes da empresa que adquirem seus produtos), ou Duplicatas a Receber (o comprovante da dívida emitido após a venda), ou Contas a Receber (são valores a receber), etc.
Podem-se citar ainda muitos outros exemplos em que para uma mesma operação são conhecidas diversas nomenclaturas, ou seja, diversos títulos de contas que querem dizer a mesma coisa.
O Plano de Contas com um único título para cada conta ou um único título de contas para determinada operação evita, portanto, que diversas pessoas ligadas ao setor contábil (lançadores) registrem um mesmo fato contábil ou uma mesma operação com nomenclaturas diferentes. Dessa forma, com a padronização dos registros contábeis, mesmo que haja rotação de profissionais contábeis, não ocorrerá perigo de falta de uniformidade das nomenclaturas.
3.6 Plano de contas Simplificado
A seguir sugere-se um elenco de contas, relativo a atividade de uma empresa comercial, com objetivo adicional de auxiliar mais na memorização do Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
Informações sobre o gráfico I 
 CONTAS PATRIMONIAIS
1-ATIVO 2-PASSIVO
1.1 Ativo Circulante 2.1 Passivo Circulante
1.2 Ativo Não Circulante 2.2 Passivo Não Circulante
 2.3 Patrimônio Líquido 
 Antes que apresentássemos o Elenco de Contas simplificado, você havia aprendido que Contas Patrimoniais são aquelas que representam, por meio do Balanço Patrimonial, a situação do Patrimônio da empresa, dividindo-se em ativas e passivas. Você ficou sabendo, também, que o lado do Ativo é composto pelos Bens e pelos Direitos e que o lado do Passivo é composto pelas Obrigações e pelo Patrimônio Líquido. Porém, essas Contas Patrimoniais são agrupadas no Balanço Patrimonial em grupos e subgrupos, conforme determina a Lei no 6.404/1976. Para facilitar, conforme nosso propósito, elaboramos o Elenco de Contas utilizando apenas os grupos principais. 
CONTAS PATRIMONIAIS 
1.ATIVO 
No Ativo você encontra todas as contas que representam os Bens e os Direitos, devidamente classificados em dois grupos: 
1.1 Ativo Circulante; e 
1.2 Ativo Não Circulante.
1.1 Ativo Circulante 
Neste grupo, você encontra classificadas todas as contas que representam os Bens e os Direitos que, pela natureza de cada um, estão em constante circulação. Correspondem aos recursos aplicados em elementos que estão em freqüente movimento, por exemplo, a conta Caixa, que a todo instante está sendo movimentada (entra e sai dinheiro); o mesmo ocorre com as Contas de Estoque, Bancos conta Movimento etc. 
1.2 Ativo Não Circulante 
Neste grupo você encontra classificadas todas as contas que representam a aplicação de recursos em Direitos realizáveis à longo prazo, bem como em bens de uso e em bens imateriais. 
A ordem de disposição das contas no Ativo, segundo a Lei no 6.404/1976, é a ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos nelas registrados. 
Observação: 
• grau de liquidez é o maior ou menor prazo no qual Bens e Direitos podem ser trans- formados em dinheiro. Por exemplo, os Estoques de Mercadorias serão transformados em dinheiro quando forem vendidos à vista; as Duplicatas a Receber, quando forem recebidas, e assim por diante. 
• A conta Caixa e a conta Bancos conta Movimento são as que possuem maior grau de liquidez, pois representam disponibilidades imediatas. Por isso, são as primeiras contasque aparecem no Elenco de Contas. 
* No Ativo Não Circulante são classificados, além dos bens de uso e dos bens imateriais, também os Direitos cujos vencimentos ocorram após o término do exercício social seguinte ao do Balanço. Os Direitos cujos vencimentos ocorram durante o exercício social seguinte ao do Balanço devem ser classificados no Ativo Circulante. 
Suponhamos que, no dia 31 de dezembro de x3, você esteja levantando o Balanço de uma empresa. Neste caso, todos os Direitos cujos vencimentos ocorram em x4 deverão ser classificados no Ativo Circulante; já os Direitos cujos vencimentos ocorram a partir de 1o de janeiro de x5 deverão ser classificados no Ativo Não Circulante, uma vez que eles vencerão após o término do exercício seguinte ao do Balanço (exercício do Balanço = x3; exercício seguinte ao do Balanço = x4; período considerado após o término do exercício seguinte ao do Balanço = x5 em diante). 
