Buscar

GESTÃO E MONITORAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES Atividade 2

Prévia do material em texto

GESTÃO E MONITORAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES Atividade 2
1- A Cisco fornece uma ferramenta MIB Browser para o gerenciamento de seus equipamentos de rede via SNMP. No caso de um equipamento de rede tipo roteador, por exemplo, é possível não apenas visualizar configurações existentes, mas também configurar novos parâmetros remotamente, por meio de um MIB-Browser. A operação GET, por exemplo, coleta dados no dispositivo de rede alvo.Sendo assim, qual é a operação necessária para alterar uma configuração remotamente em um equipamento de rede por meio do MIB Browser da Cisco? Assinale a alternativa correta.
(X) Operação SET.
Resposta correta. A alternativa está correta, pois enquanto a operação GET é utilizada para ler alguma configuração no roteador via ferramenta MIB Browser, a operação SET é utilizada para salvar uma nova configuração no equipamento, desde que o protocolo SNMP do equipamento também esteja configurado para receber instruções remotas de escrita. 
2- Além das ferramentas para controle e gerenciamento de redes, há comandos que são muito úteis para a elaboração de diagnósticos, como as rotas utilizadas para interligar uma origem a um destino ou para obter informações de um servidor DNS, por exemplo. Dentre esses comandos, há um específico para verificar a conectividade entre dois destinos, incluindo a medição da latência de rede entre os dois. Assinale a alternativa correta:
(X) Ping. 
Resposta correta. Este comando, além de verificar a conectividade, serve para medir a latência entre dois destinos. A latência é medida em milissegundos e, na maioria das vezes, traduz-se na distância física entre uma origem e um destino. O ping também é muito utilizado por administradores e ferramentas de rede para verificar se um determinado equipamento de rede está ativo ou não.
3- Resposta correta. Este comando, além de verificar a conectividade, serve para medir a latência entre dois destinos. A latência é medida em milissegundos e, na maioria das vezes, traduz-se na distância física entre uma origem e um destino. O ping também é muito utilizado por administradores e ferramentas de rede para verificar se um determinado equipamento de rede está ativo ou não.
(X) Porque os serviços podem estar inoperantes por algum motivo, mesmo que o servidor esteja operante. 
Resposta correta. Um serviço em execução em um servidor só poderá estar ativo caso o servidor que o abriga esteja ativo também. Porém, o contrário não é verdade, ou seja, um serviço de rede pode estar indisponível em um determinado momento, mesmo que o servidor que o abriga esteja disponível na rede. 
4- A taxa de perda de pacotes é uma métrica importante que deve ser considerada no monitoramento de rede. Por meio de ferramentas simples, é possível verificar se há ou não perda de pacotes entre duas estações de trabalho na rede local. Considerando um fluxo entre um computador A e um computador B, ambos na mesma rede, pode-se observar a perda de pacotes em qual situação? Assinale a alternativa correta.
(X) Quando o computador A transmite 10 pacotes, mas o computador B recebe apenas 8.
Resposta correta. Configura-se uma perda de pacotes quando o computador que os transmite recebe uma confirmação de recebimento menor do que o número de pacotes que enviou. Neste exemplo, dois pacotes não foram recebidos pelo computador B, logo, houve a perda de dois pacotes nesse fluxo. 
5- Através de ACKs que servem para confirmar ao emissor o recebimento de dados por parte de um host de destino na rede, o emissor pode retransmitir algum dado que não tenha sido confirmado. Isso se dá por meio de uma conexão virtual entre origem e destino em uma rede, seja local ou via internet. Ao contrário do TCP, em que ocorre todo esse controle, existe o protocolo UDP. Ou seja, no UDP, o emissor que envia dados para um destino não tem a confirmação se eles chegaram ou não ao host de destino. Diante do exposto, qual é a vantagem do protocolo UDP frente ao TCP? Assinale a alternativa correta.
(X) A ausência de controle gera uma menor sobrecarga na rede.
Resposta correta. Por não ser orientado à conexão, tanto o cliente quanto o servidor não utilizam a largura de banda disponível entre um cliente e um servidor para o estabelecimento ou controle de retransmissão. Com isso, há menos sobrecarga no link e maior disponibilidade para o tráfego de informações de gerenciamento.
