Buscar

549856

Prévia do material em texto

1a SÉRIE
Aula 16 – 3º bimestre
Arte 
Etapa Ensino Médio
Dança na era digital
Coreografia digital;
Games de dança.
Compreender como as linguagens artísticas estão presentes na contemporaneidade por meio das diversas produções midiáticas.
Conteúdo
Objetivos
EM13LGG105 – Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
1 minuto
Técnica LEMOV
Puxe mais
Você já participou de games de dança? Explique como foi a experiência.
Se não participou, como imagina que funcionam esses games?
Para começar
Atualmente a dança tem sido muito veiculada nas mídias digitais, e isso é um fator que a aproxima muito da realidade dos jovens.
Por meio de desafios de dança, de acompanhar ações dos influenciadores digitais, das lives musicais, entre outras práticas, os jovens estão sendo inseridos no mundo da dança e, com isso, reforçando a questão de que ela abarca todos os corpos, facilitando, assim, a quebra de preconceitos e rótulos.
10 minutos
A dança no ambiente digital
Foco no conteúdo
Logo, os games de dança proporcionam não apenas uma prática, mas também a compreensão do processo de construção de uma coreografia.
Resgatam, mesmo que imperceptivelmente, as relações entre as culturas e os elementos/fatores presentes nessa linguagem.
Ao observar o vídeo da dança/desafio, o jovem analisa detalhadamente os movimentos, reproduzindo ou criando a sua versão daquele movimento, ampliando as possibilidades de movimentos e coreografias a partir do que foi observado.
Foco no conteúdo
A dança se apropria cada vez mais dos recursos tecnológicos na sua produção, ampliando, assim, seus limites e permitindo novas concepções de interação junto ao público apreciador. 
Na elaboração de suas criações, outros profissionais são indispensáveis na produção, além dos músicos, bailarinos, coreógrafos, designers, entre outros específicos dessa linguagem. São os pesquisadores, cientistas, profissionais de informática, desenvolvedores de softwares e de outras ferramentas digitais.
Coreografia digital
Foco no conteúdo
São jogos que propõem um movimento desenvolvido para vários jogadores, criando ao mesmo tempo um ritmo e uma dança. Esses jogos trazem músicas que estão na “mídia” e cada música contém sua própria coreografia, executada por dançarinos que comandam os movimentos dos jogadores. 
Os jogadores vencedores são os que realizam com mais precisão as coreografias apresentadas. Jogos eletrônicos de dança também contribuem para a prática de atividades físicas e manutenção da saúde corporal.
Games de dança
Foco no conteúdo
O coreógrafo e bailarino Didier Mulleras se destaca como um dos criadores que descobriram a dança de outro ponto de vista. Mini@tures é uma experiência emblemática entre movimento, computador, internet e vídeo. Com os recursos da computação gráfica, a dança das miniaturas pode caber na palma da mão. Pelo fato de usar a internet como
(Enem 2021) Que tal transformar a internet em palco para a dança?
10 minutos
palco, o processo de criação das miniaturas de dança levou em consideração os limites de tempo de download e o tamanho do arquivo, para que um número maior de “espectadores” pudesse assistir. 
Na prática
(Enem 2021) Que tal transformar a internet em palco para a dança?
10 minutos
A graça das miniaturas está justamente na contaminação entre mídias: corpo/dança/computação gráfica/internet. De fato, é a rede que faz a maior diferença neste grupo. Mini@tures explora uma nova dimensão, que descobre o espaço-tempo da web e conquista um novo território para a dança contemporânea. A qualquer hora, dança on-line.
Na prática
Considerado o primeiro projeto de dança contemporânea concebido para a rede, esse trabalho é apresentado como inovador por:
adotar uma perspectiva conceitual como contraposição à tradição de grandes espetáculos.
criar novas formas de financiamento ao utilizar a internet para divulgação das apresentações
privilegiar movimentos gerados por computação gráfica, com a substituição do palco pela tela.
produzir uma arte multimodal, com o intuito de ampliar as possibilidades de expressão estética.
redefinir a extensão e o propósito do espetáculo para adaptá-lo ao perfil de diferentes usuários
Na prática
Resposta: D.
Resolução: considerado o primeiro projeto de dança contemporânea concebido para a rede, esse trabalho é apresentado como inovador por produzir uma arte multimodal, com o intuito de ampliar as possibilidades de expressão estética através da combinação de diferentes mídias, como corpo, dança, computação gráfica e internet. A utilização da internet como palco também amplia o alcance do trabalho, permitindo que um número maior de pessoas possa acessá-lo a qualquer hora. A proposta de Mini@tures é explorar as possibilidades da web para criar uma nova dimensão para a dança contemporânea, o que reflete a tendência de utilização das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas criativas e de ampliação da expressão artística.
Correção
Na prática
Técnica LEMOV
Capriche nos detalhes
Pesquisem em revistas especializadas, internet e outras, informações, imagens e vídeos sobre coreografia digital ou game de dança. 
Elaborem apresentações que poderão ser trabalhos corporais de dança com recursos tecnológicos uma produção em vídeo, painéis ilustrativos ou PowerPoint dessa produção coreográfica, entre outras possibilidades de escolha de exibição. 
Compartilhem os trabalhos com a turma e reflitam sobre essas produções.
20 minutos
Aplicando
Como a coreografia digital e os games de dança estão presentes nas produções midiáticas.
2 minutos
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 98423
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
14
LEMOV, Doug. Aula nota 10 2.0: 62 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2018.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo em Ação: Linguagens e suas tecnologias – 1ª série de Ensino Médio - Caderno do Professor - Parte 2. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2023. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/01/1s%C3%A9rie-Professor-LGG-1sem-parte2.pdf. Acesso em: 24 maio 2023. 
Slide 11 – Questão Enem – SPANGHERO, M. A dança dos encéfalos acesos. São Paulo: Itaú Cultural, 2003 (adaptado).
Referências
Lista de imagens e vídeos
Ícones e figurinhas – https://www.flaticon.com/br/ 
Slide 4 – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1TikTokBerlin.png
Referências
Material 
Digital

Continue navegando