Os bens de uso são aqueles necessários ao desenvolvimento das atividades normais da empresa, como é o caso dos Móveis e utensílios, dos Computadores, dos Veículos etc. Os bens imateriais, correspondem a determinados gastos realizados pela empresa que pela sua natureza devem ser ativados como Fundo de Comércio, Marcas e Patentes etc. São classificadas, ainda no Ativo Não Circulante, as contas representativas de investimentos.
2. PASSIVO 
No Passivo, você encontra as contas que representam as Obrigações e o Patrimônio Líquido devidamente classificadas em três grupos: 
2.1 Passivo Circulante;
 2.2 Passivo Não Circulante; e 
2.3 Patrimônio Líquido.
 A ordem de disposição das contas no Passivo, segundo a Lei no 6.404/1976, é a ordem decrescente do grau de exigibilidade. 
Observação:
• grau de exigibilidade é o maior ou menor prazo em que as Obrigações devem ser pagas pela empresa. Assim, serão classificadas no Passivo Circulante as Obrigações cujos vencimentos ocorram em prazo inferior a um ano, a contar da data do respectivo Balanço, bem como serão classificadas no Passivo Não Circulante as Obrigações cujos vencimentos ocorram após um ano da data do respectivo Balanço. 
2.1 Passivo Circulante 
Neste grupo são classificadas todas as contas que representam as Obrigações que a empresa terá de pagar no exercício seguinte ao do Balanço. 
2.2 Passivo Não Circulante 
Conforme já dissemos, neste grupo são classificadas todas as contas que representam as Obrigações que a empresa terá de pagar após o término do exercício social seguinte ao do Balanço. 
**No Passivo Não Circulante são classificadas as Obrigações cujos vencimentos ocorram após o término do exercício social seguinte ao do Balanço. As Obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social seguinte ao do Balanço devem ser classificadas no Passivo Circulante. 
2.3 Patrimônio Líquido 
Neste grupo são classificadas todas as contas que representam o Capital Próprio da empresa. No Elenco de Contas Simplificado, apresentamos apenas duas contas: Capital e Lucros Acumulados. Contudo, você já sabe que podem figurar neste grupo, ainda, as contas Reservas e Prejuízos Acumulados. 
Informações sobre o gráfico II 
CONTAS DE RESULTADO = Despesas e Receitas
3. DESPESAS 4. RECEITAS
As Contas de Resultado dividem-se em dois grupos: Despesas e Receitas. 
Conforme já dissemos, é por meio dessas contas que podemos conhecer o resultado da movimentação do Patrimônio da empresa, ou seja, se em determinado período a empresa apurou lucro ou prejuízo em suas transações. 
E como isto se dá? Confrontando-se as Despesas com as Receitas. Para isso, são necessárias três operações: 1. somam-se os valores das Receitas; 2. somam-se os valores das Despesas; 3. confrontam-se os totais das Receitas e das Despesas. Se o total das Receitas for superior ao das Despesas, o resultado revela apuração de Lucro; se o total das Despesas for superior ao das Receitas, o resultado revela a apuração de Prejuízo. 
Contabilmente, tal operação é feita mediante a transferência dos saldos das Contas de Des- pesas e de Receitas para uma conta Transitória, denominada Resultado do Exercício. 
NOTAS: • A numeração das Contas de Resultado é seqüência das contas do gráfico I (Patrimoniais). 
• O Resultado do Exercício, lucro ou prejuízo, bem como todas as contas utilizadas para a sua apuração, devem ser demonstradas por meio da Demonstração do resultado do Exercício. 
