Buscar

ativd05-integrador 2

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
	
	
MANUAL DE SOLUÇÕES PARA SERVIÇOS LOGÍSTICOS
Rotinas de controle de transporte do seu negócio
1. OBJETIVO 
Após as etapas de distribuição de mercadorias recebidas no depósito, vem todo o processo de conferência e armazenagem. A ultima etapa consiste em transportar os produtos para o destino final, o cliente. Antes de ser carregado para o transporte, as cargas são faturadas e tem emissão de boletos, notas fiscais e certificados de garantias. Cada veículo tem um trajeto diferente, chegando assim no destino final com agilidade e buscando sempre uma rota segura e trajetos seguros.
2. APLICAÇÃO 
O transporte de mercadorias envolve uma variedade de pessoas, equipamentos e setores para garantir que os produtos sejam entregues com segurança e eficiência. Os produtos são lançados no sistema para emissão de documentos necessários para o transporte, manifestos de cargas e notas fiscais são entregues aos motoristas que vão transportar os produtos. As mercadorias são coletadas no local de origem e transportadas no veículo de transporte. Dependendo do porte da empresa, são necessários diversos funcionários e equipamentos de utilização de peso e empilhadeiras para o carregamento dos veículos, funcionários auxiliares ficam dentro do caminhão manobrando as mercadorias com paleteiras e organizando caixas para acomodar diversos produtos no espaço certo. Após o carregamento, a frota sai em direção dos clientes. Os veículos são rastreados pela empresa, para evitar rotas desnecessárias e para a segurança da carga. No destino, as mercadorias são descarregadas e entregues ao destinatário. Isso geralmente envolve a verificação da integridade das mercadorias e a obtenção de assinaturas dos clientes. Normalmente os motoristas tem mais de uma rota por dia, entregam os pedidos e voltam no centro de distribuição para carregar os veículos novamente, basicamente esse é o ciclo de transporte final para o cliente.
É necessário tem uma remessa de veículos, caminhões ou vans, e uma equipe designada para emissão de documentos que são necessários para a viagem e entregas. As rotas podem ter pedágios então alguns veículos tem tecnologia para passar sem parar, sendo descontado direto em folha da distribuidora. 
3. DEFINIÇÕES 
Para um envio de mercadorias ser bem sucedido, tem que averiguar diversos processos. Motoristas, veículos e equipamento de carga e descarga devem ser checados antes da partida, para não causar atrasos por imprevisto no caminho e uma entrega atrasada ou equivocada.
· Documentos e notas fiscais: Emitir documentos e notas fiscais, revisar e mandar com a remessa de mercadorias, mantendo o cuidado para entregar ao motorista todos os documentos fiscais obrigatórios para o transporte correto da carga. Enviar corretamente romaneios e manifestos de carga.
· Fiscalização de motoristas: observar se todos os motoristas estão devidamente habilitados e realizaram os cursos obrigatórios para transporte de cargas, manter cursos e treinamentos em dia, para evitar multas para a empresa ou distribuidora. Controlar excesso de velocidade e multas excessivas.
· Controle e rastreio de veículos: Ter um sistema de rastreamento de veículos em tempo real, para evitar desvios de rotas indesejadas e atrasos nas entregas. Isso pode ser feito por meio de sistemas de rastreamento GPS ou comunicação direta com o motorista.
· Manutenção de veículos e equipamentos: Manter em dia as manutenções dos veículos, para evitar atrasos nas entregas e que os veículos estraguem no trajeto do cliente. Ter um cuidado com documentação e encargos anuais dos veículos, como IPVA e licenciamentos.
É muito importante ficar atento a todos os documentos obrigatórios que devem ser emitidos e que precisam acompanhar a carga durante o trajeto, as entregas devem ser feitas respeitando o prazo acordado entre as partes, transportar as mercadorias de forma segura e adequada, melhorar a pontualidade das entregas para uma melhor experiência e satisfação dos clientes.
image1.jpeg
image2.jpeg

Continue navegando