6- Um administrador de rede, por meio de ferramentas de monitoramento de tráfego, detectou que o tráfego de rede entre o switch de um determinado departamento e o switch principal da empresa, de 1000gb/s por porta, está constantemente próximo de 100 mb/s. Sabendo-se que os dois switches estão ligados diretamente por um cabo de rede, que o switch do departamento é de 100mb/s por porta e que os usuários desse departamento precisam acessar um servidor de arquivos que está ligado a 1000gb/s, via cabo de rede ao switch principal, a qual conclusão se pode chegar com esse cenário? Assinale a alternativa correta.
(X) A rede do departamento pode estar sendo prejudicada pela capacidade do switch local, de 100mb/s por porta.
Resposta correta. O switch do departamento, devido à capacidade inferior de transmissão de suas portas, de 100mb/s, está agindo como um fator limitante em relação à capacidade de banda disponível no switch principal, de 1000gb/s. Consequentemente, haverá prejuízo no acesso dos dispositivos do departamento ao servidor de arquivos da empresa.
7- A latência de rede pode ser considerada como um atraso, ou seja, é o tempo em milissegundos para que um pacote de dados seja transmitido de um ponto a outro em uma rede. Por exemplo, enquanto uma latência de 1 milissegundo pode ser observada entre uma estação de trabalho e um servidor de arquivos que pertence à mesma rede local da estação, outra de 5 milissegundos, por exemplo, pode ser observada entre a mesma estação de trabalho e o site de pesquisa do Google. O que explica essa diferença? Assinale a alternativa correta:
(X) O Google estar mais distante, geograficamente, do que o servidor de arquivos local.
Resposta correta. A latência de rede está diretamente relacionada à distância geográfica entre a estação de trabalho e o nó de destino, neste caso, servidor de arquivos e Google. Em uma rede local, ambos estão na mesma área geográfica, ou seja, mais próximos em relação ao Google. Sob condições iguais, essa distância geográfica influencia diretamente na latência entre a estação de trabalho e o seu destino.
8- O protocolo SNMP não é apenas um protocolo de coleta de dados em dispositivos ativos de rede. Por meio de ferramentas como o MIB-Browser, por exemplo, é possível, além de coletar, configurar equipamentos que suportam o SNMP e seus agentes em uma rede por meio de uma estação qualquer de gerenciamento, ou seja, há operações de escrita e de leitura permitidas nos equipamentos gerenciados. Sendo assim, assinale a alternativa correta, que representa uma operação de escrita em um equipamento de rede por parte de seu administrador através do MIB-Browser.
(X) Alterar o nome de um equipamento de rede gerenciável. 
Resposta correta. A operação de alterar uma configuração em um dispositivo de rede gerenciável, como um roteador, por exemplo, representa uma operação de escrita neste equipamento. O MIB-Browser auxilia nesse processo por meio de uma interface de acesso mais amigável ao administrador da rede, facilitando sua gerência de configuração e de monitoramento. 
9- Como se sabe, o SNMP é baseado no modelo TCP/IP, protocolo que é utilizado na internet que conhecemos. Dessa maneira, a comunicação entre as estações de gerenciamento e os agentes que executam como daemons nos equipamentos de rede segue a relação cliente -> servidor, ou seja, a comunicação entre um agente e uma estação de gerenciamento pode ou não ser orientada à conexão.Considerando o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. UDP.
II. HTTP.
III. TCP.
IV. ICMP.
 Sendo assim, após a análise, assinale a alternativa correta em relação aos protocolos de comunicação utilizados pelo SNMP:(X) I e III, apenas. 
Resposta correta. O protocolo TCP é orientado à conexão, ou seja, há um acordo prévio para transmissão de dados entre um cliente e um servidor antes da troca de dados. Ao contrário do UDP, não há a necessidade de um estabelecimento de conexão entre um cliente e um servidor, ou seja, não há garantia de que os dados transmitidos entre um ponto e outro estejam íntegros quando atingirem seu destino. 
10- As Estações de Gerenciamento são elementos importantes que fazem parte do protocolo SNMP. Em geral, trata-se de uma Estação de Monitoramento, ou seja, um computador presente na rede gerenciada. Aliás, uma rede pode conter mais de uma Estação de Gerenciamento. Além de processar dados, qual é a outra função de uma Estação de Gerenciamento no protocolo SNMP? Assinale a alternativa correta.
(X) Coletar dados por meio dos agentes em execução nos dispositivos de rede monitorados. 
Resposta correta. Por meio dos agentes instalados nos dispositivos de rede gerenciáveis, como roteadores, switches e servidores, as Estações de Gerenciamento coletam e processam informações sobre o estado de cada equipamento monitorado.

Continue navegando