Buscar

FILME TODO MUNDO EM PÂNICO 1 (respostas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TODO MUNDO EM PÂNICO 1
	 Assista o filme Todo mundo em Pânico!
 Trata-se de um filme de comédia bastante descomprometido, inclusive com cenas picantes, mas dele podemos extrair alguns institutos do direito penal que foram transmitidos ao longo deste semestre. 
O objetivo é desenvolver no aluno a capacidade de identificação dos conceitos aprendidos no direito penal, na vida cotidiana, nas peças teatrais, filmes, notícias nos jornais, televisão etc., para que no futuro possam relacionar os casos concretos com o ordenamento jurídico, apontando teses de acusação e defesa. 
Bom filme e bom trabalho a todos!
 APÓS VER O FILME, RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
1) Logo no começo do filme, Drew a moça loira de blusa branca, está com um porrete na mão muito assustada pensando que irá morrer. Toca a campainha e ela pensa tratar-se do assassino. Ao abrir a porta ela não olha quem é e por engano profere vários ataques com porrete. Logo após percebe tratarem-se de crianças pedindo doces na festa de halloween. Pergunta-se: caso fosse acusada de algum crime, que instituto jurídico poderia alegar em sua defesa? 
Caso Drew fosse acusada em sua defesa pode alegar que agiu por legitima defesa. 
2) Quando Drew, moça loira de blusa branca, ainda no início do filme, fugiu de seu assassino, que corria atrás dela com uma faca, foi atropelada pelo carro de seu pai, que não a viu à frente. Caída, foi esfaqueada e morta. 
Pergunta-se: Em relação a causalidade ( artigo 13 do CP) como responderão pelo crime?
O pai da moça deve responder pelo crime culposo pois o mesmo não teve a intenção de matar. Em relação a causalidade absolutamente independente e concomitantes pois o pai atropelou a filha ao mesmo tempo que estava sendo perseguida pelo assassino. 
2) O jovem Ray Wilkins foi morto na cozinha da casa da Cindy após ser esfaqueado nas costas com um facão enorme pelo assassino mascarado. Nesta frase, aponte o objeto jurídico ( bem jurídico protegido: exemplo: vida, patrimônio etc.), sujeito ativo ( quem comete o crime), sujeito passivo ( quem é vítima) e tipo objetivo (qual a conduta que se pune, a ação ( exemplo: matar, subtrair, constranger, lesionar). 
Objeto jurídico : Vida 
Sujeito Ativo : Assassino pânico
Sujeito Passivo : Ray Wilkins
Tipo de Objetivo : Matar
2) Quando os estudantes seguiam pela estrada no interior de um veículo, atropelaram uma pessoa, pensando que a tivessem matado. Isso não ocorreu, mas julgando-a morta, jogaram o corpo no mar para ocultar o cadáver, e nessa ocasião ela acabou morrendo afogada. Considerando que na realidade estavam matando a vítima, quando pensavam estarem ocultando o cadáver, como responderão pelo crime. Justifique sua resposta.
Responderam pelo Dolo Geral, aplica-se o principio da consunção.
4) Se os fatos ocorressem em um navio privado ancorado em Miami nos EUA, onde o assassino mascarado seria julgado?
Como ocorreu em um navio privado são aplicadas as leis do EUA.
5) O assassino mascarado fumou entorpecente na modalidade cannabis sativa ( maconha) junto com alguns estudantes e ali mesmo cometeu vários homicídios. Pergunta-se: será considerado “culpável”? Explique. 
Pelo fato do uso de entorpecente, não será considerado “culpável” pois o mesmo não estava em plena consciência no ato da sua ação .
6) Caso o uso de entorpecente não seja mais considerado crime eles responderão pelo crime? Por que?
Segundo o art 1º do código penal não há crime sem lei anterior que a defina. Não há pena sem prévia cominação legal, sou seja se o uso de entorpecente não seja considerado crime os mesmos não responderam pelo crime.

Continue navegando