Gráfico I
CONTAS PATRIMONIAIS
1.ATIVO
1.1. ATIVO CIRCULANTE*
1.1.1. DISPONIBILIDADES
1.1.1.1. Caixa
1.1.1.2. Bancos c/Movimento
1.1.2. CRÉDITOS
1.1.2.1. Duplicatas a Receber
1.1.2.2. ( - ) Prov. p/Devedores Duvidosos
1.1.2.3. ( - ) Duplicatas Descontadas
1.1.2.4. ICMS a Recuperar
1.1.3. ESTOQUES
1.1.3.1. Estoque de Mercadorias
1.2. ATIVO NÃO CIRCULANTE**
1.2.1. Realizável a Longo Prazo
1.2.1. Duplicatas a Receber
1.2.2. ( - ) Duplicatas Descontadas
1.2.3. Controladora, Controladas e Coligadas
1.2.4. Sócios, Administradores
1.2.2. Investimentos
1.2.2.1. Controladas e Coligadas
1.2.2.2. Imóveis para Renda
1.2.2.3. Outras Participações Societárias
1.2.3. Imobilizado
1.2.3.1. Construções
1.2.3.2 Edifícios
1.2.3.3 ( - ) Depr. Acumuladas s/Edifícios
1.2.3.4 Veículos
1.2.3.5 ( - ) Depr. Acumuladas s/Veículos
1.2.3.6 Móveis e Utensílios
1.2.3.7 ( - ) Depr. Acumuladas s/Móveis e Utensílios
1.2.3.8 Terrenos
1.2.4 Intangível
1.2.4.1 Marca
2. PASSIVO
2.1. PASSIVO CIRCULANTE*
2.1.1. Fornecedores
2.1.2. Impostos a Recolher
2.1.3. Salários a Pagar
2.1.4. Encargos Sociais a Recolher
2.1.5. Empréstimos a Pagar
2.1.6. Contas a Pagar
2.2. PASSIVO NÃO CIRCULANTE**
2.2.1. Exigível a Longo Prazo
2.2.1. Financiamentos
2.2.2. Empréstimos
2.2.3. Controladora, Controladas e Coligadas
2.2.2. Resultados de Exercícios Futuros
2.2.2.1. Receitas de Exercícios Futuros
2.2.2.2. ( - ) Custos e Despesas Vinculadas às Receitas
2.3. PATRIMONIO LÍQUIDO
2.3.1. CAPITAL SOCIAL
2.3.1.1. Capital Subscrito
2.3.1.1.1. Capital Social
2.3.1.2. ( - ) Capital a Integralizar
2.3.2. RESERVA DE CAPITAL
2.3.3. AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL
2.3.4. RESERVA DE LUCROS
2.3.5. AÇÕES EM TESOURARIA
2.3.6. PREJUÍZOS ACUMULADOS
CONTAS DE RESULTADO
3.1. DESPESAS OPERACIONAIS
3.1.1. IMPOSTOS S/VENDAS
3.1.1.1. ICMS
3.1.1.2. PIS
3.1.1.3. COFINS
3.1.1.4. ISSQN
3.1.2. DESPESAS C/VENDAS
3.1.2.1. Comissões a Vendedores
3.1.2.2. Propaganda
3.1.2.3. Despesas Viagem
3.1.2.4. Mostruário
3.1.2.6. Despesas c/Devedores Duvidosos
3.1.2.7. Encargos Sociais c/Vendedores
3.1.3. DESPESAS ADMINISTRATIVAS
3.1.3.1. Água
3.1.3.2. Energia Elétrica
3.1.3.3. Telefone
3.1.3.4. Conservação de Bens
3.1.3.5. Salários
3.1.3.6. Pró-Labore
3.1.3.7. Previdência Social
3.1.3.8. FGTS
3.1.3.9. Honorários
3.1.3.10.Aluguel Passivo
3.1.3.11.Material de Escritório
3.1.3.12.Material de Limpeza
3.1.3.13.Encargos de Depreciação
3.1.3.14.Impostos e Taxas
3.1.3.15.Despesas Bancárias
3.1.3.16.Fretes e Carretos
3.1.3.17 Combustíveis
3.1.4. DESPESAS FINANCEIRAS
3.1.4.1. Descontos Concedidos
3.1.4.2. Variação Monetária Passiva
3.1.4.3. Juros Passivos (Pagos)
3.1.4.4. Despesas Bancárias
4.1 RECEITAS OPERACIONAIS
4.1 RECEITAS OPERACIONAIS
4.1.1. Aluguéis Ativos
4.1.2. Descontos Obtidos
4.1.3. Perda s/Ativo Permanente
4.1.4. Juros Ativos
4.1.5. Receitas Eventuais
4.1.6. Receitas de Serviços
4.1.7. Receitas de Vendas
Exercícios
Complete:
1-As contas Patrimoniais são aquelas que representam o........................................................da empresa num dado momento, por meio do Balanço Patrimonial, e se dividem em ......................................e...............................................
2-As Contas de Resultado são aquelas que permitem apurar o........................... do exercício e se dividem em.......................................e.................................
Responda:
3-Do ponto de vista técnico-contábil, o que é conta?
4-No Ativo encontramos contas que representam que espécie de elementos? 
5-No Passivo encontramos contas querepresentam que espécie de elementos? 
6-Para que servem as Contas de Resultado?
7-O que Você entende por Despesa? Cite três exemplos?
8-O que Você entende por Receita? Cite três exemplos?
9-Como podemos saber quando as contas Aluguéis, Juros e Descontos representam Receitas ou Despesas? 
Identifique a afirmativa correta: 
1.Em contabilidade, conta é: 
a) o nome técnico que identifica um ou mais componentes patrimoniais. 
b) o nome técnico que identifica um componente do Patrimônio Líquido, uma despesa ou receita. 
c) o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigação e Patrimônio Líquido) ou um componente de resultado (despesa ou receita). 
d) N.D.A. 
2- As contas patrimoniais: 
a) são as que representam os elementos componentes do patrimônio, e dividem-se em despesas e receitas.
b) são as que representam os elementos componentes do resultado, e dividem-se em ativas e passivas. 
c) são as que representam os elementos componentes do patrimônio, e dividem-se em ativas e passivas. 
d) são as que representam os elementos componentes do patrimônio, e dividem-se em ativas, passivas e de resultado. 
3- Todas as contas utilizadas pela contabilidade podem ser classificadas em dois grupos:
 a) patrimoniais e de resultado.
 b) patrimoniais e do Patrimônio Líquido.
 c) patrimoniais e de despesas. 
 d) patrimoniais e de receitas. 
Classificar as Contas dentro dos grupos e seus sub-grupos
CONTAS
Fornecedores ..................._____________________________________
Aluguel .............................._____________________________________
Doações Recebidas..........._____________________________________
ICMS................................_______________________________________
Imposto Predial...................._____________________________________
INSS a Recolher.................._____________________________________
Bco. Real c/Movimento............___________________________________
Juros Ativos.........................._____________________________________
Água....................................._____________________________________
Caixa...................................._____________________________________
Telefone..............................______________________________________
COFINS a Recolher..............._____________________________________
Estoque de Mercadorias........._____________________________________
Salários a Pagar................________________________________________
Energia Elétrica......................._____________________________________
Móveis e Utensílios................______________________________________
Descontos Obtidos..................._____________________________________
Compra de Mercadorias.........._____________________________________
Serviços Prestados................._____________________________________
Previdência Social....................____________________________________
ISSQN...........................__________________________________________
PIS a Recolher........................____________________________________
Instalações............................______________________________________
Salários...........................__________________________________________
Venda de Mercadorias............._____________________________________
COFINS..............................._____________________________________
Material de Limpeza...............____________________________________
Impostos a Pagar....................____________________________________
PIS..........................................____________________________________
Capital................................_______________________________________
Banco Real S/A c/Empréstimos L.P..________________________________
ICMS a Recolher....................______________________________________
Propaganda.......................________________________________________
FGTS.............................__________________________________________
Juros Passivos..........................____________________________________
Comissões a Vendedores..........____________________________________
Pró-Labore..........................._______________________________________
Material de Escritório.................____________________________________
Fretes Gerais.........................______________________________________
Fretes s/Compras................________________________________________
Venda de Mercadorias................_____________________________________
Devolução de Compra de Mercadorias________________________________
Aluguel Ativo......................__________________________________________
Despesas Viagem de Vendedores....____________________________________
Despesas Viagem de Administradores....________________________________
Devolução de Vendas......__________________________________________
8

Continue navegando